Marcos Pontes cria programa para ‘trabalho do futuro’ e cita blockchain

Programa foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira.

Siga no
Ministro Marcos Pontes em discurso
Ministro Marcos Pontes em discurso Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Local: Brasilia

O Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, criou um programa no Brasil chamado de “MCTI Futuro: Futuro do Trabalho, Trabalho do Futuro”, e cita até a tecnologia blockchain.

Em julho de 2021, o ministro Marcos Pontes já havia declarado que estuda várias tecnologias para melhorar a qualidade do setor de inovação. Vale o destaque que o ex-astronauta havia declarado que o país precisa de mais engenheiros técnicos para acelerar a transformação digital.

“A transformação digital está cada vez mais no dia a dia das pessoas e o trabalho nessa área é importante para todas as áreas dos setores público e privado.”

Agora, o programa definido pela Portaria MCTI n.º 5.156, de 30 de agosto de 2021, deixa claro que o ministério irá focar no desenvolvimento de várias soluções.

Novo programa assinado pelo Ministro Marcos Pontes cita blockchain

Nesta terça-feira (31) entrou em vigor o novo programa “MCTI Futuro: Futuro do Trabalho, Trabalho do Futuro”, que tem como foco o desenvolvimento de profissionais que contribuam com os avanços digitais do Brasil no setor.

O foco será o de “apoiar ações que objetivem ampliar o contingente de profissionais para atuar em ecossistemas digitais, em projetos de transformação digital e de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), e que, adicionalmente, contribuam para qualificar ou atrair talentos para empreender no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)“.

Como objetivo principal, o programa pretende ajudar na capacitação de profissionais para atuação em projetos inovadores, parte fundamental desse processo.

Entre as ações para realizar esse amplo processo de inovação, estão a facilidade de acesso a mídias digitais nos ensinos, tanto para docentes quanto para estudantes. Além disso, há a intenção de facilitar a criação de projetos tecnológicos no Brasil, passo fundamental para empreender na Era Digital.

Os projetos analisados pelo novo programa deverão estar de acordo com a Portaria MCTI n.º 5.109, de 16 de agosto de 2021, que define as prioridades de inovação entre 2021 e 2023.

Assim, o novo programa assinado pelo Ministro Marcos Pontes prevê a capacitação em várias áreas, como a blockchain, por exemplo.

“Art. 3º O Programa apoiará a capacitação nas áreas de computação em nuvem, big data, inteligência analítica, mídias sociais, cybersegurança, internet das coisas, blockchain, robótica, inteligência artificial, aprendizado de máquina, tratamento de dados, classificação, regressão, experimentos e avaliação, […] entre outras áreas relevantes para a transformação digital.”

Até ações que impactam o ensino básico e médio poderão ser feitas

Para cumprir a proposta do novo programa, uma ampla campanha de impacto no setor de educação será realizada. Dessa forma, o ensino básico, médio, técnico, superior, entre outros mais, terão apoio para capacitação em transformação digital.

O novo programa que será coordenado pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI) do MCTI prevê até a parceria entre os setores públicos e privados. Especialistas nessas tecnologias poderão ser convidadas para debater sobre as inovações nessas áreas.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Ripio

Quer trabalhar no mercado cripto? Ripio abre 27 vagas em TI e comunicação

O Grupo Ripio, pioneiro do setor cripto na América Latina, está com 27 vagas de emprego abertas para o escritório brasileiro. São chances, principalmente,...
Caixa eletrônico de Bitcoin ao lado de máquina de Coca-Cola

Coca-Cola e Arcor investem em fintech de pagamentos com criptomoedas

As empresas Coca-Cola e Arcor investiram, por meio de um fundo, em uma fintech de pagamentos com criptomoedas mexicana que pretende operar no Brasil. O...
Glaidson Acácio dos Santos em pronunciamento público sobre problemas da GAS Consultoria Bitcoin

Ministro Alexandre de Moraes nega habeas corpus ao “Faraó dos Bitcoins”

O Ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de liberdade e manteve preso o "Faraó dos Bitcoins", Glaidson Acácio...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias