Com falta de GPUs, mineradores começam comprar Notebooks gamers para minerar criptomoedas

Caso a moda de usar notebooks gamers ganhe força, vamos ver a falta de equipamentos no mercado.

Siga no

O mercado das criptomoedas, principalmente da mineração, altera uma série de outros setores, desde a produção de energia elétrica em diferentes países até mesmo o mercado de hardware para computadores. Desde que a mineração se popularizou, há uma briga entre o mercado gamer e o de mineração pelas melhores GPUs. Isso fez a demanda por placas gráficas aumentar, levando a escassez dos dispositivos, essa falta de placas é tão grande no mercado que recentemente mineradores começaram a usar notebooks gamers para minerar ativos digitais.

Isso escancara principalmente a demanda por mineração, que está forçando os mineradores a buscar outras maneiras para suprir a falta de equipamentos, e também o como o criptomercado afeta outros setores. Durante 2017 e a alta da mineração de bitcoin, o preço das GPUs quase dobrou, evitando que muitos consumidores finais comprassem essas peças para uso doméstico.

Agora, caso a moda de usar notebooks gamers ganhe força, vamos ver a falta de equipamentos mais vez. As informações sobre essa nova prática  foram divulgadas através do Weibo (a maior rede social da China) e repassadas através de diferentes tuítes.

Nas imagens é possível ver pelo menos uma fazenda de mineração cheia de notebooks, alguns desmontados em racks personalizadas ou simplesmente ligados no chão.

Como notado pelo PC Gamer, esse é um fenômeno novo e até mesmo bem diferenciado, já que nem durante o boom de 2017 houve relatos de notebooks que estavam sendo usados dessa maneira.

Como é de se imaginar, essa não é uma tática muito efetiva, já que os Notebooks dificilmente alcançarão o desempenho de uma placa mãe preparada para GPUs. O que também indica um certo desespero em tentar minerar o máximo possível.

Não fica claro se a estratégia está sendo repetida em outras fazendas de mineração, mas com certeza esse não é um bom sinal, principalmente para quem quer comprar peças de computador no futuro próximo.

Também não dá para saber quais são as moedas mineradas pelos notebooks. No entanto, considerando que a mineração de bitcoin é dominada pelas ASICs, assim como outras moedas, é bem possível que seja a mineração de alguma altcoin menor.

Moedas como o Doge e principalmente o Monero possuem uma mineração mais democrática e que pode ser realizada por GPUs com um certo lucro. Até mesmo o Ethereum, até certo ponto, pode oferecer lucro para o minerador.

No mais, o mercado de mineração continua no seu caminho para irritar os gamers, muitas vezes de propósito. 

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Comissão Oficial do Bitcoin em El Salvador causa polêmica

“Comissão Oficial do Bitcoin” em El Salvador causa revolta na comunidade

Muitas coisas estão acontecendo em El Salvador desde que o país da América Central decidiu adotar o Bitcoin como moeda de curso legal. Recentemente...
Real-inflação (imagem: SHutterstock)

Inflação batendo as portas, como se proteger?

A inflação é totalmente sem educação, entra em nossas casas sem permissão ou aviso prévio e fica por um bom tempo morando conosco. É...
Mineração de Bitcoin, moeda BTC e GPU

Preço do Bitcoin cai após hashrate atingir mínima anual

A recente queda no preço do Bitcoin coincidiu com a baixa no hashrate da rede, com uma possível capitulação de mineradores do mercado. Vale...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias