Com falta de GPUs, mineradores começam comprar Notebooks gamers para minerar criptomoedas

Caso a moda de usar notebooks gamers ganhe força, vamos ver a falta de equipamentos no mercado.

O mercado das criptomoedas, principalmente da mineração, altera uma série de outros setores, desde a produção de energia elétrica em diferentes países até mesmo o mercado de hardware para computadores. Desde que a mineração se popularizou, há uma briga entre o mercado gamer e o de mineração pelas melhores GPUs. Isso fez a demanda por placas gráficas aumentar, levando a escassez dos dispositivos, essa falta de placas é tão grande no mercado que recentemente mineradores começaram a usar notebooks gamers para minerar ativos digitais.

Isso escancara principalmente a demanda por mineração, que está forçando os mineradores a buscar outras maneiras para suprir a falta de equipamentos, e também o como o criptomercado afeta outros setores. Durante 2017 e a alta da mineração de bitcoin, o preço das GPUs quase dobrou, evitando que muitos consumidores finais comprassem essas peças para uso doméstico.

Agora, caso a moda de usar notebooks gamers ganhe força, vamos ver a falta de equipamentos mais vez. As informações sobre essa nova prática  foram divulgadas através do Weibo (a maior rede social da China) e repassadas através de diferentes tuítes.

Nas imagens é possível ver pelo menos uma fazenda de mineração cheia de notebooks, alguns desmontados em racks personalizadas ou simplesmente ligados no chão.

Como notado pelo PC Gamer, esse é um fenômeno novo e até mesmo bem diferenciado, já que nem durante o boom de 2017 houve relatos de notebooks que estavam sendo usados dessa maneira.

Como é de se imaginar, essa não é uma tática muito efetiva, já que os Notebooks dificilmente alcançarão o desempenho de uma placa mãe preparada para GPUs. O que também indica um certo desespero em tentar minerar o máximo possível.

Não fica claro se a estratégia está sendo repetida em outras fazendas de mineração, mas com certeza esse não é um bom sinal, principalmente para quem quer comprar peças de computador no futuro próximo.

Também não dá para saber quais são as moedas mineradas pelos notebooks. No entanto, considerando que a mineração de bitcoin é dominada pelas ASICs, assim como outras moedas, é bem possível que seja a mineração de alguma altcoin menor.

Moedas como o Doge e principalmente o Monero possuem uma mineração mais democrática e que pode ser realizada por GPUs com um certo lucro. Até mesmo o Ethereum, até certo ponto, pode oferecer lucro para o minerador.

No mais, o mercado de mineração continua no seu caminho para irritar os gamers, muitas vezes de propósito. 

Ganhe até US$ 50 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders. Acesse: Coincall.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias