O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump twittou que “não é fã do Bitcoin e outras Criptomoedas” e declarou que a criptomoeda do Facebook, a Libra terá “pouca importância”. Ele então proclamou o poder inabalável do dólar americano.
“Eu não sou fã do Bitcoin e outras criptomoedas, que não são dinheiro, e cujo valor é altamente volátil e baseado no ar ‘rarefeito’. Os ativos digitais não regulamentados podem facilitar atividades ilegais, incluindo tráfico de drogas e outras atividades ilegais.“, Disse o Presidente Americano.
I am not a fan of Bitcoin and other Cryptocurrencies, which are not money, and whose value is highly volatile and based on thin air. Unregulated Crypto Assets can facilitate unlawful behavior, including drug trade and other illegal activity….
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) July 12, 2019
O presidente reiterou muitas das preocupações que os críticos e o público têm sobre as criptomoedas. Céticos bem conhecidos como o economista Nouriel Roubini criticam o Bitcoin por muitas das mesmas razões apontadas por Trump no Twiter, frequentemente chamando a moeda digital de “bolha” e “fraude”.
Trump também atacou a criptomoeda do Facebook
“….Da mesma forma, a “moeda virtual” do Facebook, Libra terá pouca importância ou confiabilidade. Se o Facebook e outras empresas querem se tornar um banco, eles devem buscar uma licença bancária e se sujeitarem a todas regulações bancárias, assim como outros…”
….Similarly, Facebook Libra’s “virtual currency” will have little standing or dependability. If Facebook and other companies want to become a bank, they must seek a new Banking Charter and become subject to all Banking Regulations, just like other Banks, both National…
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) July 12, 2019
Trump citou as seguintes objeções sobre o bitcoin e outras criptomoedas:
- Não é dinheiro
- Volátil
- Não é baseado em nada
- Usado para cometer crimes
O presidente não expressou como manifestará sua visão sombria sobre o Bitcoin. É incerto se a administração dele promulgará restrições regulatórias ou outros obstáculos à adoção das moedas digitais nos Estados Unidos.
Esta não é a primeira vez que um político ridiculariza o Bitcoin. Em maio, o democrata californiano Brad Sherman pediu que membros do congresso se juntassem a ele na apresentação de um projeto de lei que proibisse a compra de criptomoedas por americanos.
A posição do presidente Trump está em forte contraste com o candidato presidencial democrata, Andrew Yang, que está explicitamente procurando ser eleito em uma campanha à favor de criptomoedas.