Mineradora de bitcoin perde 500 mil dólares e processa parceiro de custódia

Caso de custódia de bitcoin terceirizada não acabou bem entre as partes e 36 bitcoins podem ter sido perdidos.

A mineradora de bitcoin Sphere 3D (NASDAQ: ANY), instaurou um processo contra uma empresa parceira, após perder 500 mil dólares em moedas digitais custodiadas com a Gryphon Digital Mining.

Como o anúncio ocorreu no feriado do dia 7 de abril de 2023, as ações da Sphere 3D não caíram na bolsa de valores.

Com sede no Canadá, a empresa se diz uma operação líder no mercado de mineração de criptomoedas. As suspeitas envolvem um prejuízo de 36 bitcoins, que estavam custodiados com a empresa parceira.

🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

Mineradora de bitcoin registra grande prejuízo após moedas custodiadas em empresa parceira serem transferidas para golpistas

Parceira desde dezembro de 2021, a Gryphon assumiu o gerenciamento de custódia da Sphere 3D, em troca de receber um lucro de 22,5% das operações da mineradora de bitcoin.

Além de gerenciar os bitcoins da Sphere, a Gryphon também tinha que organizar as obrigações fiduciárias da companhia da capital aberto. Contudo, tudo indica que houve uma má administração dos fundos e valores acabaram sendo perdidos.

De acordo com Patricia Trompeter, CEO da Sphere 3D, a Gryphon violou os termos entre as empresas, ao perder os valores.

“Hoje (7/4), entramos com um processo contra a Gryphon, provedora de serviços de gerenciamento de custódia de nossos serviços relacionados a blockchain e criptomoedas, por violar materialmente o Contrato Principal de Serviços (“MSA”) que firmamos com a Gryphon. Acreditamos que Gryphon colocou os ativos da empresa em risco significativo e violou intencionalmente seus deveres contratuais.”

A CEO da Sphere 3D ainda disse que o processo instaurado contra a parceira demonstra ela busca proteger a empresa e acionistas. Além disso, Trompeter declarou que a integridade corporativa é essencial no mercado de criptomoedas, o que a Gryphon não comprovou ter.

“Meu trabalho, antes de mais nada, é proteger os ativos da empresa e maximizar o valor para os acionistas. O arquivamento de hoje demonstra que não apenas protegeremos a empresa que todos nós trabalhamos tanto para navegar no ano passado, mas também que não seremos intimidados ou ameaçados por pessoas como Gryphon. A integridade corporativa é essencial, inclusive em nosso setor. Gryphon falhou em agir com integridade, falhou em honrar nosso contrato, e iremos responsabilizá-los.”

Publicamente, a Gryphon não comentou sobre o caso ainda. Mesmo assim, primeiras investigações do caso indicam que o dinheiro perdido da Sphere 3D ocorreu após funcionários da Gryphon transferirem 36 bitcoins para um golpista que se passou por um executivo.

Serviços de custódia institucional

O que chama atenção para o caso é que os serviços de custódia institucionais de bitcoin crescem em todo o mundo.

A própria Nasdaq, por exemplo, tem planos de entrar no mercado de custódia de bitcoin em 2023, ofertando seus serviços a empresas parceiras.

Contudo, o caso da Sphere 3D contra a Gryphon mostra que não são todas as empresas que possuem condições de assumirem os compromissos esperados.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas e ganhe até $30.000 em cashback. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Comprar agora

Últimas notícias