MMM: Maior pirâmide financeira do mundo ressurge das cinzas e lança criptomoeda

A nova 'MMM" foi incluída na lista de empresas financeiras ilegais, por possuir sinais claros de esquema de pirâmide.

Siga no

A MMM, considerada a maior pirâmide financeira do mundo, ressurgiu das cinzas e está fazendo anúncios em cidades russas, o esquema foi criado nos anos 90 e teve seu líder preso em 2008. O golpe agora tem um novo nome, – “Revived MMM” – e promete pagamentos em Bitcoin.

O golpe criado por Sergei Mavrodi enganou pelo menos 10 milhões de pessoas em todo mundo. Com a nova face, a essência continua a mesma, o logotipo é o mesmo e as promessas são as mesmas, a diferença é que agora a empresa tem uma criptomoeda própria, a Mavro, ou MMMcoin.

O curioso é que o novo líder do esquema está divulgando a empresa com cartazes publicitários e banners de vários tamanhos nas ruas de várias cidades russas. Um dos banners traz as letras maiúsculas “MMM” e uma mulher vestida de Papai Noel.

A pirâmide remodelada agora não tem escritórios. Ela funciona 100% online: por meio de redes sociais e sites.

Revived MMM
Revived MMM

MMM com Bitcoin

Os líderes da nova MMM não consideram o esquema como uma pirâmide. E muitos russos estão dispostos a investir no negócio na esperança de ganhar dinheiro “fácil”. A nova empresa também promete aos clientes a recuperação de fundos perdidos no extinto esquema.

Sem surpresa, a nova MMM oferece lucros de 400% pelos valores investidos, e eles dizem que se trata de uma espécie de fundo de assistência mútua. Eles explicam da seguinte forma:

“Vasya transfere dinheiro para Petya – na esperança de que mais tarde ele também receba ajuda. Isso é tudo.”

As pessoas colocam dinheiro no esquema com a esperança de que vão receber de volta. Não há nenhuma “garantia” no negócio. Nenhum contrato é assinado, nenhum recibo é fornecido, nenhuma garantia é dada. E o fundador da nova rede financeira deixa isso claro.

O valor mínimo de aporte é de 50 dólares. Depois, a empresa promete pagar rendimentos mensais de 10% com a criptomoeda “Mavro”. Os pagamentos são chamados de ajuda e podem ser feitos em Bitcoin.

Pirâmide antiga

Autoridades russas já fizeram um alerta sobre a empresa, de acordo com o Banco Central da Rússia, por trás da “Revived MMM está um homem chamado Danil Yusupov.

Ele conhece os ensinamentos de Mavrodi, mas prefere usar um termo completamente diferente – “fundo de ajuda mútua”. E ao contrário do “guru” da MMM, não promete pagamentos aos investidores. Ele simplesmente conta a eles sobre a suposta criptomoeda Mavro, e garante a todos que o preço da moeda vai subir muito em breve.

A nova ‘MMM” foi incluída na lista de empresas financeiras ilegais, por possuir sinais claros de esquema de pirâmide.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki diz que crash do Bitcoin é uma “excelente notícia” – “Hora de...

Não é segredo para ninguém que o mercado de criptomoedas está em um período bem complicado, com uma correção que começou na virada do...
XP Investimentos e gráficos ao fundo

XP Investimentos lança fundo focado em metaverso

A XP Investimentos e a corretora Rico anunciaram nesta segunda-feira (24) um fundo focado no metaverso, que estará disponível para seus clientes. A XP...

Nova ameaça ao Ethereum? Fantom ultrapassa Solana, BSC e Avalanche

Com o setor DeFi ainda sendo um ponto importante para o mercado de criptomoedas e diferentes ecossistemas, uma rede está se destacando em relação...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias