Mempool do Bitcoin fica vazia após China aumentar pressão contra mineração

Caso pode ter relação com a China querendo banir mineradores, causando queda no hashrate da rede.

Siga no
Blockchain do Bitcoin mempool espaço rede
Blocos de Bitcoin

A mempool do Bitcoin ficou praticamente vazia nesta quarta-feira (2), após uma forte pressão sobre mineradores na China nas últimas semanas. Vale o destaque que esse cenário quase não foi visto em 2021, ano em que a rede do Bitcoin ficou a maioria do temp o congestionada.

Mempool é um espaço onde as transações do Bitcoin aguardam para serem confirmadas pelos mineradores. Quando ela está muito cheia, isso indica que a rede está congestionada, ocasionando em taxas mais caras para quem precisa realizar transações mais rápidas.

Isso acontece porque, ao aguardar para ser confirmada, uma transação espera ser incluída em um bloco válido, mas os blocos possuem tamanho limitado. Ou seja, uma transação pode ficar na mempool por muito tempo quando a rede está congestionada, causando problemas para quem espera a confirmação da transferência com taxas baratas.

Mempool vazia
Mempool vazia

Por outro lado, quando a mempool esvazia, isso indica que a rede do Bitcoin está processando as transações de maneira mais rápida.

Com cerca de 5 mil transações aguardando confirmação nesta quarta, a rede Bitcoin mostra uma velocidade interessante para quem pretende realizar negociações de valores hoje.

Menor número de transações na mempool do Bitcoin nos últimos 60 dias
Menor número de transações na mempool do Bitcoin nos últimos 60 dias/Blockchain.com

Na prática, porque é importante observar se a mempool do Bitcoin está vazia ou não?

A rede do Bitcoin é descentralizada, sendo assim mantida sua segurança e validação de transferência pelos mineradores. Como há menos transações paradas na rede, uma pessoa que queira utilizar o Bitcoin como meio de pagamento pode processar valores de maneira rápida e pagando menos taxas.

Outro exemplo importante para se observar se a mempool do Bitcoin está vazia é quando uma pessoa que tem vários endereços e pretende consolidar seus saldos, sendo esta uma oportunidade para essa ação.

A queda na mempool acontece alguns dias após a China colocar pressão na atividade de mineração. Com a saída de alguns mineradores do espaço, a dificuldade para minerar Bitcoin caiu, podendo então ter atraído novos participantes para a atividade.

Outra medida que caiu é o lucro dos mineradores com as taxas de rede, que também é o menor dos últimos dois meses, possivelmente afetado pela queda no congestionamento da rede Bitcoin.

Taxas de transações recebidas por mineradores estão no menor nível dos últimos dois meses
Taxas de transações recebidas por mineradores estão no menor nível dos últimos dois meses/Blockchain.com

Desde que a China começou a atacar a atividade de mineração no país, que concentrava grande parte dos mineradores, o hash da rede caiu, mas ainda continua muito acima do visto nos últimos anos. Essa medida é que garante a segurança da rede Bitcoin, ou seja, quanto mais, melhor.

De acordo com o apresentador do canal Bitcoinheiros, BitDov, a hora não é para se preocupar, mas sim de aproveitar para realizar transações baratas e rápidas, cenário que poderá não durar muito tempo.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Gráfico de preço da Cardano em alta

Cardano líder em número de desenvolvedores? Não caia nessa!

Um estudo de atividades no GitHub, principal repositório do código-fonte das criptomoedas, mostrou a Cardano na liderança nos últimos 12 meses. Os dados foram...

DeFi: três setores de grande potencial

De acordo com dados da Messari, o volume trimestral das Corretoras Descentralizadas (DEXs) no final do segundo trimestre de 2021 foi de R$ 2...
Criptomoeda Tether com sinais vermelhos

Michael Burry faz alerta sobre criptomoeda Tether

O lendário trader Michael Burry compartilhou em seu Twitter que a criptomoeda Tether pode estar no meio da confusão da Evergrande na China. Vale notar...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias