Lula fala sobre moeda única em discurso: “região precisa se unir”

Ex-presidente volta a cena e sugere alterações na política monetária da região. Há espaço para o Bitcoin neste discurso?

Siga no
Lula fala ao Brasil
Lula fala ao Brasil. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula Entrevista coletiva do ex-presidente Lula em São Bernardo do Campo, em 10/03/2021.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a cena política brasileira no início desta semana, após o STF anular suas condenações. Em sua volta aos discursos, Lula falou sobre a criação de uma moeda única para a região da América Latina.

Com vários países da região atravessando problemas cambiais, a afirmação pressiona o Bacen para resolver o problema no Brasil. Considerando a alta do dólar frente ao real, a moeda local já perdeu 7,68% apenas em 2021.

Na região da América Latina, países como Argentina e Venezuela também tiveram problemas com o câmbio. As moedas dos três países são algumas das piores do mundo atualmente, mostrando que a região pode sair da crise muito pior do que entrou.

Com a queda das moedas locais, algumas pessoas até buscaram exposição ao Bitcoin como uma forma de se proteger da inflação e perda no poder de compra.

Lula fala sobre moeda única da América Latina

Qual moeda deverá ser utilizada no futuro pela população latino-americana? Essa é uma dúvida cada vez mais comum, principalmente com as recentes desvalorizações cambiais em países importantes da região.

Mas segundo o ex-presidente do Brasil, Lula, a região poderia se beneficiar de uma moeda única. Com a intenção de unir os povos e lutar por menos problemas sociais e econômicos, Lula sugeriu que o Brasil deve ser protagonista na região, ajudando inclusive seus vizinhos a sair da crise.

Assim, o ex-presidente relembrou um projeto de criação de uma moeda regional. A ideia, antiga de Lula, seria uma forma de combater o poder do dólar na região da América do Sul.

Em sua fala, Lula defendeu ainda que o Brasil é um país grande e que deve ser independente da moeda norte-americana. Em sua coletiva, Lula disse que até Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, sabia de seus planos, que pelo visto ainda não foram esquecidos.

“Eu tinha intenção pra gente construir uma moeda forte, para que a gente não fosse obrigado a ficar dependente do dólar, o Obama sabia disso… por que um país do tamanho do Brasil tem que ficar dependente do dolar!?, A gente tem que ter uma moeda comercial pra gente se livrar.”

Um projeto de criar uma moeda regional não é uma tarefa fácil, pois dependeria da união dos vários países da região em torno de uma só divisa, alterando a política monetária de todos os adotantes a esse possível sistema. Mesmo assim, a pauta volta a ganhar espaço no debate político brasileiro.

Bitcoin pode ganhar força com movimento de “nova moeda”?

Dado que o ex-presidente Lula espera uma moeda alternativa ao dólar, o Bitcoin poderia ser uma possibilidade na região. Na Venezuela, por exemplo, o governo de Maduro permite a mineração e uso do Bitcoin no cotidiano do país.

Já na Argentina, outro possível interessado em trabalhar com Lula em uma eventual mudança monetária regional, o Bitcoin ganha cada vez mais adoção entre a população.

A ideia de criar uma moeda, compartilhada por Lula ainda sem detalhes da tecnologia que seria utilizada, poderia abrir um espaço para o Bitcoin, moeda digital que já ganha visibilidade nas economias fragilizadas da região.

Cabe o destaque que o Banco Central do Brasil hoje estuda a criação e emissão de uma versão do real digital. Ou seja, a ideia de Lula é contrária ao que a atual gestão do Bacen tem imaginado para o futuro do maior país sul-americano.

Apesar do atual movimento do Brasil, o FMI sugere que o mundo crie uma moeda digital global, também para por fim ao domínio do dólar.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Deputado Estadual Gustavo Gouveia, em Pernambuco regular criptomoedas

Mais um estado brasileiro quer regular as criptomoedas com Projeto de Lei

Após um PL ser apresentado na Paraíba, mais um estado brasileiro quer regular as empresas de criptomoedas para prestar informações. Nos últimos dias, a Assembleia...
Jack Dorsey, CEO do Twitter e fã do Bitcoin

Empresa de CEO do Twitter quer minerar Bitcoin

A Square, empresa de Jack Dorsey listada na NYSE, quer minerar Bitcoin como estratégia de negócio. A informação foi compartilhada por Dorsey em seu Twitter,...
Pedro-Bial-Hashdex

Pedro Bial testemunha o poder transformador das criptomoedas em campanha da Hashdex

A Hashdex surgiu para democratizar os investimentos em criptomoedas, oferecendo produtos seguros e regulados para todos os investidores. Atuando como ponte entre o mercado...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias