Início Altcoins Listagem na Coinbase faz criptomoeda subir em média 90%, diz Messari

Listagem na Coinbase faz criptomoeda subir em média 90%, diz Messari

A Coinbase tem 43 milhões de usuários verificados e 2,8 milhões de usuários em ativos mensalmente.

Um estudo da Messari revelou que as criptomoedas listadas na Coinbase – corretora mais popular dos EUA – costumam valorizar mais em comparação com quando são listadas em outras corretoras.

O relatório da empresa aponta o chamado ‘Efeito Coinbase’ como um fenômeno que se refere aos movimentos positivos que o anúncio de uma listagem de ativos na corretora tem sobre o preço de uma moeda digital.

O pesquisador da Messari, Roberto Talamas, examinou os efeitos que as listagens em seis corretoras têm sobre os preços dos ativos, tentando descobrir se todas as listagens afetam os preços. Além de Coinbase, o analista monitorou a Binance, Gemini, Kraken, OKEx e FTX.

O estudo aponta que uma moeda listada na Coinbase tem uma média de alta de 91%. Para cada corretora monitorada, o analista observou a distribuição de retornos cumulativos cinco dias após a listagem de tokens e descobriu que as listagens na Coinbase têm o maior retorno médio.

“As listagens na Coinbase têm o maior retorno médio, em torno de 91%, mas também têm a distribuição mais ampla, variando de -32% a 645%. Quando uma criptomoeda é listada em uma corretora popular, ela imediatamente ganha exposição a um novo conjunto de participantes do mercado.”

As listagens na Coinbase têm o maior retorno médio, em torno de 91%
As listagens na Coinbase têm o maior retorno médio, em torno de 91%

Nos últimos dias a Coinbase realizou as listagens de várias criptomoedas, incluindo a Cardano, que teve uma valorização de mais de 20% logo após a listagem.

Outras criptomoedas recém lançadas na plataforma, como a FIL, valorizou seis vezes desde que foi anunciada.

A análise da Messari levou em consideração a dinâmica de preço da criptomoeda durante os primeiros cinco dias após a listagem, e não a partir da data de seu anúncio.

A Messari também filtrou os dados para excluir valores discrepantes – reações de preços consideradas tão extremas que poderiam criar uma imagem irreal do efeito.

“Algumas criptomoedas aumentaram de valor muitas vezes depois que a listagem foi anunciada. Entre esses ativos estavam o District0x e o Civic, que viram altas de 645% e 493%, respectivamente.”

Todas as criptomoedas recém lançadas na Coinbase registraram altas significativas após a listagem. Analisando o período de 24 horas, a 1INCH valorizou 13%, ENJ (16,7%), NKN (50%) e OGN (37%).

A Coinbase tem 43 milhões de usuários verificados e 2,8 milhões de usuários em ativos mensalmente. Além disso, a empresa afirma que tem como cliente mais de 7 mil instituições.