MicroStrategy lança ferramenta que compara bitcoin com outros ativos

Pela ferramenta, é possível ver, por exemplo, que nos últimos cinco anos, moeda virtual apresenta maior retorno do que o ouro e ações das gigantes Amazon e Google como metais, moedas e empresas do índice SP&500.

Uma nova ferramenta gratuita criada pela MicroStrategy permite comparar o retorno do bitcoin em vários períodos com mais de 500 ativos, dentre eles ações, metais e moedas fiduciárias.

A plataforma foi anunciada na última terça-feira (24), por uma grande fornecedora de tecnologias de análise de dados e mobilidade empresarial, sendo a empresa de capital aberto que mais detém bitcoin no mundo.

Sem a necessidade de cliques, basta passar o ponteiro do mouse pelas diversas opções disponíveis e ver, automaticamente, informações de retorno financeiro nos últimos 30, 90, 365 dias e 5 anos.

Os cards também mostram a volatilidade e a medida de risco x de retorno dos ativos (Sharpe Ratio), sempre comparando com o bitcoin.

Retorno do bitcoin em relação ao ouro nos últimos anos e meses
Retorno do bitcoin em relação ao ouro nos últimos anos e meses. Divulgação.

Como acessar a ferramenta que permite comparar o retorno do bitcoin com outros ativos?

De caráter informativo e com acesso livre, a ferramenta online foi criada para informar o retorno financeiro do bitcoin, podendo ser acessada pelo seu site disponível ao público.

A comparação pode ser realizada com o desempenho de outros ativos, como metais, moedas, bonds (títulos de dívidas) e as ações das 500 maiores empresas listadas nas bolsas de valores americanas NYSE e Nasdaq.

De acordo com Luis Lombardi, diretor regional da MicroStrategy para a América Latina, além de a plataforma ter caráter informativo para tornar as informações sobre o bitcoin mais acessíveis a todos, o objetivo é usar tecnologia de Analytics da própria empresa para tornar a visualização de comparação de dados mais simples.

“A tecnologia HyperIntelligence agiliza e simplifica a tomada de decisões, sem a necessidade de cliques ou abrir várias telas.”

Funções extras da plataforma

Além de comparar o retorno do bitcoin com ativos nos últimos anos, a plataforma da MicroStrategy também ajuda investidores em outras duas funções extras.

A opção Investment (investimento), por exemplo, permite simular o quanto renderia uma aplicação de US$ 1,00 investido em bitcoin e em qualquer outro ativo nos últimos cinco anos.

No exemplo abaixo enviado ao Livecoins, comparando o retorno da criptomoeda com o ouro, o bitcoin leva vantagem nos últimos cinco anos. O mesmo ocorre com ações de grandes empresas, como Amazon e Google.

Investimento de 1 dólar em bitcoin dá um retorno acima que do ouro
Investimento de 1 dólar em bitcoin dá um retorno acima que do ouro. Divulgação.

Por fim, a terceira opção de visualização da plataforma (Overview), traz um resumo comparativo e mais detalhado do ativo escolhido em comparação com o bitcoin.

Aqui são mostrados os resultados de cada período (1 mês, 3 meses, 6 meses, 12 meses e 5 anos), incluindo ainda outras métricas para cálculo de rentabilidade como o índice Sortino (Sortino Ratio), que pondera a volatilidade do ativo em comparação com o risco, e o CMGR que se refere à taxa composta de crescimento mensal, muito utilizada para saber a renda média alcançada até um investimento chegar ao lucro final, desde o seu início.

Função overview de ferramenta da MicroStrategy que permite comparar os retornos do bitcoin com outros ativos
Função overview de ferramenta da MicroStrategy que permite comparar os retornos do bitcoin com outros ativos. Divulgação.

A MicroStrategy foi a primeira empresa de capital aberto do mundo a comprar bitcoin como estratégia de reserva e hoje ajuda empresas de todo o mundo a entenderem mais sobre essa tecnologia.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Bitcoin 2024

Últimas notícias