Plataforma de criptomoedas sofre hack e pede que usuários alterem suas senhas

Uma investigação inicial da Nansen revelou que quase 7% da sua base de usuários tiveram seus dados comprometidos.

A Nansen, uma popular plataforma de análise de criptomoedas, revelou que sofreu um hack que expôs endereços de e-mail e senhas de parte de seus usuários.

Segundo comunicado da empresa, o ataque pode ter se originado de um fornecedor terceirizado cujo sistema foi comprometido, permitindo que os hackers obtivessem direitos de administrador em uma conta usada para conceder acesso ao sistema da Nansen.

“Usuários tiveram seus endereços de e-mail expostos, uma parcela menor também teve hashes de senha expostos e um último e menor grupo também teve seu endereço de blockchain exposto”, disse Svanevik, CEO da Nansen, em um post no Twitter (X).

A Nansen não citou o nome do fornecedor terceirizado em questão, no entanto, descreveu o fornecedor como “uma empresa grande”, amplamente utilizada por inúmeras empresas da Fortune 500.

E-mails, senhas e endereços de carteiras roubados

Uma investigação inicial da Nansen revelou que quase 7% da sua base de usuários tiveram seus dados comprometidos. Um número menor de pessoas tiveram endereços de blockchain também expostos, disse a empresa.

A plataforma também afirmou que identificou e notificou todos os usuários afetados, solicitando que alterassem suas senhas, além de informar que o hack não teve efeito nos fundos das carteiras.

Alguns usuários relataram nas redes sociais que receberam um alerta por e-mail da empresa, que pede a todos os clientes afetados e não afetados para ficarem em alerta contra tentativas de phishing.

Além disso, afirmou que a autenticação da identidade do remetente para todos os e-mails que supostamente vêm de Nansen é essencial para impedir potenciais tentativas de golpes.

OpenSea faz alerta aos usuários após hack da Nansen

A OpenSea, uma das maiores plataformas de NFTs do mercado, parece ter sido afetada pelo hack da Nansen, já que a empresa alertou seus usuários sobre um possível vazamento das chaves de API.

Conforme a empresa, dados relacionados às chaves de API podem ter sido expostas devido ao incidente da Nansen, pedindo que os usuários alterem as chaves o mais rápido possível.

“Não esperamos que isso tenha qualquer efeito imediato na sua integração com a nossa plataforma. No entanto, sua chave poderá ser usada por terceiros que usarão o limite de taxa alocado.”

De acordo com especialistas de segurança, os hackers podem abusar das chaves da API para aproveitar as solicitações pagas pelos usuários na OpenSea, roubando fundos e NFTs.

Por fim, a Nansen disse que está entrando em contato com usuários afetados por meio de e-mail e solicitando informações através de sua página de contato. Todos os usuários estão sendo orientados a alterar suas senhas.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias