Mais um país resolve emitir criptomoeda própria

Bitcoin é a pílula vermelha para a população mundial!

Bandeiras da Turquia e Bitcoin
Bandeiras da Turquia e Bitcoin

Não é de hoje que os países estão desconfortáveis com o crescimento do Bitcoin, e ficarem parados não seria do seu feitio. O mais novo país a aderir à ideia do lançamento de uma moeda digital própria é a Turquia, que já estaria desenvolvendo seu sistema em oposição ao Bitcoin.

Turquia é o mais novo país a falar sobre a adoção à moeda digital

O presidente Erdoğan, que comanda a Turquia desde 2014, colocou o orgulho a parte para as moedas digitais. O tema que tem crescido no noticiário mundial certamente adentrou no território turco desde 2018.

De fato, a população deste país, historicamente falando, sempre teve problemas com a alta inflação. Cabe o destaque que entre 1995 e 1996 e entre 1999 e 2004, o livro Guinness que registra recordes, listou a Lira Turca como o recorde de moeda com menor valor do mundo. Ou seja, historicamente a moeda utilizada pelos turcos é uma das piores já criadas.

Além disso, a “nova lira turca” criada em 2005, que passou a se chamar apenas Lira Turca em 2009, possui apenas 14 anos de existência. Mesmo assim, a inflação já assola essa moeda, que desde 2011 perde valor continuamente.

A nova medida do país será a digitalização da Lira Turca, criando uma moeda digital baseada nesta. O governo da Turquia afirmou que em 2020 a moeda Lira Digital estará em vigor para uso da população. Os testes finais para o lançamento da moeda, de acordo com a Asia Times, serão feitos até o fim do próximo ano.

O principal objetivo é estabelecer um setor financeiro com uma forte estrutura institucional que possa responder às necessidades de financiamento do setor real a baixo custo, oferecer diferentes instrumentos financeiros a uma ampla base de investidores através de instituições confiáveis e apoiar o objetivo de Istambul de se tornar um atraente centro financeiro global.

Adianta criar a Lira Digital na Era do Bitcoin?

Se fosse uma criptomoeda, com certeza a Lira Turca poderia ser apelidada de shitcoin (moeda sem valor). Com a sua digitalização, o adjetivo poderá finalmente ser atribuído a esta. Para Rhythm, a Turquia quer apenas copiar a inovação que o Bitcoin já trouxe.

O banco central da Turquia, com seus governantes, já mostraram que não são bons na condução da política monetária, uma vez que os índices de inflação são frequentes na história. A última crise na Turquia, imensamente divulgada em 2018, causou novamente sofrimento para a população. A criação de uma moeda digital, por exemplo, não é a solução para estes problemas.

Cabe o destaque que em 2018, durante o grave episódio inflacionário da Turquia, uma luz surgiu no fim do túnel. O Bitcoin, moeda digital descentralizada, foi a solução encontrada pela população da Turquia para fugir do caos que o BC Turco encabeçou. O volume de Bitcoin na Turquia foi destaque na época, ou seja, a criação de uma Lira Digital pode ser em vão caso a população opte por outra moeda mais segura.

Finalmente, a Turquia é um dos dez maiores países com traders de Bitcoin no mundo. Com isso, a iminente criação de uma nova moeda mostra que o governo local não quer perder seu controle, que de fato, já pode estar perdido há alguns anos. A Era do Bitcoin começou, e será cada vez mais complicado para países emitirem suas próprias moedas digitais. O Bitcoin, em analogia a pílula vermelha de Matrix, é um dos dinheiros que pode dar liberdade para a população mundial.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias