Veja qual horário transações com Ethereum ficam mais baratas

Você pode estar pagando três vezes mais em taxas do que o necessário

Conforme a taxa de transação do Ethereum está nas alturas, muitos usuários preferem utilizar outras blockchains como a Binance Smart Chain e a Solana. Todavia as vezes você se vê obrigado a usar o Ethereum por ser a única alternativa disponível.

O relatório abaixo, feito pela Coin Metrics, pode lhe ajudar a economizar um bom dinheiro em taxas. O estudo aponta que os picos mais caros ocorrem no horário comercial dos EUA, entre 9 e 17h.

Embora as carteiras mostrem a taxa recomendada no momento, você pode utilizar outros sites para acompanhar esta métrica. Sem precisar abrir a sua carteira a todo momento para conferir quanto gastará na transação, tendo mais segurança e praticidade.

Melhores dias e horas para enviar Ethereum e tokens

À medida que as taxas funcionam como um leilão, onde as mais altas entram no próximo bloco, horários e dias de mais utilização apresentam taxas mais caras.

O estudo da Coin Metrics aponta que o horário comercial dos EUA é o que apresenta maior uso do Ethereum. Ou seja, de segunda à sexta-feira entre as 9 da manhã e 5 da tarde nos EUA, por conta do fuso horário de 2 horas de diferença, no Brasil este horário é entre as 11 e 19h.

Melhor horário para enviar Ethereum. Fonte: Coin Metrics

Visto isso, os melhores dias para enviar Ether e tokens são nos finais de semana, especialmente no domingo. Já em questão de horário, o melhor é de madrugada e início da manhã.

Transação pode ser confirmada mais tarde

Também vale lembrar que você pode utilizar uma taxa mais barata do que a atual recomendada e ela ficar na fila, sendo confirmada depois quando a rede estiver menos sobrecarregada.

Porém é importante notar que caso as taxas não caiam até o valor que você estipulou, sua transação ficará presa por tempo indeterminado. Ou seja, embora possamos ter uma ideia das taxas passadas, é impossível determinar precisamente como estarão no futuro. Procure utilizar a taxa recomendada.

Como escolher a taxa de Ethereum

Embora as carteiras de Ethereum mostrem a atual taxa recomendada, você pode utilizar outros sites para conferir o estado atual da rede sem precisar abrir a sua carteira. Questão de segurança e praticidade.

Taxas recomendadas pelo ETH Gas Station e EtherScan

Dois sites recomendados são o ETH Gas Station e o EtherScan, note que eles apresentam diferenças de valores conforme usam métricas diferentes. Apesar disso, pode-se ter uma ideia do tempo necessário para que sua transação seja confirmada.

Outra ferramenta útil do ETH Gas Station é a sua calculadora, onde você seleciona o gas, quanto mais complexa a transação, maior será este valor, para transferencia de ETH é 21.000 e não deve ser alterado. Na sequência temos o gwei, unidade equivalente a 0.000000001 ETH, que é multiplicado pelo gas (gas * gwei = custo da transação em ETH).

Comparativo de taxas atuais vs melhor horário.

No comparativo acima mostramos a diferença de taxas pagas no horário atual em relação a horário onde o custo está em 60 gwei. A primeira mostra uma taxa de ~15 dólares (R$85) e a segunda de ~5 dólares (R$30), uma grande economia, especialmente para quem precisa transferir valores baixos ou de forma frequente.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias