Lula fala sobre moeda única em discurso: “região precisa se unir”

Ex-presidente volta a cena e sugere alterações na política monetária da região. Há espaço para o Bitcoin neste discurso?

Siga no
Lula fala ao Brasil
Lula fala ao Brasil. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula Entrevista coletiva do ex-presidente Lula em São Bernardo do Campo, em 10/03/2021.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a cena política brasileira no início desta semana, após o STF anular suas condenações. Em sua volta aos discursos, Lula falou sobre a criação de uma moeda única para a região da América Latina.

Com vários países da região atravessando problemas cambiais, a afirmação pressiona o Bacen para resolver o problema no Brasil. Considerando a alta do dólar frente ao real, a moeda local já perdeu 7,68% apenas em 2021.

Na região da América Latina, países como Argentina e Venezuela também tiveram problemas com o câmbio. As moedas dos três países são algumas das piores do mundo atualmente, mostrando que a região pode sair da crise muito pior do que entrou.

Com a queda das moedas locais, algumas pessoas até buscaram exposição ao Bitcoin como uma forma de se proteger da inflação e perda no poder de compra.

Lula fala sobre moeda única da América Latina

Qual moeda deverá ser utilizada no futuro pela população latino-americana? Essa é uma dúvida cada vez mais comum, principalmente com as recentes desvalorizações cambiais em países importantes da região.

Mas segundo o ex-presidente do Brasil, Lula, a região poderia se beneficiar de uma moeda única. Com a intenção de unir os povos e lutar por menos problemas sociais e econômicos, Lula sugeriu que o Brasil deve ser protagonista na região, ajudando inclusive seus vizinhos a sair da crise.

Assim, o ex-presidente relembrou um projeto de criação de uma moeda regional. A ideia, antiga de Lula, seria uma forma de combater o poder do dólar na região da América do Sul.

Em sua fala, Lula defendeu ainda que o Brasil é um país grande e que deve ser independente da moeda norte-americana. Em sua coletiva, Lula disse que até Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, sabia de seus planos, que pelo visto ainda não foram esquecidos.

“Eu tinha intenção pra gente construir uma moeda forte, para que a gente não fosse obrigado a ficar dependente do dólar, o Obama sabia disso… por que um país do tamanho do Brasil tem que ficar dependente do dolar!?, A gente tem que ter uma moeda comercial pra gente se livrar.”

Um projeto de criar uma moeda regional não é uma tarefa fácil, pois dependeria da união dos vários países da região em torno de uma só divisa, alterando a política monetária de todos os adotantes a esse possível sistema. Mesmo assim, a pauta volta a ganhar espaço no debate político brasileiro.

Bitcoin pode ganhar força com movimento de “nova moeda”?

Dado que o ex-presidente Lula espera uma moeda alternativa ao dólar, o Bitcoin poderia ser uma possibilidade na região. Na Venezuela, por exemplo, o governo de Maduro permite a mineração e uso do Bitcoin no cotidiano do país.

Já na Argentina, outro possível interessado em trabalhar com Lula em uma eventual mudança monetária regional, o Bitcoin ganha cada vez mais adoção entre a população.

A ideia de criar uma moeda, compartilhada por Lula ainda sem detalhes da tecnologia que seria utilizada, poderia abrir um espaço para o Bitcoin, moeda digital que já ganha visibilidade nas economias fragilizadas da região.

Cabe o destaque que o Banco Central do Brasil hoje estuda a criação e emissão de uma versão do real digital. Ou seja, a ideia de Lula é contrária ao que a atual gestão do Bacen tem imaginado para o futuro do maior país sul-americano.

Apesar do atual movimento do Brasil, o FMI sugere que o mundo crie uma moeda digital global, também para por fim ao domínio do dólar.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

O ouro físico está perdendo espaço para o ouro digital

Nos últimos dias, Neel Kashkari, presidente do banco central americano, disse que não ficaria surpreso se a taxa de inflação nos Estados Unidos subissem...

Repressão global às criptomoedas pode estar chegando, alerta CEO da Kraken

Recentemente o Bitcoin e várias outras criptomoedas tiveram uma alta surpreendente, com muitas alcançando novas máximas históricas (como é o caso do Bitcoin e...

Dogecoin passa banco Itaú, Santander e Bradesco em valor de mercado

Dogecoin, a criptomoeda feita como uma piada, surpreendeu o mundo após disparar 150% em poucas horas e ser negociada por um valor recorde de...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias