Os tokens não fungíveis (mais conhecidos como NFTs) estão ganhando cada vez mais destaque. Grandes empresas, como é o caso da Nike, que anunciou recentemente a aquisição da fabricante NFT RTFKT, já estão em busca de garantir a sua fatia no mercado cripto.
Desta vez, quem resolveu entrar de cabeça no universo dos NFTs é Gap, empresa de moda conhecida pelos seus marcantes moletons. E os NFTs lançados pela Gap nesta quinta-feira (15/01) não poderiam ser diferentes, focando nos moletons da marca. O lançamento elevou as ações da empresa em cerca de 5%.
Os NFTs da Gap foram produzidos em colaboração com Brandon Sines, que foi responsável pelo cartoon Frank Ape, e se encontram hospedados na Blockchain Tezos. A escolha por essa Blockchain está ligada ao fato de que a Tezos usa uma abordagem voltada para a eficiência energética para proteger sua rede.
É um movimento interessante, principalmente pelo fato de que as grandes críticas voltadas para os NFTs têm a ver com as criptomoedas necessárias para comprá-los possuíram uma grande pegada de carbono.
Os preços dos NFTs da Gab valerão entre cerca de US$8,30 e US$415, sendo este último um colecionável que acompanha um moletom físico. Mas os preços podem variar de acordo com o valor da criptomoeda utilizada nas compras.
Os NFTs são tão populares que, além da Nike e da Gap, recentemente a empresa de brinquedos Mattel lançou versões de tokens não fungíveis das suas linhas da boneca Barbie e dos carrinhos Hot Wheels