Com o valor atual do Bitcoin, a mineração da moeda digital está se tornando extremamente lucrativa e o número de mineradores de criptomoedas está crescendo rapidamente.
De acordo com a CoinMetrics, a mineração de Bitcoin rendeu aos mineradores US $ 1,36 bilhão em fevereiro (R$ 7.6bi), um recorde. Mesmo em dezembro de 2017, o lucro dos mineradores foi menor.
Para efeito de comparação, a receita dos mineradores em janeiro de 2021 foi 21% menor – e isso apesar do fato de haver mais dias em janeiro do que em fevereiro.
Em dezembro de 2020, a receita dos mineradores foi 62% menor que em janeiro. Portanto, há um aumento constante no lucro dos mineradores e isso os estimula a aumentar o poder de computação.
Isso é, comprar placas de vídeo ou dispositivos ASIC. Os fabricantes de ASIC inclusive estão começando a expandir a produção para atender à crescente demanda. Por exemplo, a Compute North planeja investir US$ 25 milhões para expandir a produção.
Uma pequena parte da receita total dos mineradores – US $ 186,4 milhões, ou 13,7% – veio das taxas de transação. Os US $ 1,18 bilhão restantes vieram das recompensas por blocos na rede, ou seja, a “criação” de novos bitcoins.
O recorde anterior de lucro de US $ 1,25 bilhão foi estabelecido em dezembro de 2017, durante o pico do mercado.
Medido por terahash por segundo (TH / s), as receitas das mineradoras saltaram entre US US $ 0,23 e US $ 0,38 em fevereiro, encerrando o mês perto de US $ 0,30, de acordo com os dados da Luxor Technologies.