Mineração de Bitcoin com vulcões começa em El Salvador

A solução de El Salvador é ótima não apenas para o Bitcoin.

Siga no
Homem em El Salvador ligando equipamentos de Bitcoin em rede de energia de vulcões
Homem em El Salvador ligando equipamentos de Bitcoin em rede de energia de vulcões/Divulgação

Mesmo antes da aprovação da Lei do Bitcoin, que tornou a moeda digital legal no país, o governo de El Salvador já estava estudando o uso de vulcões para fornecer energia para minerar a criptomoeda.

E na última terça-feira (28), o presidente Nayib Bukele publicou um vídeo sobre o andamento do projeto, mostrando a chegada de caminhões carregando contêineres e então ASICs de mineração sendo ligadas.

A solução encontrada por El Salvador resolve dois problemas em simultâneo, que são o uso de energia limpa tanto para mineração e também uma fonte de receita para o país, que passa a ser o segundo governo da América Latina na atividade.

Governo de El Salvador começa a minerar Bitcoin com energia de vulcões

Após a compra de Bitcoin pela Tesla, empresa de Elon Musk, as discussões sobre os custos de mineração vieram à tona. Isso se deve ao fato de que muitos países usam fontes de energia que não são amigáveis ao meio ambiente, como a queima de carvão.

O projeto de El Salvador, de usar energia de vulcões, conseguiu ser uma boa resposta a estas críticas. A energia é gerada por conta do vapor da água que ferve ao entrar em contato com a alta temperatura do solo. Após o vapor girar as turbinas, ele volta novamente ao estado líquido de água, que é usada novamente.

O novo poço perfurado em El Salvador tem capacidade de gerar aproximadamente 95MW, podendo comportar um grande número de ASICs para minerar Bitcoin.

Cerca de três meses depois do anúncio, o governo está tomando os seus primeiros passos. No vídeo publicado pelo presidente é possível ver a chegada de equipamentos de mineração e a sua instalação já repleta de máquinas de Bitcoin.

“Primeiros passos.. #Bitcoin”

Embora muitos pensassem que a energia seria usada apenas por empresas privadas, parece que quem irá minerar Bitcoin será o próprio governo já que os contêineres estão plotados com a escrita “Gobierno de El Salvador.

Antes de El Salvador, o governo da Venezuela já iniciou nesta atividade na América Latina, sendo que o Paraguai cogita começar em breve.

Fonte de energia limpa e renovável

A mineração de Bitcoin está acendendo a discussão sobre a importância do uso de energias limpas e renováveis. Embora a solução de El Salvador seja ótima, não são todos países que possuem vulcões inativos que possam ser usados.

As hidroelétricas, muito usadas no Brasil, também apresentam seus desafios, pois o ecossistema ao seu redor é totalmente transformado, o que não é bom para o meio-ambiente, sem falar em períodos de seca. Energias eólicas e solar acabam dependendo dos ventos e do sol, respectivamente, além desta última não funcionar todos os dias.

Uma das melhores alternativas é a energia nuclear, que ocupa pouco espaço, gera energia limpa e barata e, ao contrário do que muitos pensam, é segura.

Enquanto isso, países vem sofrendo com a geração de energia. Assim como o Brasil está sofrendo por conta da seca, fazendo com que o governo aumente o preço por kW/h, a China está sofrendo com a escassez de carvão, sua principal fonte de energia, fazendo com que vários setores da indústria diminuam sua produção. Assim, a solução de El Salvador é ótima não apenas para o Bitcoin.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.
Mãos em Cuba segurando bandeiras com fundo laranja Bitcoin

Empresas em Cuba começam aceitar Bitcoin como pagamento

Enquanto o Bitcoin continua crescendo como reserva de valor para muitas pessoas e empresas, negócios em Cuba já entendem que a tecnologia é um...
Líder da Gas Consultoria Bitcoin em pronunciamento

“Faraó dos Bitcoins” continua preso após audiência de habeas corpus ser adiada

Glaidson Acácio dos Santos, o "Faraó dos Bitcoins", continua preso e seu pedido de habeas corpus será analisado apenas na próxima semana. Os clientes mais...
TradingView

TradingView: Mercado animado após lançamento do ETF de Bitcoin

EFT de Futuros BITO animou o mercado nessa terça-feira, empurrando o bitcoin até os 65mil dólares. Quanto tempo pode durar esse otimismo? Confira os...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias