Mineração de Bitcoin acirra guerra pela eficiência

Preocupações com baixa rentabilidade moveu cadeiras!

Siga no
MIneração de Bitcoin
MIneração de Bitcoin

A mineração de Bitcoin é uma atividade essencial, que agora vê uma guerra pela eficiência entre seus agentes. Para que a rede funcione de forma plena, a atividade não pode parar, nem com o halving.

Com o corte na emissão de Bitcoin por dia, que deverá ser vista em menos de 30 dias, a preocupação tomou conta da comunidade. Isso porque, com o preço do Bitcoin em torno de U$ 7 mil, deverá haver uma enorme pressão sobre os mineradores.

As duas principais marcas fabricantes de equipamentos de mineração ampliaram sua produção. Ao invés de baixar a cabeça, os mineradores já se preparam para uma nova guerra, agora, pela eficiência de quem irá conseguir encontrar o Bitcoin, cada vez mais raro.

Mineração de Bitcoin (BTC)
Mineração de Bitcoin (BTC)

A Mineração de Bitcoin não morreu, vendo crescer no horizonte esperanças com uma nova guerra pela eficiência

Ao perceber a chegada iminente do halving do Bitcoin, os mineradores se preocuparam com sua atividade diária. Com menos moedas sendo emitidas diariamente, tornando o Bitcoin ainda mais escasso, muitos se desesperaram.

De fato, a atividade de mineração do Bitcoin é uma verdadeira guerra contra a eficiência, desde seus primórdios. Não é fácil encontrar uma recompensa, sendo necessário uso de máquinas sofisticadas para realizar essa atividade.

Como o Bitcoin terá metade da recompensa diária em um mês, ou seja, apenas 900 BTCs serão emitidos, os mineradores que possuem máquinas antigas se preocuparam. Contudo, apesar das preocupações com a baixa eficiência, uma guerra surgiu no setor.

Mineração de Bitcoin utiliza máquinas específicas
Mineração de Bitcoin utiliza máquinas específicas

Duas principais fabricantes de ASICs, chips gráficos que mineram Bitcoin, já anunciaram o lançamento de suas novas máquinas. A Bitmain, por exemplo, que é a maior fabricante, anunciou que em maio o mercado receberá as S19.

Já sua principal concorrente, a MicroBT, anunciou que irá lançar três novos modelos de máquinas. Serão as M30S+, M30S++ e M31S+, que já estão em estoque e poderão ser entregues em até 30 dias. Com isso, aqueles mineradores que queriam atualizar seus equipamentos, o mercado já providenciou uma nova corrida pela eficiência.

Mineração de Bitcoin é a maior preocupação com halving, poderia causar queda nos preços

Certamente aqueles que conhecem a história do Bitcoin sabem que a mineração é uma das principais atividades do Bitcoin. A moeda utiliza o algoritmo Proof of Work para o trabalho de garantir segurança na rede, o que exige um compromisso árduo de máquinas especializadas.

As preocupações iniciais é que com o preço do Bitcoin em torno de U$ 7 mil, como está hoje, os mineradores percam incentivos para continuar suas atividades. É claro que não serão todos a desistir, mas uma saída de muitos atores deste mercado seria ruim para o Bitcoin.

Ou seja, o mercado analisa os anúncios das fabricantes de hardware lançando novidades com olhar atento. Essa é uma das formas que os mineradores podem voltar a competir de forma saudável pelas recompensas do ouro digital.

É claro que a mineração do Bitcoin sempre foi uma guerra pela eficiência, recompensando aqueles que conseguem um desempenho superior. Dessa forma, os mineradores não irão desistir fácil, mas sim, se adaptar, e as máquinas que poderão ajudar na adaptação já chegaram nos mercados.

Mineração de Bitcoin
Mineração de Bitcoin

O ano de 2020 é especial para o Bitcoin, uma vez que muitos efeitos poderiam ajudar o preço a subir. Com isso, ao ver a mineração ajustando seu caminho para a eficiência, o cenário fica mais promissor para a maior moeda digital do mundo.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Criptomoeda Ethereum ao lado do Bitcoin

Mineradores de Ethereum estão lucrando mais que os de Bitcoin

Os mineradores de Ethereum estão lucrando mais que os de Bitcoin, de acordo com dados divulgados por um estudo do The Block. A mineração de...
Criptomoeda Bitcoin sobre notas de Dólar dos Estados Unidos

46 milhões de americanos investiram em criptomoedas, aponta pesquisa

O número de pessoas que já compraram criptomoedas nos Estados Unidos tem aumentado nos últimos anos. De acordo com um novo levantamento, 46 milhões...
Globo Hashdesh coinbase

Globo e Coinbase investem em empresa brasileira de criptomoedas

A Rede Globo - sim, a maior emissora do Brasil e a segunda maior do mundo - por meio do seu braço de investimentos Globo...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias