Turquia, Bitcoin e Bolsas de Valores em destaque

Siga no
Bandeiras da Turquia e Bitcoin
Bandeiras da Turquia e Bitcoin

Nos últimos dias a Turquia tem estado em destaque pela instabilidade em sua moeda local, afetando as Bolsas de Valores Mundiais, e também o Bitcoin.

Turquia, Bitcoin e Bolsas de Valores

As Bolsas de Valores mundiais estão em queda a mais de uma semana inspiradas pela crise econômica na Turquia, em meio a uma forte desvalorização de sua moeda local que está causando prejuízos e incertezas mundo a fora.

A verdade é que, desde que o país quase sofreu um golpe de estado em 2016 a situação passou a ser crítica, com demissões, mortes e prisões em massa.

No último dia 24 de junho, o presidente Erdogan foi reeleito, e muitos observadores apontam que após 15 anos no poder já pode ser considerado inclusive um ditador no país.

Com relação a crise na moeda local, o presidente Erdogan veio a público no último dia 10 de Agosto pedir que a sua população compre mais da moeda local (Lira) para incentivar a economia do país, vendendo inclusive os seus Euros, Dólares e Ouro.

O presidente alertou ainda, para que empresários não devem buscar os bancos para trocar suas moedas, e que isso poderia ocasionar medidas drásticas.

O medo de que o país adote medidas de controle de capital só faz apimentar um cenário que já está muito ruim.

Há ainda uma disputa com os Estados Unidos no meio dessa forte desvalorização da moeda local, caso este que é um dos pontos principais dessa derrocada de preços da Lira turca.

Nesta segunda (13 de Agosto), o Dólar se valorizou frente ao Euro e Iene, e também frente ao Real Brasileiro, impulsionado pela crise na Turquia.

O Governo Brasileiro inclusive emitiu nota nesta mesma data, assegurando que está pronto para controlar a volatilidade do mercado financeiro, disse uma fonte da Fazenda.

A crise na Turquia tende a afetar de forma mais incisiva os países emergentes, mas a nota do Governo Brasileiro fez com que o mercado local segurasse as quedas nesta segunda.

Na Turquia, Bitcoin é um Hedge?

Com a crise cambial no país, uma das soluções encontradas para se proteger de fortes oscilações (fazer uma hedge), foi justamente a compra de Bitcoin por parte da população.

Com uma queda de 40% frente ao Dólar acumulado no ano, a Lira se tornou uma moeda que ninguém quer ter em mãos, chegando ao ponto de 1 Dólar valer 7 Liras.

Com isso, a quantidade de compra de Bitcoin para se proteger dessa oscilação negativa já fez com que o ativo digital alcançasse o maior nível de preços em 7 meses no país.

O Bitcoin vem se valorizando cada vez mais frente a Lira com a crise no país, e pode mostrar ao mundo que é realmente um ativo independente e seguro das mãos estatais, em tempos de crise principalmente.

A demanda pelo Bitcoin tem crescido nos últimos dias no país, e fontes apontam que nos últimos dez dias a Lira está sendo mais volátil do que as criptomoedas.

A crise na Turquia mostra que as moedas estatais estão sujeitas aos maiores problemas, na maior parte das vezes relacionados a administração das finanças públicas, que em geral são feitas de forma ruim e corrupta, por uma minoria incapaz de encontrar as melhores soluções.

O que fica claro é que, as criptomoedas realmente são o que a população mundial precisa para se proteger financeiramente, e a cada nova crise em qualquer país, a procura pelos cripto-ativos tende a crescer.

Vale lembrar que na Turquia o Bitcoin é legal, de acordo com o site Coin.Dance.

Calculadora de conversão de Bitcoin

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Bill Gates durante entrevista no aplicativo Clubhouse.

Bill Gates critica Bitcoin e deixa claro que não é fã da moeda digital

Na semana passada, o fundador da Microsoft, Bill Gates, animou o mercado de criptomoedas ao dizer que estava "neutro" em relação ao bitcoin. Na mesma...
Moeda Ethereum pegando fogo recorde

Ethereum é para ricos, mas em breve esses caras ficarão pobres, diz CEO da...

O CEO da Binance, a maior corretora de criptomoedas do mundo em termos de volume negociado, disse que não usa mais Ethereum. O empresário...

Cardano sobe 2600% em um ano e se torna a 3ª criptomoeda mais valiosa...

Apesar de o mercado de criptomoedas estar em queda desde segunda-feira (22), a Cardano valorizou 48% nos últimos 7 dias e se tornou a...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Ethereum é para ricos, mas em breve esses caras ficarão pobres, diz CEO da Binance

O CEO da Binance, a maior corretora de criptomoedas do mundo em termos de volume negociado, disse que não usa mais Ethereum. O empresário...

Cardano sobe 2600% em um ano e se torna a 3ª criptomoeda mais valiosa do mercado

Apesar de o mercado de criptomoedas estar em queda desde segunda-feira (22), a Cardano valorizou 48% nos últimos 7 dias e se tornou a...

Maioria dos mineradores de Ethereum aceitam proposta para reduzir taxas

A grande maioria dos mineradores de Ethereum não devem protestar contra a proposta EIP-1559, que diminui as taxas da rede e, consequentemente, diminui a...

‘Aprecie com moderação’: como gestoras de fundos de criptomoedas no Brasil veem valorização do bitcoin

A grande valorização recente experimentada pelo bitcoin — apesar da correção ocorrida nesta semana — novamente fez o mercado financeiro olhar mais profundamente para...

Líder da pirâmide com Bitcoin, ArbCrypto, é preso em Minas

Um dos fundadores da empresa ArbCrypto - que atuava com arbitragem de criptomoedas - Alexandre Cesário Kwok, foi preso em Uberaba, no Triângulo Mineiro, nesta quinta-feira (25). Havia...