O Mercado Pago, banco integrante do mesmo grupo que o Mercado Livre, começou a trabalhar com uma nova stablecoin famosa entre investidores.
A moeda em questão trata-se da USD Coin (USDC), principal rival da Tether (USDT). Emitida pela Circle, a stablecoin de Dólar chegará inicialmente apenas para clientes do serviço no Chile.
Na América Latina, o interesse em Dólar aumentou nos últimos anos, após inúmeras crises nas moedas locais. Ou seja, a população em fuga da inflação e desastre das moedas emitidas pelos bancos centrais latinos, acabou se interessando pelo Dólar, moeda emitida pelos EUA.
Contudo, a acessibilidade das stablecoins tem elevado o interesse nestes criptoativos, que começam a se aproximar dos países, de olho em oportunidades.
Mercado Pago habilitou stablecoin apenas no Chile
A Circle publicou a parceria com o Mercado Pago em seu blog nos últimos dias, a primeira entre as duas empresas. Vale lembrar que o banco do Mercado Livre já tem parceria com a Paxos, que lista inclusive sua stablecoin Pax Dollar (USDP) na plataforma.
Assim, a Circle, emissora da USDC, informou que a América Latina é uma região de grandes desenvolvedores de criptomoedas e finanças decentralizadas. Além disso, os países da região têm uma necessidade crescente do Dólar como reserva de valor.
“O dólar americano é uma das moedas mais estáveis do mundo e um veículo simples para garantir a preservação da riqueza no meio da incerteza geral. Com o lançamento desta stablecoin buscamos diversificar o acesso às criptomoedas e oferecer aos mais de dois milhões de usuários do Mercado Pago uma alternativa que corresponda ao valor do dólar“, disse Matías Spagui, Diretor Sênior do Mercado Pago.
“A América Latina está emergindo como um epicentro da economia digital com inovação e entusiasmo crescentes em relação aos dólares digitais“, disse Rachel Mayer, vice-presidente de produto da Circle. “Trabalhar com o Mercado Pago para oferecer USDC aos usuários chilenos é um passo fundamental para fornecer mais soluções financeiras digitais acessíveis para permitir a participação global nesta nova era das finanças“.
Inicialmente, a USDC chega no Mercado Pago Chile, mas abre o caminho para que chegue em outros no futuro. No Brasil, o serviço lista as criptomoedas Mercado Coin, Bitcoin, Ethereum e USDP.
Mercado Livre já alcançou 2 milhões de clientes investidores de criptomoedas no Brasil
Os últimos dados divulgados pelo Mercado Livre no Brasil, indicam que pelo menos 2 milhões de pessoas já utiizam o Mercado Pago para comprar suas criptomoedas. Com opção de compra e venda, saques e depósitos ainda não estão liberados.
Após a chegada da empresa no mercado, seus concorrentes Nubank e PicPay também lançaram suas versões de corretoras de criptomoedas. O movimento levou muitos brasileiros a conhecerem ainda mais as moedas digitais nos últimos anos.