Miami recebe estátua de touro futurista em homenagem ao Bitcoin

Usado como um símbolo de otimismo, o touro é uma figura presente há anos no mercado financeiro. Frequentemente lembrado pela estátua de bronze em Wall Street, a obra já foi até mesmo replicada no Brasil e agora foi Miami quem recebeu a sua estátua de touro, desta vez com um tom futurista em homenagem ao Bitcoin.

A explicação mais comum sobre a ligação entre o touro e um mercado de alta é que este animal usa seus chifres para atacar de baixo para cima. Do outro lado, o urso, sinônimo de um mercado pessimista, usa suas garras de cima para baixo, replicando o movimento de queda.

Entretanto, outras fontes apontam uma história mais completa, onde os ursos vieram primeiro. Segundo estas, comerciantes de vendas de peles de ursos costumavam vender tais produtos antes de tê-los em estoque, prevendo uma queda de preço. Tal prática, realizada ainda no século XVIII, pode ter dado origem ao termo ‘urso’.

Já sobre o touro, não há tantas explicações detalhadas. A mais plausível aponta que os touros eram postos em brigas com ursos e outros animais, servindo como um símbolo de rivalidade. De qualquer forma, é mais fácil associar ambos com o mercado pelos seus movimentos de ataque.

Touros ao redor do mundo

Primeiramente é necessário falar sobre a primeira estátua de touro relacionada ao mercado financeiro, o Touro de Wall Street. Idealizado e financiado por Arturo di Modica, a estátua foi instalada em 1989, em frente a NYSE, dois anos após a chamada segunda-feira negra que derrubou os mercados.

Touro de Wall Street em Nova York.

Entretanto, a estátua foi apreendida pela polícia já que di Modica não havia permissão para expô-la no local. Apesar disso, protestos públicos fizeram com que as autoridades reinstalassem a estátua, desta vez a duas quadras da bolsa de Nova York (NYSE).

Mais tarde, a estátua recebeu diversas réplicas. Para nós, brasileiros, a mais conhecida é o Touro da B3, inaugurado em novembro do ano passado. Contudo, a estátua foi removida após poucos dias, assim como a de Nova York, apesar disso este touro não teve um final feliz e está preso em um galpão da B3.

Touro da B3 em São Paulo.

Touro futurista de Bitcoin

Inaugurado pelo prefeito de Miami, Francis Suarez, durante início da conferência Bitcoin 2022, o chamado Touro de Miami apresenta um tom mais futurista do que os anteriores. Além de laser nos olhos, referindo-se a um meme da comunidade, o animal também apresenta partes robóticas por todo seu corpo.

“Bem vindo ao futuro das finanças”, declarou o prefeito de Miami antes de revelar o Touro para o público presente.

Trazido pela TradeStation e criado por Furio Tedeschi — artista que já trabalhou em esculturas para filmes como Transformers e Um Lugar Silencioso — e outras agências, o Touro de Miami consegue replicar o clássico e, em simultâneo, nos jogar para o futuro, assim como o Bitcoin.

Touro de Miami em frente à Bitcoin 2022. Fonte: Twitter / Reprodução
Detalhe dos olhos com laser do Touro de Miami. Fonte: TradingStation

Por fim, além da apresentação do Touro de Miami, a conferência Bitcoin 2022 contará com diversos nomes da indústria que compartilharão suas visões sobre o mercado durante 4 dias, entre 6 e 9 de abril, sendo este o maior evento de criptomoedas já existente.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias