A Maçonaria parece estar se esforçando para conseguir se renovar tecnologicamente, primeiro apostando em propagandas no YouTube que você provavelmente viu, agora, com a ideia de lançar uma coleção de NTFs na rede Ethereum.
Membros da maçonaria estão desenvolvendo uma coleção de arte digital chamada de “CryptoMasons”. Esse será um projeto de Tokens não fungíveis (NFT) da Grande Loja Argentina de Maçons Livres e Aceitos. A coleção terá em seu primeiro lançamento de artes tokenizadas na rede Ethereum.
Você deve estar se perguntando, o que seria um NFT criado por maços, certo? Bom, nada mais é do que arte normal. A ideia por trás do projeto é vender artes que foram criadas utilizando elementos visuais comuns entre a sociedade maçônica.
A coleção conta com a participação de 7 artistas e terá o nome “NFTs Respeitáveis” e 77 outras artes.. O nome da coleção será “Os 77 Blocos da Cadeia Sindical” e contará com elementos como esquadro, o compasso, o piso quadriculado e outros comuns à ordem maçônica.
Os NFTs estarão à venda no marketplace OpenSea, espaço virtual onde a loja maçônica já possui um perfil de usuário criado, no entanto, vale ressaltar que os lucros serão usados para dar suporte para diferentes projetos.
NFTs da Maçonaria ajudarão projetos filantrópicos
Segundo as informações, a maior parte dos lucros irá diretamente para obras filantrópicas, incluindo a Casa Bernardino Rivadavia, o Centro de Treinamento Laboral Ángel Cassanello e a Fundação Ciudadanos del Mundo. Outra parte será reinvestida no projeto, para elaborar futuras coleções.
Para evitar qualquer tipo de desvio, o projeto afirma que o seu site terá uma seção de transparência. “Assim você pode ver como transferimos recursos para iniciativas filantrópicas e, também, você pode ver como, com suas compras, você ajuda a melhorar a vida de outras pessoas”.
Ao entrevistar um dos idealizadores do projeto, identificado como Nano, o Criptonoticias relatou que a ideia é manter a maior parte do processo dentro do criptomercado, incluindo as doações.
“As instituições, para receber essas doações, vão ter que ter carteiras, o Bernardino Rivadavia Home tem uma conta validada na corretora FTX.”, disse nano.
Possivelmente as entidades receberão doações em stablecoins, e considerando a inflação do Peso argentino, é uma ótima ideia.
Até o momento, a data de lançamento ainda não está definida, mas eles indicam que os detalhes sobre a venda dos NFTs serão fornecidos no site CryptoMasons e nas redes sociais “quando for a hora certa.”