Marcos Pontes cria programa para ‘trabalho do futuro’ e cita blockchain

Programa foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira.

Siga no
Ministro Marcos Pontes em discurso
Ministro Marcos Pontes em discurso Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Local: Brasilia

O Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, criou um programa no Brasil chamado de “MCTI Futuro: Futuro do Trabalho, Trabalho do Futuro”, e cita até a tecnologia blockchain.

Em julho de 2021, o ministro Marcos Pontes já havia declarado que estuda várias tecnologias para melhorar a qualidade do setor de inovação. Vale o destaque que o ex-astronauta havia declarado que o país precisa de mais engenheiros técnicos para acelerar a transformação digital.

“A transformação digital está cada vez mais no dia a dia das pessoas e o trabalho nessa área é importante para todas as áreas dos setores público e privado.”

Agora, o programa definido pela Portaria MCTI n.º 5.156, de 30 de agosto de 2021, deixa claro que o ministério irá focar no desenvolvimento de várias soluções.

Novo programa assinado pelo Ministro Marcos Pontes cita blockchain

Nesta terça-feira (31) entrou em vigor o novo programa “MCTI Futuro: Futuro do Trabalho, Trabalho do Futuro”, que tem como foco o desenvolvimento de profissionais que contribuam com os avanços digitais do Brasil no setor.

O foco será o de “apoiar ações que objetivem ampliar o contingente de profissionais para atuar em ecossistemas digitais, em projetos de transformação digital e de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), e que, adicionalmente, contribuam para qualificar ou atrair talentos para empreender no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)“.

Como objetivo principal, o programa pretende ajudar na capacitação de profissionais para atuação em projetos inovadores, parte fundamental desse processo.

Entre as ações para realizar esse amplo processo de inovação, estão a facilidade de acesso a mídias digitais nos ensinos, tanto para docentes quanto para estudantes. Além disso, há a intenção de facilitar a criação de projetos tecnológicos no Brasil, passo fundamental para empreender na Era Digital.

Os projetos analisados pelo novo programa deverão estar de acordo com a Portaria MCTI n.º 5.109, de 16 de agosto de 2021, que define as prioridades de inovação entre 2021 e 2023.

Assim, o novo programa assinado pelo Ministro Marcos Pontes prevê a capacitação em várias áreas, como a blockchain, por exemplo.

“Art. 3º O Programa apoiará a capacitação nas áreas de computação em nuvem, big data, inteligência analítica, mídias sociais, cybersegurança, internet das coisas, blockchain, robótica, inteligência artificial, aprendizado de máquina, tratamento de dados, classificação, regressão, experimentos e avaliação, […] entre outras áreas relevantes para a transformação digital.”

Até ações que impactam o ensino básico e médio poderão ser feitas

Para cumprir a proposta do novo programa, uma ampla campanha de impacto no setor de educação será realizada. Dessa forma, o ensino básico, médio, técnico, superior, entre outros mais, terão apoio para capacitação em transformação digital.

O novo programa que será coordenado pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI) do MCTI prevê até a parceria entre os setores públicos e privados. Especialistas nessas tecnologias poderão ser convidadas para debater sobre as inovações nessas áreas.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
PayPal e Bitcoin

PayPal anuncia novo aplicativo para criptomoedas

O PayPal continua apostando nas criptomoedas, após ingressar no criptomercado há cerca de um ano, a empresa revelou seu novo app que traz recursos...
Ethereum. (Imagem: Adobe Stock)

Investidor veterano alerta: “Ethereum está entrando em momento de queda prolongada”

Peter Brandt é um veterano do mercado de investimentos e um nome bem respeitado entre quem acompanha criptomoedas. Peter não é um estranho para o...

“Corretoras de criptomoedas estão em risco”, diz Bloomberg

As corretoras de criptomoedas dos EUA podem estar prestes a enfrentar um grande risco de existência conforme as questões sobre a regulamentação do setor...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias