“Melhor banqueiro central de 2020”, premiação é alvo de críticas

Destaque ao presidente do Banco Central do Brasil foi comemorado por membros do governo, mas alguns dados apontam desempenho pode não ter sido tão bom assim.

Siga no
Presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto em entrevista ao Estadão (BC)
Presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto em entrevista ao Estadão - Reprodução

A premiação de “Melhor banqueiro central de 2020” premiou Roberto Campos Neto, o presidente do Banco Central do Brasil. De acordo com a revista The Banker, o Brasil se saiu melhor do que esperado da crise provocada pela pandemia da COVID-19.

Com previsões de retração de 9% na América Latina, feitas pelo FMI, o ano fechou melhor que o esperado. Isso porque, segundo a The Banker, o Banco Central do Brasil liderou a região para um caminho de retomada de crescimento.

O editorial da revista destacou que o Brasil respondeu à crise, com medidas inéditas e eficazes. Dessa forma, a liquidez do mercado financeiro não foi prejudicada e pequenos negócios conseguiram se manter de pé.

Roberto Campos Neto foi premiado na categoria Global e Américas, sendo destaque como melhor banqueiro central. Em conversa com a revista, Campos Neto destacou que a crise trouxe desafios que foram superados, colocando uma projeção de que o PIB deve subir 3,5% em 2021.

Para ajudar no crescimento, o presidente do Bacen destacou a importância da tecnologia. Ferramentas como o PIX, por exemplo, foram implementadas pelo BC em plena pandemia e ajudaram o mercado a transferir recursos com mais celeridade.

A premiação foi comemorada por membros do governo, como o Ministro Tarcísio Gomes de Freitas, que destacou a “democratização do crédito” pelo BC. Ministra da Agricultura, Tereza Cristina também parabenizou Campos Neto pela premiação.

O governo comemorou o fechamento do ano de 2020, que poderia ter sido pior. Mas nem todos se mostram satisfeitos com resultado da economia, principalmente no câmbio.

Premiação de “melhor banqueiro de 2020” é alvo de críticas por economista austríaco brasileiro

Para o economista austríaco brasileiro Fernando Ulrich, a premiação de Campos Neto ainda não faz muito sentido. De acordo com ele, critérios como a estabilidade da moeda no câmbio deveriam ter sido analisados pela The Banker.

Isso porque, o Real brasileiro perdeu 29% de valor em relação ao Dólar no ano de 2020. Dos países emergentes, o Real acabou ficando como uma das piores moedas em um ranking. Desse modo, a moeda brasileira fechou o ano com desempenho próximo ao Peso argentino, pior até que a Lira turca.

Já em relação a todos os países, o Brasil fechou o ano na posição 137 de moedas mais desvalorizadas. Vale o destaque que existem cerca de 190 moedas fiduciárias no mundo hoje, ou seja, o Real é uma das piores do mundo hoje.

Segundo Ulrich, ver a The Banker premiar o presidente do BC do Brasil não faria sentido com uma moeda tão ruim quanto o Real. Ulrich destacou que o IPCA, medida oficial da inflação no governo, também pode ter passado despercebida pela avaliação do editorial da revista.

Para confrontar o crescimento das criptomoedas no Brasil, o BC criou o PIX, que ajudou a facilitar transações entre bancos. Mesmo assim, a ferramenta só foi implementada de fato em novembro, ou seja, no final daquele ano, apesar do destaque dado na revista.

De qualquer forma, o BC do Brasil ganhou destaque internacional pela sua atuação, ainda que com ressalvas.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Mineração de Bitcoin chega ao Círculo Polar Ártico

A mineração de bitcoins chegou a um dos lugares mais frios do planeta, o Círculo Polar Ártico. De acordo com a Bloomberg, uma empresa...
Bitcoin e euro digital europeus

Europeus esperam privacidade no Euro Digital

Manter suas informações privadas e a salvo, é o que esperam os europeus quanto ao Euro Digital. Em recente pesquisa feita pelo Banco Central...

Maior gestor de fortunas do mundo diz que Bitcoin pode cair a zero a...

Uma das maiores gestoras de patrimônio privado do mundo acaba de se juntar a dois reguladores mundiais para alertar que os investidores em criptomoedas...

Cotações por TradingView

Últimas notícias

Europeus esperam privacidade no Euro Digital

Manter suas informações privadas e a salvo, é o que esperam os europeus quanto ao Euro Digital. Em recente pesquisa feita pelo Banco Central...

Maior gestor de fortunas do mundo diz que Bitcoin pode cair a zero a qualquer momento

Uma das maiores gestoras de patrimônio privado do mundo acaba de se juntar a dois reguladores mundiais para alertar que os investidores em criptomoedas...

Ultrapar é alvo de ataque hacker, ações caem e falta combustível em algumas cidades

A empresa brasileira Ultrapar (UGPA3) foi alvo de um ataque hacker na última semana. Com o caso, as ações na bolsa caíram e até...

Polkadot supera XRP e se torna quarta cripto mais valiosa do mercado

O criptomoeda Polkadot (DOT) superou a Ripple (XRP) e se tornou a quarta maior moeda digital em termos de capitalização de mercado. O preço...

Consultor financeiro faz petição para governo do Reino Unido banir o Bitcoin

Um consultor financeiro independente e co-fundador de uma empresa de investimentos tradicionais criou uma petição exigindo que o governo e o parlamento do Reino...