A Marathon Digital, mineradora listada na Nasdaq, perdeu a recompensa de um bloco ao tentar ‘enganar’ a rede do Bitcoin. A quantia perdida foi de 6,5 BTC (R$ 760.000), resultando em diversos comentários nas redes sociais.
Em termos simples, a mineradora alterou a ordem das transações no bloco minerado, tentando gastar bitcoins antes de recebê-los. O bloco foi invalidado pelos nodes da rede, resultando em uma punição à mineradora.
A própria Marathon admitiu ter minerado um bloco inválido, mas apontou que não agiu maliciosamente. Segundo a empresa, o erro foi causado por um experimento que visava otimizar suas operações.
Mineradora reconhece erro por bloco inválido
Através do Twitter, a Marathon Digital emitiu um breve comunicado sobre a situação, reconhecendo que tentou minerar um bloco inválido. No entanto, fez questão de enaltecer a segurança do Bitcoin.
“Utilizamos uma pequena parte de nossa taxa de hash para realizar experimentos em nossa pool de desenvolvimento e pesquisar métodos potenciais para otimizar nossas operações”, escreveu a mineradora. “O erro foi resultado de um bug inesperado ocorrido em um de nossos experimentos. De forma alguma este experimento foi uma tentativa de alterar o Bitcoin Core.”
“Este incidente, embora não intencional, sublinha a segurança robusta da rede Bitcoin, que rejeitou e retificou a anomalia.”
To clarify, this bug emanated from Marathon's own internal development environment. It was not related to Marathon's production pool. It was also not related to Bitcoin Core. #Bitcoin functioned exactly as designed by excluding the invalid block.
— Marathon Digital Holdings (NASDAQ: MARA) (@MarathonDH) September 27, 2023
No tuíte seguinte, a empresa nota que “esse bug emanou do próprio ambiente de desenvolvimento interno da Marathon” e que “não está relacionado ao Bitcoin Core” e que o “Bitcoin funcionou exatamente como projetado, excluindo o bloco inválido”.
Nos comentários, alguns perfis famosos, como a BitMEX Research, tentaram obter mais informações sobre o caso, questionando o que eles estavam tentando otimizar. Nenhuma resposta foi dada.
Já o desenvolvedor conhecido pelo pseudônimo 0xB10C notou que a mineradora poderia estar usando uma versão customizada do Bitcoin Core, permitindo a tentativa do lançamento de novos parâmetros.
“Eles podem estar executando código personalizado. O Bitcoin Core normalmente verifica novamente a validade do bloco após criar um modelo de bloco.”
Mais detalhes sobre o bloco minerado
Continuando com sua análise, 0xB10C nota que diversos blocos inválidos surgiram na rede de testes do Bitcoin recentemente. Ou seja, a Marathon pode ter migrado seus experimentos para a rede principal, mas acabou perdendo R$ 760.000 com isso.
“Agora a Marathon Digital minerou um bloco inválido na altura 809.478 da rede principal. Observei o bloqueio em 9 dos 9 nós”, escreveu o desenvolvedor, notando que o erro foi causado por inputs ausentes/gastos devido à reorganização das transações no bloco em questão.
Now @MarathonDH mined an invalid block at 809478 on mainnet. I observed the block on 9 out of 9 nodes.
ERROR: ConnectTip: ConnectBlock 000000000000000000006840568a01091022093a176d12a1e8e5e261e4f11853 failed, bad-txns-inputs-missingorspent, CheckTxInputs: inputs missing/spent https://t.co/SoIfTl1CXe pic.twitter.com/VeqGZjCVhK
— 0xB10C (@0xB10C) September 27, 2023
Jameson Lopp, outro desenvolvedor, também comentou sobre a situação que ocorreu na última terça-feira (26), dando ênfase para a segurança oferecida pelo Bitcoin.
“Bitcoin é uma fortaleza impenetrável de validação. Não são permitidos gastos duplos!”
Bitcoin is an impenetrable fortress of validation. No double spending allowed!https://t.co/VnN1133YmF pic.twitter.com/NtE4cf6ztQ
— Jameson Lopp (@lopp) September 27, 2023