Marcos Pontes quer Blockchain em processo de transformação digital

Ex-astronauta, o Ministro afirma que com a tecnologia o Brasil poderia melhorar eficiência

Siga no
ex-Astronauta Ministro Marcos Pontes
Ex-Astronauta Ministro Marcos Pontes Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Local: Brasília-DF

A tecnologia blockchain poderá ser utilizada no processo de transformação digital do Brasil, no que depender do Ministro de Ciências, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcos Pontes. Para ele, o país deve ampliar sua segurança cibernética e transformação digital nos próximos anos, com quatro tecnologias como pilares do movimento.

A fala de Pontes aconteceu durante sua participação em um evento do Conselho Empresarial para o Entendimento Internacional (BCIU) na última terça-feira (6).

A organização sem fins lucrativos e apartidária, com sede nos Estados Unidos, costuma realizar eventos com empresas e políticos pelo mundo, fomentando diálogos para ajudar o desenvolvimento de relações entre eles. No evento, Pontes destacou uma parceria com a IBM, que abriu vagas de cursos no Brasil para ensino em tecnologia no mês de abril.

Marcos Pontes quer ampliar pesquisas em Blockchain para transformação digital brasileira

Empresas estrangeiras, interessadas em conhecer o processo de transformação digital no Brasil, puderam acompanhar na última terça a fala do Ministro Marcos Pontes em um evento ao vivo.

A mesa redonda contou ainda com as participações da vice-presidente sênior do BCIU, Nina Kundra, e Ryan Johnson, líder de Acesso ao Mercado Global e Assuntos Governamentais para a América Latina da empresa Viasat.

Ministro Marcos Pontes
Ministro Marcos Pontes – Foto Wesley Sousa – ASCOM/MCTI

Para melhorar o processo de transformação digital e segurança cibernética brasileira, o ministro abordou as prioridades do governo para melhorar estes pontos.

Conforme fala de Pontes, são quatro pontos de estratégia para melhorar a transformação digital no Brasil, sendo estes infraestrutura, pesquisa, recursos humanos e regulação.

O ministro ainda destacou que o governo federal já tem ações em cada um destes pontos, sendo algumas o uso do satélite SGDC, programas Norte e Nordeste Conectados, Plano Nacional de Internet das Coisas, desenvolvimento de uma inteligência artificial, pesquisas em blockchain, computação quântica e nuvem.

Segundo Pontes, o processo de transformação digital está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros, impulsionado no último ano. Em sua visão, o trabalho do governo nessa área impacta diretamente pessoas e empresas no Brasil.

“A transformação digital está cada vez mais no dia a dia das pessoas e o trabalho nessa área é importante para todas as áreas dos setores público e privado.”

Uma das ações destacada pelo Ministro Marcos Pontes aos empresários presentes na reunião do BCIU é justamente a parceria do governo com a IBM, que foi apresentada nos últimos meses e deverá capacitar mais pessoas para trabalhar com tecnologia no Brasil.

““Precisamos aumentar a quantidade de técnicos e engenheiros qualificados no Brasil”

O ministro ainda defende que o setor privado se aproxime do governo, para fomentar políticas de regulação que atendem ao mercado. No final, Marcos Pontes falou sobre a importância de sua área, a espacial, que está sendo amplamente utilizada para levar conectividade aos brasileiros.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Bitcoin em alta. Imagem: ShutterStock

Bitcoin rompe alta histórica e é negociado acima dos 65 mil dólares

Com um mercado otimista em relação a questões regulatórias, o preço do Bitcoin rompeu a sua máxima histórica de 64.895 dólares registrada em abril...

Criptomoeda “promissora e fora do radar” desaparece com R$3 milhões dos investidores

Golpes envolvendo arrecadação de dinheiro e então um abandono do projeto são bem comuns, mas a CryptoEats foi além. A falsa empresa usou influenciadores...

FCA faz alerta para “jovens” que investem em criptomoedas

Segundo relatório publicado pela Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido, a maior parte dos jovens faz investimentos arriscados por conta da competição...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias