O homem que previu a crise de 2008, Michael Burry voltou a falar sobre o Bitcoin e desta vez lembrou que em sua visão moeda é de risco. A opinião vai ao encontro do que os fãs da moeda digital acreditam, visto que muitos consideram essa como uma reserva de valor.
Nos últimos anos não faltaram oportunidades para o lendário trader expor suas opiniões sobre diversos ativos pelo mundo, seja de ações ou até criptomoedas.
Vale lembrar que Burry é uma das peças-chave a detectar a crise em 2008, com seu papel no filme A Grande Aposta sendo retratado pelo ator Christian Bale, famoso também por seus papéis como Batman no passado.
Ou seja, o analista no mercado financeiro dos EUA é reconhecido como um grande visionário, visto que detectar crises não é uma tarefa que qualquer um consegue realizar. E nos últimos dias ele voltou a alertar para o momento, dizendo que não está achando bom a nova crise mundial e que o Dólar não é uma moeda forte.
Michael Burry diz que Bitcoin é um ativo de risco
Analisando ativos em todos os setores, Michael Burry está atento ao movimento que o bitcoin tem feito nos últimos meses, que está longe de ser positivo.
Isso porque, a moeda digital perdeu 55% em relação ao Dólar em 2022, uma queda massiva e que fez a cotação da moeda valer US$ 21.200,00 neste sábado (25).
Já o índice Nasdaq (NDX Index), referência da bolsa norte-americana para as 100 maiores ações de empresas de tecnologia, registra uma queda de 26% em 2022. Certamente, essa é uma situação dramática no setor de tecnologia, que pode ter relação com as criptomoedas segundo o analista.
Isso porque, Michael Burry divulgou na última sexta-feira (24), que há uma correlação grande entre este índice NDX e o Bitcoin, podendo indicar que a moeda digital é um ativo de risco, não uma reserva financeira segura.
“Temos certeza de que o Bitcoin não é apenas mais um ativo de risco no Nasdaq 100?”
No último ano, moeda digital tem mostrado similaridades no comportamento de preço com Nasdaq 100
Vale observar que os gráficos de preços do Bitcoin em comparação com o Nasdaq 100 tem mostrado similaridades no último ano e nos últimos seis meses. Ou seja, pelo menos em um médio prazo, é possível constatar que a moeda digital acompanhou o índice referência para ações de grandes empresas de tecnologia.
Isso poderia mostrar que os investidores de ambos os setores possuem interesses similares, que é no setor de tecnologia.
Quem acredita no Bitcoin como reserva de valor, contudo, crê que o sistema fiduciário é ruim e corrupto, sendo essa a crença principal dos defensores da moeda digital, que não confiam em moedas como Dólar e Real, por exemplo.
Essa opinião, contudo, não foi considerada por Michael Burry ao chamar o BTC de ativo de risco e comparar seu preço com ações.