Momentum do Bitcoin
Com o Bitcoin superando os US$ 123.000 nesta sexta-feira (3) após uma alta de 12,5% nos últimos sete dias, o novo termo preferido de diversos analistas para explicar esta alta é “momentum”.
Dentre os destaques estão PlanB, criador do modelo Stock-to-Flow (S2F), e Anthony Pompliano, famoso defensor do Bitcoin, bem como Willy Woo e Swissblock da Bitcoin Vector.
A palavra indica uma força impulsionando o Bitcoin para cima e quanto mais rápido e forte é esse movimento, mais difícil é parar ou mudar a sua direção.
Em análise publicada em seu canal nesta sexta-feira (3), PlanB, criador do modelo Stock-to-Flow (S2F), disse estar confiante sobre o futuro da criptomoeda.
Citando que a média geométrica é sempre menor que a média aritmética, o analista destaca que a média geométrica das últimas 200 semanas é igual à média aritmética dessas 200 semanas menos um fator de volatilidade.
“Se essas linhas divergirem, como está acontecendo agora, significa que a volatilidade está entrando no sistema”, comentou PlanB. “O momentum está se formando. Normalmente, isso precede um mercado de alta, seguido por um leve mercado de baixa. Portanto, isso reforça que o momentum é real e se acumulando.”
“Momentum é uma força, como um trem: você não consegue pará-lo instantaneamente; ele continuará por um tempo.”
Já o Bitcoin Vector, formado por Willy Woo e Swissblock, destacaram na última quarta-feira (1º) que o Bitcoin está prestes a repetir um padrão que só aconteceu três vezes no último ano, todas as vezes dando início a uma disparada de preço.
“Nossa configuração favorita para rompimentos do Bitcoin é quando Mudança de Estrutura + Momentum de Preço se alinham.”
“Nos últimos 12 meses, vimos isso apenas três vezes:
“Cada uma dessas vezes levou a novas máximas históricas. Estamos alinhados novamente.”
Se auto-questionando sobre quão forte será este rompimento, o perfil responde que isso dependerá das entradas de capital.
“Sem novas entradas, o BTC pode alcançar a zona de máxima histórica, mas terá dificuldade em manter o nível”, explicaram os analistas. “Com entradas de capital, o alinhamento de Estrutura + Momentum coloca uma nova máxima histórica e além firmemente no roteiro.”
Partindo para uma análise menos técnica, Anthony Pompliano foi outro nome famoso do mercado que também usou o termo “momentum” nesta quinta-feira (2) para descrever a situação atual dos mercados financeiros.
“Adam Kabisi aponta que o mercado atingiu o fundo exatamente no momento em que o governo oficialmente parou. Quer dizer, olhe para este gráfico. Não poderia estar mais claro”, iniciou Pompliano, falando em específico sobre o S&P 500.
“O mercado basicamente está desafiando o blefe do governo. Ninguém, nem você nem eu, acredita que o governo realmente ficará fechado. Todos enxergam a situação pelo que realmente é: um drama performático. Um grande motivo pelo qual o mercado ignorou as notícias do shutdown é que houve muito momentum nos mercados públicos este ano.”
Continuando sua análise, Pomp destaca que esse momentum está sendo impulsionado por ações de tecnologia, especialmente pelo setor de Inteligência Artificial desde a chegada do ChatGPT.
“As empresas estão gerando mais lucros com menos funcionários”, explica Pompliano.
“Falando em grandes ativos, Bitcoin e ouro também estão na conversa. […] Ações, Bitcoin e ouro, todos estão indo bem em 2025. […] Coisas em movimento tendem a permanecer em movimento, e os ativos financeiros têm muito momentum atualmente.”
“Se você quiser tentar prever o topo do mercado, fique à vontade, gênio. Apenas não chore depois se for atropelado pelo movimento”, finalizou.
Stocks, bitcoin and gold are all going higher.
Things in motion tend to stay in motion.
Momentum! pic.twitter.com/P1GdWPAEcW
— Anthony Pompliano 🌪 (@APompliano) October 2, 2025
Comentários