Mineração de Bitcoin é encontrada em cemitério da China

Investigações de gastos com energia levaram polícia até o local!

Siga no
Mineração de Bitcoin é importante para manter a rede
Mineração de Bitcoin

O governo chinês está controlando o consumo de energia no país durante a crise do novo coronavírus, e um gasto de um local chamou atenção das autoridades. Ao investigar um possível cemitério em uma província da China, uma instalação de mineração de Bitcoin subterrânea foi encontrada e desmantelada.

De fato, a mineração de Bitcoin não é uma atividade proibida na China, mas tem sido vista com maus olhos em 2020. Atravessando problemas para manter a energia para sua população, a maior do mundo, alguns locais têm combatido a mineração de criptomoedas.

O consumo de energia de uma instalação que minera Bitcoin é relativamente alto, mesmo com o custo na China sendo baixo. Recentemente, outra operação de mineração foi desmantelada no país, contudo, dentre de um canil.

Máquina de mineração de Bitcoin
Máquina de mineração de Bitcoin – Reprodução

Mineração de Bitcoin em cemitério chama atenção das autoridades da China

A mineração de Bitcoin é uma das principais necessidades do Bitcoin para que a rede mantenha seu funcionamento normal. Isso porque, apenas com a mineração, é que transações são validadas na rede e a segurança é mantida.

Entretanto, a mineração é uma atividade especializada hoje, uma vez que depende de baixos custos com energia e placas gráficas específicas. Um dos melhores países para se minerar é a China, que possuí baixo custo com energia, clima relativamente favorável e fácil acesso às placas de mineração.

Uma instalação inusitada de mineração, contudo, chamou atenção das autoridades chinesas. Buscando minar locais de mineração, uma investigação levou a polícia até um suposto cemitério, com algumas “covas”, mas que estariam tendo um alto consumo de energia.

Supostas covas de cemitério escondiam mineração de Bitcoin na China
Supostas covas de cemitério escondiam mineração de Bitcoin na China – Reprodução

Ao revirar nas covas, os policiais foram surpreendidos com equipamentos de ar condicionado e passagens secretas. Ao entrar nos fúnebres bunkers, uma instalação de mineração de Bitcoin foi encontrada no suposto cemitério da China.

Entrada secreta para fazenda que minera Bitcoin na China
Entrada secreta para mineração de Bitcoin na China – Reprodução

"Cemitério" na China abrigava na verdade fazenda de mineração de Bitcoin
“Cemitério” na China abrigava, na verdade, fazenda de mineração de Bitcoin – Reprodução

A operação foi desmantelada pela polícia, que registrou toda a operação em vídeo. De acordo com o BJNews, o caso está sendo investigado pela polícia de Daqing após o encerramento das atividades de mineração em 26 de maio.

Para fugir da perseguição das autoridades chinesas, mineradores estão inovando em criar fazendas de mineração

Ainda que não seja uma atividade ilegal, os mineradores estão tendo que atravessar o momento de pandemia como podem. Para evitar serem encerrados, inovam em locais de mineração de Bitcoin.

Recentemente, outro caso chamou atenção na China foi de um canil que estava com um consumo de energia além do necessário. Ao chegar no local, e se deparar com grades para cachorros, a polícia chegou até uma instalação para minerar Bitcoin.

Mineração de Bitcoin em canil da China
Mineração de Bitcoin em canil da China – Reprodução

Equipamentos para minerar Bitcoin são apreendidos em canil da China
Equipamentos de mineração de Bitcoin são apreendidos em canil da China – Reprodução

No local, foram apreendidos pelo menos 54 equipamentos de mineração, segundo o site chinês GMW. Ou seja, para minerar Bitcoin na China, os mineradores estão buscando lugares novos para continuar suas atividades, contudo, a polícia a autoridades seguem no encalço.

Recentemente, a região de Sichuan, na China, que é responsável pela mineração de grande parte dos Bitcoins passou a ser mirada pelo governo local. Caso as operações fossem encerradas, o Bitcoin poderia perder até 10% de sua taxa de hashs, algo que preocupa os fãs da moeda digital. Desde o início da quarentena, os mineradores de Sichuan têm sofrido, porém, mantido o funcionamento na medida do possível.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

CVM multa em R$ 250 mil JJ Invest e seu dono, Jonas Jaimovick

A Comissão de Valores Mobiliários do Brasil se reuniu na tarde desta terça-feira (1) para julgar três processos. Em um deles, a CVM multou...

“5000 bitcoins grátis”, Zangado tem canal hackeado com golpe de bitcoin

O Zangado, um dos maiores youtubers do Brasil e um dos mais icônicos criadores de conteúdo para o público gamer acabou de ter o...

Líderes de golpe com bitcoin são condenados a 11 anos de prisão

Os líderes de um dos maiores golpes com bicoin da história foram julgados e considerados culpados por fraudar milhares de investidores em 14,8 bilhões...

Últimas notícias

“5000 bitcoins grátis”, Zangado tem canal hackeado com golpe de bitcoin

O Zangado, um dos maiores youtubers do Brasil e um dos mais icônicos criadores de conteúdo para o público gamer acabou de ter o...

Líderes de golpe com bitcoin são condenados a 11 anos de prisão

Os líderes de um dos maiores golpes com bicoin da história foram julgados e considerados culpados por fraudar milhares de investidores em 14,8 bilhões...

“Você se arrependerá por escrever isso”, Daniel Fraga em 2013 sobre quem zombava do bitcoin

Quem comprou bitcoins antes de 2015 provavelmente está bem contente hoje (caso tenha mantido a moeda). Mas você sabia que tem muita gente que...