Novela brasileira “cria” uma criptomoeda nova

Não é de verdade!

Siga no
Novela brasileira As Aventuras de Poliana lança criptomoeda - Reprodução/Youtube
Novela brasileira As Aventuras de Poliana lança criptomoeda - Reprodução/Youtube

A novela brasileira As Aventuras de Poliana foi a primeira a criar uma criptomoeda em seu enredo no país. Essa trama que é sucesso entre adolescentes, pode ser acompanhada diariamente pelo canal SBT.

As Aventuras de Poliana é uma novela escrita pela autora Iris Abravanel, esposa de Sílvio Santos. Sua história é baseada em um clássico da literatura infantojuvenil de 1913, Pollyana.

Além disso, a novela brasileira tem sua divulgação em um canal do YouTube, que conta com mais de 6 milhões de inscritos. Por lá, o episódio que cita as criptomoedas já teve mais que 1,6 milhões de visualizações.

Novela brasileira cita a criação de uma criptomoeda, empresa quer ser referência no Brasil

Na trama de As Aventuras de Poliana, Roger Pessoa, interpretado pelo ator Otávio Martins, é um dos vilões. Além disso, é um dos líderes da empresa O11O, que resolveu no episódio 494 lançar uma inovação para o mercado brasileiro.

A inovação seria a criptomoeda 11Coin, que de acordo com Roger seria a única opção para que os clientes comprem os produtos da empresa. Ao apresentar o projeto para os funcionários da empresa, o executivo afirmou que as criptomoedas são o futuro.

“Se der certo, a nossa moeda pode se tornar a moeda virtual oficial do Brasil”

Confira no vídeo abaixo o trecho de lançamento da criptomoeda 11Coin, criada de forma fictícia, no enredo da novela As Aventuras de Poliana:

Moeda digital da novela usou mesmo nome de um projeto de apostas de futebol que não chegou a ser lançado

A moeda digital criada na novela brasileira utilizou o mesmo nome de uma criptomoeda anunciada no Bitcoin Talk em 2014. Na época, o criador do projeto 11Coin afirmou que iria colocar essa moeda para funcionar durante a Copa do Mundo de Futebol, que foi sediada no Brasil.

O projeto seria uma forma de apostar, com criptomoeda, em clubes de futebol durante as partidas. Contudo, este projeto não foi adiante e sua divulgação não existe mais.

Nos últimos anos, uma série de criptomoedas foram criadas, no Brasil e no mundo todo. Sua função é principalmente facilitar os meios de pagamentos, utilizando para isso de fato, as redes próprias das moedas e eliminando intermediários.

Criptomoedas existem mesmo, é um tema confuso?

As criptomoedas são moedas que funcionam pela internet, sendo uma das maiores inovações dos últimos anos. Isso porque, as criptomoedas funcionam separado dos bancos e governos, estando disponíveis para uso de qualquer pessoa, mesmo quem não tem conta bancária.

Com o lema seja seu próprio banco, a mais famosa de todas é o Bitcoin (BTC), uma criptomoeda criada em 2009. Com onze anos desde sua criação, a moeda teve uma grande valorização e hoje é utilizada no mundo todo.

Bitcoin
Bitcoin

Apesar da novela do SBT apresentar o conceito de uma criptomoeda emitida por uma empresa, o Bitcoin funciona de forma descentralizada. Ou seja, não há empresa, banco ou governo por trás de sua criação, que foi feita por Satoshi Nakamoto.

Além disso, o tema não é tão confuso como faz parecer a novela, uma vez que já há na internet um vasto material sobre o Bitcoin. Para conhecer e buscar mais informações de um tema que já é citado com frequência em séries, filmes e agora novelas, o site oficial do Bitcoin é a melhor opção.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Harvard e outras universidades estão comprando Bitcoin

Diversas universidades dos Estados Unidos estão comprando Bitcoin discretamente há pelo menos um ano, de acordo com informações do CoinDesk. Harvard, Yale, Brown a...

Presidente do Banco da Inglaterra sugere que criptomoedas estão com os dias contados

Durante um painel virtual de debate sobre moedas digitais em Davos, o presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, disse que uma moeda digital "duradoura"...

Nietzsche aprovaria o Bitcoin?

"As empresas que vão a falência afetam os contribuintes com seus prejuízos”, mas “quando ganham dinheiro, ficam só pra eles”. É a chamada era...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Presidente do Banco da Inglaterra sugere que criptomoedas estão com os dias contados

Durante um painel virtual de debate sobre moedas digitais em Davos, o presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, disse que uma moeda digital "duradoura"...

Nietzsche aprovaria o Bitcoin?

"As empresas que vão a falência afetam os contribuintes com seus prejuízos”, mas “quando ganham dinheiro, ficam só pra eles”. É a chamada era...

Bolha do mercado de ações nos EUA está prestes a estourar, alerta o Bank of America

Um dos maiores bancos dos Estados Unidos publicou um relatório alertando que a “forte alta” no mercado de ações em menos de 1 ano...

“Bitcoin será destruído com a regulamentação governamental”, diz professor de Harvard

A previsão para o preço futuro do Bitcoin é algo muito comum no criptomercado, alguns acreditam que, até o fim deste ano, teremos o...

“Bitcoin é uma bolha, mas o sistema financeiro mundial é uma bolha maior”, diz ex-analista da Bridgewater

Não é de hoje que os críticos do Bitcoin apontam a criptomoeda como uma bolha financeira. Em dezembro de 2017 talvez tenha sido o...