Mineração de Bitcoin com vulcões começa em El Salvador

A solução de El Salvador é ótima não apenas para o Bitcoin.

Homem em El Salvador ligando equipamentos de Bitcoin em rede de energia de vulcões
Homem em El Salvador ligando equipamentos de Bitcoin em rede de energia de vulcões/Divulgação

Mesmo antes da aprovação da Lei do Bitcoin, que tornou a moeda digital legal no país, o governo de El Salvador já estava estudando o uso de vulcões para fornecer energia para minerar a criptomoeda.

E na última terça-feira (28), o presidente Nayib Bukele publicou um vídeo sobre o andamento do projeto, mostrando a chegada de caminhões carregando contêineres e então ASICs de mineração sendo ligadas.

A solução encontrada por El Salvador resolve dois problemas em simultâneo, que são o uso de energia limpa tanto para mineração e também uma fonte de receita para o país, que passa a ser o segundo governo da América Latina na atividade.

Governo de El Salvador começa a minerar Bitcoin com energia de vulcões

Após a compra de Bitcoin pela Tesla, empresa de Elon Musk, as discussões sobre os custos de mineração vieram à tona. Isso se deve ao fato de que muitos países usam fontes de energia que não são amigáveis ao meio ambiente, como a queima de carvão.

O projeto de El Salvador, de usar energia de vulcões, conseguiu ser uma boa resposta a estas críticas. A energia é gerada por conta do vapor da água que ferve ao entrar em contato com a alta temperatura do solo. Após o vapor girar as turbinas, ele volta novamente ao estado líquido de água, que é usada novamente.

O novo poço perfurado em El Salvador tem capacidade de gerar aproximadamente 95MW, podendo comportar um grande número de ASICs para minerar Bitcoin.

Cerca de três meses depois do anúncio, o governo está tomando os seus primeiros passos. No vídeo publicado pelo presidente é possível ver a chegada de equipamentos de mineração e a sua instalação já repleta de máquinas de Bitcoin.

“Primeiros passos.. #Bitcoin”

Embora muitos pensassem que a energia seria usada apenas por empresas privadas, parece que quem irá minerar Bitcoin será o próprio governo já que os contêineres estão plotados com a escrita “Gobierno de El Salvador.

Antes de El Salvador, o governo da Venezuela já iniciou nesta atividade na América Latina, sendo que o Paraguai cogita começar em breve.

Fonte de energia limpa e renovável

A mineração de Bitcoin está acendendo a discussão sobre a importância do uso de energias limpas e renováveis. Embora a solução de El Salvador seja ótima, não são todos países que possuem vulcões inativos que possam ser usados.

As hidroelétricas, muito usadas no Brasil, também apresentam seus desafios, pois o ecossistema ao seu redor é totalmente transformado, o que não é bom para o meio-ambiente, sem falar em períodos de seca. Energias eólicas e solar acabam dependendo dos ventos e do sol, respectivamente, além desta última não funcionar todos os dias.

Uma das melhores alternativas é a energia nuclear, que ocupa pouco espaço, gera energia limpa e barata e, ao contrário do que muitos pensam, é segura.

Enquanto isso, países vem sofrendo com a geração de energia. Assim como o Brasil está sofrendo por conta da seca, fazendo com que o governo aumente o preço por kW/h, a China está sofrendo com a escassez de carvão, sua principal fonte de energia, fazendo com que vários setores da indústria diminuam sua produção. Assim, a solução de El Salvador é ótima não apenas para o Bitcoin.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias