Taleb chama Bitcoin de “modinha” e diz que quem promoveu a criptomoeda se arrependerá

Nassim Taleb, autor dos livros Antifrágil e A Lógica do Cisne Negro, voltou a criticar o Bitcoin nesta terça-feira (29). Através de suas redes sociais, o economista compartilhou um artigo da CNBC sobre o estado do mercado, que atingiu o menor volume de negociações dos últimos 4 anos.

Para Taleb, isso é um indicativo de que o Bitcoin seja uma “moda passageira” e que aqueles que promoveram a criptomoeda se arrependerão de suas falas, mas sairão dizendo que já sabiam como a história acabaria.

Após as críticas do escritor, o Bitcoin disparou 6,5% em poucos minutos com a notícia de que a Grayscale venceu um processo contra a SEC em relação à transformação de seu fundo, o GBTC, em um ETF à vista nos EUA. Já o volume de negociações diário subiu 92,4%, segundo dados do CoinMarketCap.

Nassim Taleb critica Bitcoin citando queda no volume

No artigo compartilhado por Nassim Taleb, a CNBC revela que o Bitcoin atingiu seu menor volume de negociações desde novembro de 2018. Além de falências de gigantes no ano passado, como FTX, Genesis e BlockFi, a crescente pressão regulatória também piorou a situação do mercado.

“Mesmo após a violenta liquidação do bitcoin em 17 de agosto — a maior liquidação em um dia desde o auge das consequências da FTX em novembro — o mercado rapidamente ficou quieto novamente”, notou a CNBC. “A repressão regulatória dos EUA às criptomoedas, combinada com o fim da crise bancária em maio, afastou os criadores de mercado e os traders.”

Volume do Bitcoin entre novembro de 2018 e agosto de 2023. Fonte: CNBC/Reprodução.
Volume do Bitcoin entre novembro de 2018 e agosto de 2023. Fonte: CNBC/Reprodução.

Segundo Nassim Taleb, os dados acima são uma prova de que o Bitcoin é uma moda que já está passando. Através do X, rede social de Elon Musk, o escritor do best-seller A Lógica do Cisne Negro provocou os investidores da criptomoeda.

“A minha experiência é que, depois de uma moda desaparecer, aqueles que a promoveram cegamente alegarão que sempre souberam; era claramente previsível.”

Nos comentários, um investidor de Bitcoin afirmou que o Bitcoin não é uma moda passageira em países como Argentina e Turquia, amplamente afetados pela inflação de suas moedas nacionais.

Em resposta, mas sem argumentos, Taleb afirmou que “bloqueia idiotas”.

No passado, Taleb já foi um grande defensor do Bitcoin, tendo escrito o prefácio do livro O Padrão Bitcoin, de Saifedean Ammous.

Entretanto, acabou se tornando um dos maiores críticos da criptomoeda. Recentemente, os dois autores entraram em discussões calorosas, onde Ammous acusa Taleb de ser um péssimo trader, ganhando dinheiro apenas com a venda de livros.

$100 de bônus de boas-vindas. Crie sua conta na maior corretora para traders de criptomoedas e ganhe. Acesse Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias