Mercado Livre lança criptomoeda própria que terá cashback em compras

Criptomoeda sendo criada com tecnologia Ethereum.

O Mercado Livre anunciou nesta quinta-feira (18) sua criptomoeda própria, com base em Ethereum no padrão ERC-20. Com a nova moeda, os clientes da empresa poderão ter dinheiro digital para realizar seus pagamentos em compras.

Em um evento para imprensa no Brasil, a gigante do e-commerce apresentou sua solução e explicou os detalhes do lançamento.

Em breve, usuários que realizarem compras no Mercado Livre já ganharão a criptomoeda como um cashback. Vendedores não terão ganhos com a moeda no início e nem receberão ela como meio de pagamento.

Mercado Coin: Mercado Livre lança nova criptomoeda no mercado

A nova criptomoeda Mercado Coin chega com ao mercado com cotação de R$ 0,10, ela também tem uma oferta limitada. De acordo com a empresa, a moeda digital não será uma stablecoin e terá sua cotação variável conforme as negociações de compras e vendas, sem interferência do Mercado Livre na composição do preço.

Para Fernando Yunes, vice-presidente sênior do Mercado Livre no Brasil, a nova criptomoeda da empresa melhora sua relação com seus milhões de usuários.

“Mercado Coin se soma como uma ferramenta inovadora que enriquece nosso programa de
fidelidade e gera uma nova experiência dentro da plataforma. Este novo produto agrega ainda mais valor a nossa relação de lealdade com os milhões de usuários, pois quanto mais compras eles fizerem, maior será a quantidade de Mercado Coin. Estamos muito animados com este novo marco em nosso ecossistema.”

Para facilitar o serviço da nova solução Mercado Coin, a corretora Ripio fornece os serviços de cripto-as-a-service (C-a-a-S) para o Mercado Livre.

A empresa OpenZeppelin já fez a auditoria do contrato inteligente da Mercado Coin. A moeda tem sua chegada no Brasil e deverá ser expandida para outros países no futuro, sem datas definidas.

Moeda poderá ser transferida para carteiras Ethereum

Para ter uma conta no Mercado Pago, os clientes devem ter suas identidades validadas com dados aprovados pelo banco digital.

Com isso pronto, quem for cliente do Mercado Livre pode transformar suas criptomoedas Mercado Coin em Real através do aplicativo Mercado Pago.

Em breve, as moedas Mercado Coin poderão ser sacadas para outras carteiras Ethereum, como a MetaMask, com possibilidades de negociações em várias corretoras. No início, contudo, a moeda que funcionará apenas para usuários do Mercado Livre e Mercado Pago, ou seja, no ecossistema da empresa.

Sobre a base de usuários, os executivos do Mercado Livre informaram durante o evento desta quinta que o Mercado Pago já tem 2 milhões de clientes negociando Bitcoin. Com a chegada da Mercado Coin, é esperado que esse número cresça exponencialmente.

Mercado Coin ainda não terá funcionalidades na Web3

Quem for pagar por uma compra no Mercado Livre agora pode colocar as criptomoedas como meio de pagamento total ou parcial, utilizando para isso a Mercado Coin.

Em resposta ao Livecoins, Guilherme Cohn, gerente Sênior de Desenvolvimento Corporativo do Mercado Livre, declarou que a moeda Mercado Coin não tem planos de se integrar com a Web3 nessa fase inicial de lançamento.

Em explicação, Guilherme indicou que a moeda é aberta e pode encaminhar a empresa para novas funcionalidades em breve.

“A tecnologia blockchain por trás da Mercado Coin nos permitiu desenvolver uma solução aberta e extremamente segura. Seguimos acompanhando as evoluções dos criptoativos e da tecnologia blockchain, pois acreditamos no potencial dessas ferramentas para simplificar
operações, conectar e promover o desenvolvimento financeiro de pessoas.”

Sobre regulamentação, o Mercado Livre já apresentou sua nova moeda ao Banco Central do Brasil e está atento a atividades não adequadas com uso de sua tecnologia. A falta de regras também não é considerada uma barreira para a inovação.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias