Os Ordinals, que se apresentam como NFTs da rede do Bitcoin, causaram uma nova polêmica após a inscrição de um possível bug em seu sistema de inscrição de artes. Após o incidente, a comunidade discute o que pode ocorrer no futuro com novas transações.
Descoberto na última quinta-feira (4), o bug publicado no GitHub logo atraiu atenção da comunidade envolvida com os “jpegs”. O responsável pela descoberta inclusive brincou que pode se chamar “o quebrador de jpegs” agora.
Tudo começou após o desenvolvedor “Supertests” gerar uma transação com Ordinals que não gerava um output. A curiosa transação aceita no sistema acabou causando um enorme problema, visto que os próximos Ordinals criados não conseguem mais se organizar sequencialmente.
Como resultado da transação, os numerais que os Ordinals utilizam para sequenciar os NFTs apresenta problemas.
Desenvolvedor diz que quebrou lógica dos NFTs do Bitcoin e que quer “quebrar coisas”
Desenvolvedor anônimo com foco em bitcoin, o “SuperTestNet” publicou em seu Twitter que criou uma ferramenta para aumentar o erro na teoria lógica dos Ordinals. O caso é considerado pela comunidade bitcoin como o primeiro ataque ao polêmico sistema de NFTs que chegou na rede em 2023, e aumentou as taxas de transações.
Segundo o desenvolvedor, quem configurar sua nova ferramenta, conseguirá causar mais erros na lógica dos Ordinals. Em uma publicação no Twitter, ele convida outros a se unirem a causa, dizendo “vamos quebrar coisas”.
I released a tool for increasing the off-by-one error in ordinal theory: https://t.co/4HvwwOwdJF
Please follow the installation and usage instructions and let me know if it works for you
Note that if it doesn't work you'll lose 10k sats and that's on you. Let's break stuff.
— Super Testnet (@super_testnet) May 4, 2023
O custo do ataque, segundo ele, é de 10 mil satoshis, ou seja, de R$ 14,61 com a cotação do bitcoin em R$ 146 mil, segundo dados do Mercado Cripto.
Parte da comunidade discorda que ataque é perigoso
Outro desenvolvedor do ecossistema que acompanhou o debate, Danny, riu da inscrição de uma transação com 0 de valor nos parâmetros.
Contudo, ele não acredita que o ataque tenha um conceito totalmente novo, visto que ele próprio já havia alertado sobre a falha no passado. Além disso, ele acredita que o que realmente está quebrado agora é a forma de quais inscrições de pedidos ocorreram na rede.
he claims he has broken ordinal theory, however i believe this is incorrect and the key is the difference between "ordinal theory" and "inscription numbers"https://t.co/JJ7oE8ijj3
— danny ⚡️ deezy (@dannydiekroeger) May 4, 2023
De qualquer forma, mais uma polêmica se acumula entre os Ordinals, um mecanismo que já inscreveu vários NFTs na rede bitcoin nos últimos meses.
Parte dos maximalistas de bitcoin enxergam o mecanismo como um ataque DDoS na rede, visto que os NFTs aumentam os custos de transações e sobrecarregam os nodes. Mesmo assim, a comunidade envolta a ativos colecionáveis gosta de ver a blockchain da principal moeda digital do mundo com “jpges” guardados para sempre.