Líder de empresa suspeita de pirâmide com Bitcoin que atua no Brasil é preso em Cuba

Empresa é suspeita de aplicar golpe de pirâmide financeira com criptomoedas em vários países da América Latina, inclusive Brasil. Homem continua detido em Havana, capital de Cuba.

Siga no
Bandeira de Cuba, algemas e notas líder Trust Investing
Bandeira de Cuba, algemas e notas

Mais uma possível pirâmide financeira sofreu um revés nos últimos dias, com a prisão de seu principal líder em Havana, capital de Cuba. A Trust Investing promete rendimentos fixos com Bitcoin a seus filiados em vários países, inclusive no Brasil.

No Panamá, por exemplo, a Superintendência de Mercado de Valores (SMA), emitiu um alerta contra a empresa. O documento que foi publicado em 11 de junho de 2020 alerta o mercado local contra atividades fraudulentas da Trust Investing no país.

O comunicado do Panamá, inclusive, foi feito acompanhando o da Espanha, que também proíbiu a empresa de funcionar no país. Ou seja, autoridades já começaram a ver fortes indícios de que as atividades da Trust Investing são fraudulentas.

A prisão que ocorreu em Cuba nos últimos dias pode ter sido apenas a primeira contra líderes da Trust Investing.

Polícia de Cuba prende líder da Trust Investing em aeroporto, homem estava fugindo para Rússia

No último dia 22 de abril, um diretor da Trust Investing em Cuba estava com passagem comprada para a Rússia. Após captar investidores para um esquema com Bitcoin, o homem estaria fugindo com uma grande quantia em moeda em espécie.

Questionado pelos fiscais do aeroporto sobre a origem do dinheiro, o diretor da Trust Investing, Ruslan Concepcíon, afirmou que obteve a quantia com suas atividades na empresa.

A Trust Investing, que promete 200% de lucro em 10 meses, com supostas operações com Bitcoin, já foi banida de muitos países. Com atuações no México, Brasil, Cuba, Chile, Estados Unidos e outros, a empresa suspeita de pirâmide já começa despertar o olhar atento das autoridades.

Clientes da empresa não acreditam em prisão

A prisão de Ruslan foi confirmada por seu irmão em redes sociais, Yelko Concepcion. De acordo com ele, a prisão é injusta e a família crê na justiça para liberar seu irmão da cadeia.

Contudo, alguns investidores do negócio não acreditam que a prisão de Ruslan seja totalmente verdade. Em comentários na postagem de Yelko, que afirma que a polícia de Cuba não tem compartilhado informações do paradeiro de seu irmão, alguns chamam o caso de um teatro dos irmãos.

De fato, é comum em esquemas de pirâmides financeiras que lideres simulem situações para sumir com o dinheiro dos investidores. O caso ainda não está totalmente claro, mas já mostra que Cuba pode ter prendido um importante líder da Trust Investing no país.

Como funciona as operações de captação da Trust Investing no Brasil?

Apontada internacionalmente como um esquema de pirâmide financeira, a Trust Investing criou várias redes no Brasil. No último mês de março, por exemplo, um evento promovido pela empresa no estado de Pernambuco teria feito mais captações de investidores.

A cidade de Belford Roxo, interior do Rio de Janeiro, também tem uma das maiores redes da suposta pirâmide.

Além de várias páginas em redes sociais e sites, a Trust Investing tem líderes que captam novos investidores sempre com promessas descabidas de rendimento fixos com Bitcoin.

Com o encerramento das operações no Panamá e a prisão do líder da empresa em Cuba, certamente as operações no Brasil poderão começar a sofrer consequências.

O Livecoins consultou a Comissão de Valores Mobiliários no Brasil, a CVM, para saber se a Trust Investing tem autorização para oferecer contratos de investimentos coletivos, mas não há nenhum registro da empresa no site da autarquia.

As últimas pirâmides financeiras que atuaram no Brasil não terminaram bem, com investidores no prejuízo após muitos anos.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Elon Musk. Imagem: Flickr

Elon Musk trabalha com desenvolvedores da Dogecoin desde 2019

Elon Musk revelou na noite desta quinta-feira (14) que começou trabalhar com desenvolvedores da criptomoeda Dogecoin para melhorar a eficiência das transações. O mundo...
Mindexcoin golpe

Criptomoeda Mindexcoin dá calote de R$ 20 milhões no mercado brasileiro

A criptomoeda Mindexcoin, que teve alguns líderes no Brasil, é um possível golpe internacional de pirâmide financeira, de acordo com uma ação coletiva. Segundo...

BC indiano manda bancos cortarem relações com corretoras de criptomoedas

O governo da Índia continua em uma campanha para tentar frear o uso de criptomoedas no país, seja através de regulamentações ou de "sugestões"...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias