Mais um país resolve emitir criptomoeda própria

Bitcoin é a pílula vermelha para a população mundial!

Siga no
Bandeiras da Turquia e Bitcoin
Bandeiras da Turquia e Bitcoin

Não é de hoje que os países estão desconfortáveis com o crescimento do Bitcoin, e ficarem parados não seria do seu feitio. O mais novo país a aderir à ideia do lançamento de uma moeda digital própria é a Turquia, que já estaria desenvolvendo seu sistema em oposição ao Bitcoin.

Turquia é o mais novo país a falar sobre a adoção à moeda digital

O presidente Erdoğan, que comanda a Turquia desde 2014, colocou o orgulho a parte para as moedas digitais. O tema que tem crescido no noticiário mundial certamente adentrou no território turco desde 2018.

De fato, a população deste país, historicamente falando, sempre teve problemas com a alta inflação. Cabe o destaque que entre 1995 e 1996 e entre 1999 e 2004, o livro Guinness que registra recordes, listou a Lira Turca como o recorde de moeda com menor valor do mundo. Ou seja, historicamente a moeda utilizada pelos turcos é uma das piores já criadas.

Além disso, a “nova lira turca” criada em 2005, que passou a se chamar apenas Lira Turca em 2009, possui apenas 14 anos de existência. Mesmo assim, a inflação já assola essa moeda, que desde 2011 perde valor continuamente.

A nova medida do país será a digitalização da Lira Turca, criando uma moeda digital baseada nesta. O governo da Turquia afirmou que em 2020 a moeda Lira Digital estará em vigor para uso da população. Os testes finais para o lançamento da moeda, de acordo com a Asia Times, serão feitos até o fim do próximo ano.

O principal objetivo é estabelecer um setor financeiro com uma forte estrutura institucional que possa responder às necessidades de financiamento do setor real a baixo custo, oferecer diferentes instrumentos financeiros a uma ampla base de investidores através de instituições confiáveis e apoiar o objetivo de Istambul de se tornar um atraente centro financeiro global.

Adianta criar a Lira Digital na Era do Bitcoin?

Se fosse uma criptomoeda, com certeza a Lira Turca poderia ser apelidada de shitcoin (moeda sem valor). Com a sua digitalização, o adjetivo poderá finalmente ser atribuído a esta. Para Rhythm, a Turquia quer apenas copiar a inovação que o Bitcoin já trouxe.

O banco central da Turquia, com seus governantes, já mostraram que não são bons na condução da política monetária, uma vez que os índices de inflação são frequentes na história. A última crise na Turquia, imensamente divulgada em 2018, causou novamente sofrimento para a população. A criação de uma moeda digital, por exemplo, não é a solução para estes problemas.

Cabe o destaque que em 2018, durante o grave episódio inflacionário da Turquia, uma luz surgiu no fim do túnel. O Bitcoin, moeda digital descentralizada, foi a solução encontrada pela população da Turquia para fugir do caos que o BC Turco encabeçou. O volume de Bitcoin na Turquia foi destaque na época, ou seja, a criação de uma Lira Digital pode ser em vão caso a população opte por outra moeda mais segura.

Finalmente, a Turquia é um dos dez maiores países com traders de Bitcoin no mundo. Com isso, a iminente criação de uma nova moeda mostra que o governo local não quer perder seu controle, que de fato, já pode estar perdido há alguns anos. A Era do Bitcoin começou, e será cada vez mais complicado para países emitirem suas próprias moedas digitais. O Bitcoin, em analogia a pílula vermelha de Matrix, é um dos dinheiros que pode dar liberdade para a população mundial.

Saiba tudo sobre:
Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

EUA imprime 21% da sua oferta monetária em 2020, risco de inflação cada vez...

A possibilidade de uma inflação que vai afetar consideravelmente o poder de compra das pessoas não é um medo apenas no Brasil, mas também...
Sean Ono Lennon

Filho do cantor John Lennon diz que Bitcoin aumentou sua autoestima

Sean Ono Lennon, o filho do cantor John Lennon acredita que o Bitcoin ajuda as pessoas de uma forma que elas nunca viram antes....
Banco Tangerine do Canadá

Banco toma dinheiro da conta poupança de cliente que caiu em golpe

Um homem caiu em um golpe de falso emprego e perdeu $ 3.000, os falsos empregadores deram ele um cheque e pediram que ele...

Últimas notícias

Filho do cantor John Lennon diz que Bitcoin aumentou sua autoestima

Sean Ono Lennon, o filho do cantor John Lennon acredita que o Bitcoin ajuda as pessoas de uma forma que elas nunca viram antes....

Banco toma dinheiro da conta poupança de cliente que caiu em golpe

Um homem caiu em um golpe de falso emprego e perdeu $ 3.000, os falsos empregadores deram ele um cheque e pediram que ele...

“Estamos presenciando a última vez que pessoas ficarão ricas com Bitcoin no Brasil”, diz especialista

Com a recente alta do Bitcoin e um importante desenvolvimento nos fundamentos da criptomoeda, muitos apostam que estamos apenas no começo da valorização da...