Maiores pools de mineração do Bitcoin dão sinal verde para a importante atualização Taproot

Atualização é considerada uma das mais importantes da história do ativo digital.

Siga no
Progresso atualização Taproot. Imagem: Taproot.Watch
Progresso atualização Taproot. Imagem: Taproot.Watch

Não é segredo para ninguém que o Bitcoin está enfrentando dias difíceis em relação ao seu preço. Mesmo com a moeda digital ainda em alta no acumulado do ano do ano, muitos investidores estão focados demais na queda atual, mas outras atualizações importantes estão acontecendo. Uma delas é a aproximação do update conhecido como Taproot

Recentemente a pool de mineração BTC Pool sinalizou positivamente para a ativação do Taproot, colocando assim cerca de 90% do hashrate do Bitcoin sinalizando um “sim” para a ativação da atualização na rede.

De acordo com o site Taproot.Watch, nesta segunda-feira (17), 94.33% do poder de mineração do Bitcoin sinalizou apoio à atualização da moeda digital.

Como o Bitcoin é uma rede completamente descentralizada e democrática, é necessário que a maioria definitiva da rede apoie uma atualização para que ela seja implementada.

Com 90% sinalizando apoio, pode ser que o Taproot seja ativado no próximo ciclo de dificuldade ou então no máximo daqui 2 ciclos de mineração (caso nenhuma pool mude seu apoio).

As quatro maiores pools de mineração (AntPool, F2Pool, Poolin e ViaBTC) já sinalizaram apoio a futura atualização.

Pools de mineração que já apoiaram Taproot. Imagem: Taproot Watch
Pools de mineração que já apoiaram Taproot. Imagem: Taproot Watch

ativação do Taproot, que chegará através de uma atualização de software, é um momento que está sendo bem aguardado pela comunidade, afinal, trará uma melhoria interessante para a rede do Bitcoin e que, em teoria, aumenta os casos de uso da moeda e consequentemente seu valor como tecnologia.

O que a ativação do Taproot muda na rede Bitcoin?

A ativação do Taproot é bastante técnica, mas podemos exemplificar em alguns pontos “mais diretos”. A atualização vai, de imediato, melhorar a capacidade da rede do Bitcoin em lidar com contratos inteligentes, tornando-os mais eficientes e privados.

Outra mudança será a ativação das Assinaturas de Schnorr, uma das atualizações mais aguardadas por muitos analistas nos últimos anos. De forma simples, as assinaturas de Schnorr são mais seguras, simples e eficientes do que as atuais assinaturas utilizadas pelo Bitcoin (ECDSA).

Com essas novas assinaturas, teremos também a possibilidade de realizar transações com multi-sig (múltiplas assinaturas) com taxas bem mais baixas do que atualmente, também tornando a rede mais eficiente para uma miríade de transações que utilizam esse recurso.

Em suma, a ativação do Taproot trará diferentes vantagens para a rede do Bitcoin, sendo as principais o aumento de privacidade e redução de taxas. Por isso ela está sendo bem aguarda para quem acompanha muito mais do que o preço do ativo digital e suas variações de mercado.

Claro, vale ressaltar que pode ser que essas mudanças não façam diferença no preço do ativo ou sua adoção geral. Mas é um passo à frente para que a rede se torne ainda mais competitiva e continue no seu caminho para alcançar o objetivo de ser uma forma de substituir o sistema tradicional.

No fim das contas, a atualização é uma forma de acrescentar valor a rede.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Tesla. Imagem: Shutter Stock

Elon Musk diz que Tesla voltará a aceitar Bitcoin

A Tesla começará a aceitar Bitcoin novamente quando a maior parte do processo de mineração da criptomoeda for realizado por fontes de energia renováveis,...
Bitcoin regulação. Imagem: ShutterStock

Deutsche Bank diz que Bitcoin “passou dos limites” e não pode mais ser ignorado

A popularidade crescente do Bitcoin está incomodando governos e bancos centrais. A gota d'água foi a legalização da criptomoeda em El Salvador. De acordo...
Bitcoin Liberdade

Bitcoin, o novo Índice de Liberdade Econômica

Bitcoin pode ser a medida de liberdade mais neutra do mundo que nenhum país pode acusar de ter preconceito ocidental, ao contrário de alguns...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias