NFT é bolha? NFT é investimento? Para que serve?

Quem certamente vai ganhar dinheiro nisso são os fundos de investimento por trás dos grupos lançando essas séries de NFTs, injetando grana em marketing e inflando as negociações.

Neymar, Stephen Curry, Eminem, Lil Baby, e Snoop Dogg, são algumas das celebridades que entraram na onda dos Bored Apes Yacht Club, uma série de NFTs. De forma simplificada, NFT é o registro no blockchain, um banco de dados público, da propriedade de determinado bem.

No caso, o Bored Apes Yacht Club é uma coleção de imagens de macacos criada por um algoritmo. Algumas características tornam a figurinha virtual mais rara, por exemplo, um chifre, ou um cigarro de palha na boca. Enfim, o importante é entender que o NFT é apenas uma entrada neste “cartório virtual”.

Por que alguém precisa de registro deste item?

Boa pergunta. Talvez seja pra mostrar pros amigos, ou o oposto, conseguir comprar no anonimato. O dono do NFT não recebe os direitos autorais da imagem, e qualquer pessoa consegue criar (mint) um registro idêntico.

A diferença é que o endereço original dos Bored Apes é público, divulgado nos sites e páginas especializadas.

Ou seja, você pode imprimir um “Las Meninas” de Velázquez, porém há registros históricos mostrando que o original está no Museu do Prado, em Madrid. Desse modo, o NFT funciona como um guia para determinar quais os endereços “corretos”.

Em suma, o blockchain não resolve o problema de autenticidade, que continua dependendo de entidades centralizadas para definir a coleção “original”.

NFT é bolha?

Essa pergunta não faz sentido, pois cada NFT é único. Dessa forma, julgar se o registro do item comprado por Neymar vale ou não R$ 3,4 milhões é muito subjetivo. O problema é que essas transações grandes tendem a “puxar” a valorização dos demais itens.

Além disso, notícias como essa tendem a trazer novos investidores, que ingressam no mercado acreditando que seus itens, algum dia, também vão valer milhões. Existe lógica por trás disso? Não, mas a esperança é a última que morre.

NFT é investimento?

Sim, sem dúvidas. Trata-se de algo absolutamente escasso e único, porém, sem liquidez. O fato do Bored Ape números 394 e 1.495 terem negociado essa semana, ou mês, não garante demanda para outro item da mesma série.

Óbvio, os marketplaces e criadores tentam criar indicadores de “floor price”, ou preço do item mais barato ofertado.

No entanto, sabemos que isso não faz o menor sentido, exceto para marketing, pois cada item é único. A única pessoa que acredita que seu registro no banco de dados precisa subir de valor pois um “similar” negociou é esperançoso dono do NFT.

NFT vale a pena?

Como investimento, me parece muito complicado. Quem certamente vai ganhar dinheiro nisso são os fundos de investimento por trás dos grupos lançando essas séries de NFTs, injetando grana em marketing e inflando as negociações.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Marcel Pechman
Marcel Pechman é trader e analista de criptomoedas desde 2017. Atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Além de YouTuber em seu canal RadarBTC, foi reconhecido em diversas premiações como um dos maiores interlocutores do Bitcoin do país. Maximalista convicto, acredita na falência da moeda fiduciária, aquela emitida por governos.

Últimas notícias