Marinha brasileira faz curso sobre blockchain em treinamento de segurança

Treinamento contou com presença e participação de vice-almirantes da carreira militar.

Siga no
Navio Patrulha da Marinha do Brasil brasileira
Navios Patrulha da Marinha do Brasil/Reprodução

A marinha brasileira passou por um treinamento na última semana sobre segurança da informação e teve a tecnologia blockchain na grade de ensino.

Vale notar que essa não é a primeira vez que a Marinha do Brasil cita a tecnologia das criptomoedas em um curso. Isso porque, em agosto de 2020, um evento de capacitação promovido pelo Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM) já havia citado o Bitcoin como investimento para os interessados.

A tecnologia blockchain tem chamado atenção das autoridades brasileiras, principalmente após 2020, quando essa foi regulamentada como estratégia do Governo Digital.

Marinha brasileira faz um curso sobre a tecnologia blockchain

No último dia 6 de julho, a Marinha do Brasil promoveu um curso através do Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW). Esse centro de capacitação “tem o propósito de capacitar os Oficiais dos diversos Corpos e Quadros para o exercício, na paz e na guerra, das funções previstas nas Organizações Militares da Marinha.

Para isso, Cursos de Formação para Oficiais da ativa e da reserva, além de Cursos de Especialização e de Aperfeiçoamento, considerados de pós-graduação, são oferecidos para oficiais.

Na última semana, ofereceu então um simpósio de conclusão para o Curso de Aperfeiçoamento Avançado em Segurança da Informação e das Comunicações. O tema deste evento foi “um olhar sobre a segurança da navegação e sua inserção no ambiente ciber-eletrônico“.

O debate acadêmico-científico, de acordo com a CIAW, contou com a presença do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira, e do Diretor de Ensino da Marinha, Vice-Almirante Renato Garcia Arruda.

“Com o objetivo de criar um ambiente propício para a troca de ideias no que se refere ao futuro do ambiente marítimo diante dos avanços tecnológicos, o evento, que apresentou os cinco melhores trabalhos do C-ApA-SIC, explorando assuntos como E-navigation, Blockchain em Sistemas de Monitoramento e Ataques Cibernéticos em Sistemas de Navegação”

Curso sobre Segurança Marinha do Brasil e Blockchain
Curso sobre Segurança da Navegação na Marinha do Brasil/Divulgação

Curso contou com profissionais qualificados da Marinha

O Curso de Aperfeiçoamento Avançado em Segurança da Informação e das Comunicações encerrado na última semana contou com 700 horas de capacitação aos militares. Conduzindo as atividades, cinco professores Doutores, pertencentes ao CIAW, CASNAV e PUC-RJ conduziram as atividades.

Além disso, dois Oficiais Instrutores do próprio CIAW ajudaram, com apoio institucional da Diretoria de Gestão de Programas Estratégicos da Marinha, Escola Naval e do Centro Integrado de Segurança Marítima.

Com duas menções a tecnologia das criptomoedas em menos de um ano, a Marinha do Brasil mostra que está aprofundando os conhecimentos em blockchain.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Debate Descentralizado: stablecoins podem impactar outras criptomoedas

As stablecoins são possivelmente um dos pilares do mercado de criptomoedas atualmente. O USDT, por exemplo, é usado como medidor de demanda por investidores....
Trade na Uniswap baleia

Criador da Uniswap quer melhorar negociações de baleias Ethereum

Hayden Adams, o criador da Uniswap quer implementar uma melhoria para as negociações de baleias de Ethereum. Um estudo está sendo feito em conjunto...
US Marshals na vigilância do telhado bitcoin

Polícia americana contrata empresa para armazenar bitcoins apreendidos

A polícia dos Estados Unidos quer guardar os bitcoins apreendidos em operações e para isso, contratou uma empresa especializada, a Anchorage Digital. De acordo com...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias