Mudanças no mercado cripto após a atualização Shapella

Em setembro de 2022, a rede Ethereum passou pelo seu momento mais crítico até então – o Merge, que fez a transição da rede de PoW para PoS. Além disso, a adoção do mecanismo EIP1559 tornou o ETH deflacionário.

Segundo a ultrassom.money, em 10 de abril, o fornecimento total de ETH diminuiu aproximadamente 0,068% desde o Merge. Agora, como a primeira grande atualização da Ethereum após o Merge, que tipo de mudanças a atualização Shapella trará para o setor?

Fonte: ultrasound.money
Fonte: ultrasound.money

A crescente confiança entre os detentores de ETH

A atualização Shapella abrange principalmente quatro EIPs principais, entre os quais EIP-3651, EIP-3855 e EIP-3860 estão todos relacionados à redução do consumo de gás.

Além disso, o EIP-3860 também envolve o aumento do limite de tamanho dos contratos inteligentes, e o EIP-4895 mais esperado ativa a função de retirada de staking na Beacon Chain.

A atualização Shapella é claramente uma ótima notícia para desenvolvedores, usuários e partes interessadas:

  • O aumento no limite de tamanho dos contratos inteligentes permite que os desenvolvedores criem aplicações Ethereum mais criativas;
  • O menor consumo de gás reduz o custo de uso e as barreiras de entrada para os usuários;
  • O recurso de retirada permite que os investidores retirem seu ETH em staking e recebam as recompensas.
ETH art
ETH art

Alguns temem que o ETH enfrente uma liquidação após a ativação da retirada. No entanto, os tokens de liquidez (LSTs) agora representam 48% do total de ETH em staking, e essa parte da liquidez bloqueada já foi liberada.

Ao mesmo tempo, os primeiros investidores que bloquearam seu ETH antes da atualização Shapella estão otimistas com o desenvolvimento de longo prazo do ETH e provavelmente não venderão suas participações no nível de preço atual.

Além disso, assim que o recurso de retirada for ativado, será definido um limite para a quantidade de ETH que pode ser retirado da Beacon Chain por dia, o que significa que é improvável que ocorra uma venda massiva.

Vamos analisar a tendência de preço. Desde que os desenvolvedores confirmaram a ativação da atualização Shapella em janeiro de 2023, o preço do ETH subiu mais de 40%, até 10 de abril, segundo a >CoinEx.

Não há dúvida de que a atualização mais uma vez melhorou a confiança dos investidores na Ethereum.

ETH price
ETH price

Oportunidade para os prestadores de serviços de staking

O próximo recurso de retirada é positivo para os provedores de serviços de staking.

Antes da atualização Shapella, os investidores não podem retirar o ETH em staking, o que é um risco enorme que impediu algumas instituições prudentes, baleias e investidores com aversão ao risco de ingressar no staking de ETH. É também por isso que a taxa de participação do Ethereum é de apenas 15,07%, menor do que a de muitas outras moedas PoS.

ETH Staking
ETH Staking. Fonte Dune

A atualização Shapella fornece aos usuários uma saída clara. Enquanto isso, os investidores não precisarão mais se preocupar com a depreciação dos LSTs (Tokens de Staking Líquido) em cenários extremos ou com o risco de não conseguir retirar o ETH em staking no longo prazo.

Portanto, mais investidores de longo prazo podem investir em ETH para obter retornos anuais estáveis (o APY está atualmente acima de 4%).

Os principais provedores de serviços de staking de Ethereum incluem protocolos de staking líquidos, exchanges centralizadas e pools de mineração tradicionais, com participações de mercado de 33,3%, 27,3% e 17%, respectivamente, de acordo com a plataforma Dune.

Após a atualização Shapella, é provável que essas plataformas abracem novas oportunidades de crescimento.

ETH Staked Breakdown Fonte: Dune
ETH Staked Breakdown Fonte: Dune

LSD: Um novo espaço para a imaginação

Além de mais oportunidades para provedores de serviços de staking, espera-se que os LSTs emitidos por protocolos de staking líquidos se tornem mais estáveis.

Em junho de 2022, plataformas como Celsius e Alameda venderam grandes quantidades de stETH para cobrir lacunas de financiamento, o que esgotou a liquidez de stETH/ETH. Isso levou a uma desvinculação do stETH, com uma taxa máxima de desconto de 6,5%, ou seja, um stETH sendo negociado por apenas 0,935 ETH.

SETH all time high
SETH all time high

Fonte: Dune

stETH é o maior LST em termos de TVL, representando mais de 70% da participação de mercado. Além disso, o stETH oferece liquidez superior, mas ainda pode ser desvinculado em casos extremos.

No entanto, a atualização Shapella minimizará o risco de desvinculação dos LSTs graças à ativação da retirada. De acordo com as estatísticas, o valor do stETH se recuperou gradualmente à medida que a atualização Shapella se aproximava.

Fonte: DeFiLlama
Fonte: DeFiLlama

O valor estável de LSTs como stETH, juntamente com o crescente TVL da categoria LSD (Derivativos de Staking Líquido), criará mais oportunidades de crescimento para derivativos.

Além disso, também vai desencadear o surgimento de mais produtos DeFi, impulsionando o rendimento e a eficiência de capital dos LSTs. A essa altura, podem surgir mecanismos mais inovadores de staking de liquidez e seus derivativos.

Como foco do espaço cripto, a atualização Shapella certamente terá um impacto no cenário do mercado, especialmente para Ethereum e ecossistemas relacionados. Além disso, o boom da categoria LSD impulsionado pelo Ethereum também pode influenciar outras redes públicas de PoS.

Espera-se também que o staking de ETH se torne uma nova opção para investidores de longo prazo que buscam retornos estáveis. Além disso, após a atualização Shapella, a próxima atualização do Ethereum, Cancun, continuará implementando o plano de dimensionamento e estabelecendo as bases para o desenvolvimento da Camada 2.

Ethereum está um passo mais perto de seu objetivo de se tornar o “computador mundial”. O sucesso da atualização Shapella será um sinal positivo tanto para o Ethereum quanto para a indústria cripto, beneficiando investidores, desenvolvedores e usuários.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Publicação Patrocinada
Publicação Patrocinada
Este artigo foi fornecido pelo cliente. O Livecoins não endossa e não é responsável por, nem tem qualquer responsabilidade em relação ao conteúdo, precisão, qualidade, publicidade, produtos ou outros materiais nesta página. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa antes de tomar qualquer ação relacionada à empresa. o Livecoins não é responsável, direto ou indiretamente, por qualquer dano ou perda causado ou alegado ser causado pelo ou em conexão com o uso ou dependência de qualquer conteúdo, bens ou serviços mencionados no conteúdo pago.

Últimas notícias