crypto-hacks-4952
crypto-hacks-4952

De acordo com uma pesquisa feita pela cryptoaware, a indústria de criptomoedas perdeu cerca de US $ 673 milhões durante o primeiro trimestre de 2018, resultado de hacks em todo o mundo, esquemas ponzi, ataques de phishing e roubo de criptomoedas.

A organização sem fins lucrativos verifica e resume relatórios em um esforço para ajudar a comunidade por meio de educação, defesa e proteção.

A Crypto Aware organizou uma lista dos incidentes hacks envolvendo criptomoedas mais significativos entre 2011 e 2018.

  • Maior Hack Bitcoin: Mt GoxCerca de 800.000 BTC, equivalente a US $ 450 milhões foram perdido no momento do evento.
  • Maior hack Ethereum : O incidente DAOCerca de 3.600.000 ETH, equivalente a US $ 60 milhões, foram perdidos neste hack. Isso resultou em um hardfork no blockchain  do Ethereum.
  • Hacks recentes mais notáveis: Coincheck relatou perda de 500.000.000 NEM, equivalente a US $ 400 milhões. Discussão mais séria sobre regulamentação de exchanges começaram a partir deste hack.
  • Empresa com os hacks mais notáveis ​​gravados: Bitcoinica ganha o lugar com 3 hacks registrados, resultando em uma perda total reportada de mais de 78.000 BTC

Perdas estimadas em dólares dos principais Hacks e Golpes entre 2011 e 2018 ~ US $ 2,3 bilhões

Estimativa de perdas em criptomoedas por fraudes e hacks de 2011 a 2018:

  • BTC1,7 milhões de Bitcoin
  • ETH4,54 milhões de Ethereum
  • LTC304k Litecoin
  • 500 milhões de NEM
  • USDT30 milhões de USDT
  • 17 milhões de NANO
  • Stellar Lumens670k XLM
  • ATX93 milhões de ATX
  • PUNDI2,6 bilhões de NPXS
  • Dent831 milhões de DENT
  • XRP5,2 milhões de XRP

Atualizado em Agosto de 2018

O site HOWMUCH compilou as informações em um gráfico que você pode conferir abaixo:

crypto-hacks-4952
Maiores hacks em criptomoedas, Fonte: HOWMUCH

O mercado de criptomoedas é novo e está enfrentado diversos desafios. Os hackers estão investindo muitos recursos para aplicar golpes em novatos.

Além disso, como ainda não existe uma regulamentação, as empresas que são hackeadas e perdem fundos de clientes, não possuem obrigações legais de ressarcir as pessoas. Tornando assim possível o famoso “exit scam”.

A capitalização de mercado atual é de US $255 bilhões, a criptoeconomia continua crescendo, mas é preciso que as pessoas se eduquem para não perder dinheiro neste mercado.

cryptoaware.org também criou uma tabela com a maioria dos hacks já relatados.

A lista não tem todas as perdas relacionadas a hacks e fraudes, na verdade a maioria dos golpes relacionados a criptomoedas ocorre com muito mais frequência do que as pessoas imaginam, mas muitas vezes não são relatadas.

Esta é uma das muitas razões pelas quais a Cryptoaware existe, o site criou o First Responder Network para ajudar as pessoas e empresas a registrarem e combaterem fraudes e golpes relacionadas a criptomoedas.

Os principais golpes já registrados você pode ver na tabela abaixo:

 

Golpistas atuam em qualquer mercado, perdas em criptomoedas não são novidades, as pessoas precisam se educar e conhecer as melhores dicas de segurança para não serem pegas de surpresa em ataques ou fraudes.

Nós já escrevemos um artigo com dicas de segurança para pessoas que estão imersas no mundo das criptomoedas.

Existe uma curiosidade no entanto, apesar das constantes fraudes envolvendo criptomoedas, ele sempre volta mais forte. 

Isso acontece com qualquer sistema monetário, existem falhas, sim, no entanto, não se pode negar a pura capacidade de sobrevivencia e prosperidade que é muito evidente quando se olha para o mundo das criptomoedas.

XDEX: Negocie bitcoin com TAXA ZERO. Aproveite também para negociar outras 6 criptomoedas com as menores taxas do mercado. Abra sua conta, é grátis!