Lobista que vendia criptomoeda superior ao Bitcoin é condenado a prisão

Jack Abramoff foi uma figura altamente influente no governo de George W. Bush, em 2001!

Siga no
Jack Abramoff é um famoso lobista nos EUA, que teve pedido de prisão após fraude com
Jack Abramoff é um famoso lobista nos EUA - Reprodução/Flicker Foto: The Common Good

Um famoso lobista dos governos Bush, no início dos anos 2000, mergulhou em mais um caso de corrupção nos EUA. Isso porque, Jack Abramoff oferecia em 2012 uma criptomoeda superior ao Bitcoin, que foi vista com maus olhos pelas autoridades financeiras do país.

O Bitcoin é a maior moeda digital já criada no mundo hoje, sendo a principal também em valor de mercado. Com uma forte marca e um crescimento espantoso nos últimos anos, passou a ser alvos de golpistas, que prometem rendimentos com Bitcoin.

Contudo, alguns golpes, sem ser os casos das famosas pirâmides, envolvem a criação de novas moedas digitais. Apelidadas na comunidade de criptomoedas de shitcoins, muitas chegam com status de ser melhor que o Bitcoin. O marketing agressivo (e irresponsável) tem feito vítimas nos últimos anos, uma vez que o mercado é novo e ainda pouco conhecido.

Após vender “criptomoeda superior ao Bitcoin”, lobista Jack Abramoff é condenado a cinco anos de prisão

Um famoso provérbio da internet, cita que “prego que se destaca é martelado“. Esse, aliás é um bom resumo da história do Bitcoin nos últimos anos, uma vez que essa moeda digital carrega um imenso protagonismo nos meios de pagamento.

Ao confrontar a ideia de moedas emitidas por governos e bancos centrais, o Bitcoin desperta cada vez mais interesse na sua tecnologia. Isso porque, com natureza descentralizada, seu funcionamento depende apenas da vontade das pessoas em utilizar sua rede para fazer transações mais livres e seguras pela internet.

Contudo, tal fama carrega um lado obscuro para alguns iniciantes da área, que é a alta valorização do Bitcoin. Com o preço do Bitcoin hoje em U$ 9200 por unidade, ainda em 2009, por exemplo, não valia nem um dólar. Em 2017 o preço histórico do Bitcoin aponta que o valor da moeda era de U$ 20 mil cada. O retorno (ROI) para quem investiu em Bitcoin em seu início já supera os 6700% hoje.

Nessa mesma época, em 2017, um dos maiores lobistas dos EUA, Jack Abramoff, começou a oferecer investimentos com criptomoedas. Cabe o destaque que o lobista entrou para um projeto que afirmava ser de uma criptomoeda superior ao BTC, chamada de AML Bitcoin.

Rapidamente, após inúmeras polêmicas, Jack Abramoff passou a ser alvo de investigações pela SEC. Esta última, com atuação assim como a CVM do Brasil, passou a alegar que Jack estaria promovendo uma oferta fraudulenta para investidores.

Decisão envolve uma prisão de cinco anos para ex-lobista de sucesso nos EUA

Ao afirmar ter uma criptomoeda superior ao Bitcoin para investidores, Jack e o dono da AML Bitcoin, Rowland Marcus Andrade, captaram mais que U$ 5 milhões de 2400 pessoas. Além disso, as promessas eram de que o “novo Bitcoin” seria capaz até de evitar lavagem de dinheiro, sendo um dinheiro digital seguro.

Para promover o AML Bitcoin, Jack e Rowland usaram uma empresa chamada NAC Foundation. Após o início do projeto, os divulgadores pediam mais dinheiro aos investidores, alegando ser necessário aportes para continuação.

“Eles enganaram os investidores, entre outras coisas, fazendo declarações falsas e enganosas em comunicados à imprensa, meios de comunicação sociais e outros materiais promocionais sobre o status do interesse da tecnologia e das agências governamentais em usar a AML BitCoin em seus sistemas de pagamento”, afirmou a SEC.

Após decretada prisão do ex-lobista, que foi famoso durante o governo de George Bush, o promotor deu declarações nesta quinta (25). De acordo com a Bloomberg, o lobista concordou em assumir a culpa pelos seus atos criminosos, e pode pegar até cinco anos de prisão.

Cabe o destaque que essa não é a primeira vez que Jack é envolvido em escândalos de corrupção nos EUA. No início dos anos 2000 sofreu com um processo que prendeu vários membros do governo Bush, inclusive ele próprio, que cumpriu quase quatro anos de prisão, sendo libertado em 2010.

O fundador da AML Bitcoin, Rowland, e sua empresa NAC, ainda respondem um processo, que foi aberto em separado ao de Jack. Enfim, quando receber uma proposta de criptomoeda superior ao Bitcoin, desconfie, a fraude pode estar a caminho.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Charlie Munger, vice-presidente da Berkshire Hathaway e parceiro de negócios de longa data de Warren Buffett.

Bitcoin não será um meio de troca global, diz Charlie Munger

Charlie Munger, parceiro de longa data do veterano investidor Warren Buffett e crítico do Bitcoin, atacou mais uma vez a criptomoeda. Durante uma entrevista...
Elon Musk. Imagem: Youtube

Rumor: Elon Musk está sob investigação da SEC por causa de tweets sobre Dogecoin

O CEO da Tesla, Elon Musk, pode estar sendo investigado pela comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos (SEC) por causa de sua suposta...
MAduro conclama o povo a apostar na nova economia com o Bolívar digital. Imagem: VTV

Maduro anuncia bolívar digital e autoriza abertura de contas em dólares

Os planos de Nicolás Maduro de digitalizar a economia da Venezuela parecem estar avançando, com o anúncio do que ele apresentou como um “bolívar...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Rumor: Elon Musk está sob investigação da SEC por causa de tweets sobre Dogecoin

O CEO da Tesla, Elon Musk, pode estar sendo investigado pela comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos (SEC) por causa de sua suposta...

Maduro anuncia bolívar digital e autoriza abertura de contas em dólares

Os planos de Nicolás Maduro de digitalizar a economia da Venezuela parecem estar avançando, com o anúncio do que ele apresentou como um “bolívar...

Empresas compraram Bitcoin na queda, aponta analista do mercado

Ainda que o Bitcoin tenha começado a se recuperar da queda do início da semana, muitos ficaram assustados com o movimento. Enquanto os pequenos...

JPMorgan recomenda que investidores diversifiquem portfólio com Bitcoin

O JPMorgan é um nome muito importante dentro do setor financeiro, contando com milhares de clientes e investidores. A firma conta com diferentes analistas...

Stone Ridge adiciona Bitcoin ao seu fundo de alternativas diversificadas

Em um momento em que o Bitcoin está no centro das atenções, tanto pelo seu preço que está consolidando na faixa de US$ 50...