Monero tem falha no mecanismo de privacidade das transações

A comunidade Monero está preocupada com a falha, mesmo com as garantias de que ela não expõe a identidade de quem transaciona com a rede.

Siga no
Criptomoeda Monero e códigos ao fundo
Criptomoeda Monero e códigos ao fundo

A equipe de desenvolvedores da Monero encontrou uma falha no mecanismo de privacidade das transações. O problema pode deixar informações sensíveis à mostra, revelando o verdadeiro gasto.

Quando uma transação é enviada na rede Monero, ela passa por um algoritmo de privacidade que a embaralha na rede. Esse mecanismo impede que pessoas vejam qual é o real gasto de um endereço, que acaba dando aos seus usuários uma segurança maior na privacidade.

Por conta do seu mecanismo, a Monero é considerada a maior criptomoeda privada, mas de fato a história não é bem essa.

Monero encontra falha perigosa em mecanismo de privacidade em transações

O novo erro encontrado na rede Monero está sendo tratado pela equipe de desenvolvedores com prioridade, visto que afeta um componente principal de sua rede e, até aqui, o seu maior diferencial entre as criptomoedas, sendo sua privacidade.

Pelo GitHub foi aberto o Issue 7807 pelos desenvolvedores, que expuseram a falha para os interessados em ajudar nas correções. O problema afeta usuários que recebem a Monero (XMR) na carteira oficial, gastando esse saldo em menos de 20 minutos após receber o recurso.

Ou seja, caso uma pessoa receba uma XMR na carteira e já gaste ela em seguida, seu gasto real pode ser identificado. A equipe de desenvolvedores do Monero disse que a quantia de moeda enviada e a origem do envio continuam indetectáveis, mas a falha pode causar outros problemas de privacidade no futuro.

A recomendação da equipe Monero é para que os usuários não gastem seus recursos recebidos com menos de 1 hora de espera, visto que isso pode mitigar o erro até que uma correção seja lançada na carteira, afirmou o desenvolvedor Justin Ehrenhofer.

“A melhor maneira de mitigar seus riscos no momento é ESPERAR pelo menos 1 hora após receber os fundos antes de gastar os mesmos resultados. Gastar imediatamente após a expiração do bloqueio é muito imprudente com a falha atual.”

Transações passadas podem estar em risco?

A comunidade Monero está preocupada com a falha, mesmo com as garantias de que ela não expõe a identidade de quem transaciona com a rede. Vale o destaque que a falha está presente há algum tempo, afirmou um OP de um post no Reddit e que está acompanhando o caso de perto.

Vale o destaque que a privacidade da Monero corre riscos com a falha, mas os desenvolvedores já propuseram a espera de 1 hora para mitigação do erro e estão em busca da correção. Como o código é aberto, qualquer pessoa pode ajudar a corrigir o problema.

Um hard fork na rede ainda não é cogitado para essa correção.

“O Monero Research Lab e os desenvolvedores do Monero levam esse assunto muito a sério. Forneceremos uma atualização quando as correções de carteira estiverem disponíveis.”

Em valor de mercado, a Monero hoje ocupa a posição 29 do market cap, valendo US$ 222,00, com uma queda de 3,6% nas últimas 24 horas.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
PayPal e Bitcoin

PayPal anuncia novo aplicativo para criptomoedas

O PayPal continua apostando nas criptomoedas, após ingressar no criptomercado há cerca de um ano, a empresa revelou seu novo app que traz recursos...
Ethereum. (Imagem: Adobe Stock)

Investidor veterano alerta: “Ethereum está entrando em momento de queda prolongada”

Peter Brandt é um veterano do mercado de investimentos e um nome bem respeitado entre quem acompanha criptomoedas. Peter não é um estranho para o...

“Corretoras de criptomoedas estão em risco”, diz Bloomberg

As corretoras de criptomoedas dos EUA podem estar prestes a enfrentar um grande risco de existência conforme as questões sobre a regulamentação do setor...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias