Liqi lança primeiro TIDC, que promete revolucionar o mercado de capitais

A Liqi, empresa especializada em soluções de infraestrutura blockchain, lançou o primeiro TIDC, token de investimento em direitos creditórios que consiste na versão tokenizada do FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios), em parceria com o Itaú, a Oliveira Trust e a SB Crédito, no valor de R$20 milhões.

Para entender o conceito de TIDC, que está atraindo a atenção e o interesse de grandes empresas, é necessário compreender o funcionamento dos Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs).

Esse fundo de investimento consiste na conversão de dívidas de vários tipos, como de aluguéis, cartões de crédito, cheques, duplicatas, recebíveis, entre outros, em forma de títulos que são repassados para investidores qualificados nos quais recebem rentabilidades no final da operação.

A diferença entre um FIDC e um TIDC é que a forma tokenizada utiliza a transparência da blockchain para a operação, fato que garante mais segurança, além de reduzir os custos na estruturação do fundo já que diminui a necessidade de intermediários.

Daniel Coquieri, fundador da Liqi destacou que através do TIDC a operação passa a ser estruturada utilizando Smart Contracts, que facilita os pagamentos e o reinvestimento, já que todas as regras são definidas no momento da construção da operação.

Além disso, ressaltou que o TIDC veio para democratizar o investimento, visto que não é necessário ser um investidor qualificado para adquirir o ativo, sendo assim é mais acessível para todos os tipos de investidores.

A operação

Nesta operação, a empresa responsável por originar o ativo tokenizado foi a SB Crédito. A Liqi entrou com a estrutura tecnológica para a organização da operação.

A Oliveira Trust atuou como agente administrativo, fazendo a custódia dos direitos creditórios, e o Itaú BBA também contribuiu para a estruturação do TIDC.

A parte da assessoria legal ficou por responsabilidade da empresa Vaz Baranello Shingaki & Oioli Advogados, já o Itaú Unibanco foi o investidor dos tokens sêniores.

Mercado de bilhões

O mercado de direitos creditórios movimenta bilhões de reais no Brasil, sendo assim, ao tokenizar um FIDC a Liqi permite através da solução que fornece, que haja um acesso mais eficiente a esse tipo de investimento.

“O lançamento dessa primeira operação foi um sucesso e agora a Liqi já está estruturando novos TIDCs com outras companhias. Estamos dando um grande passo no avanço do mercado de capitais”, destacou Coquieri.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Leia mais sobre:
Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias

Últimas notícias