Solana fica fora do ar pela sétima vez e preço desaba

Novo apagão durou quatro horas, com "blockchain" precisando ser reiniciada.

Solana trava
Solana trava

Na última quarta-feira (1), a Solana viu ocorrer mais um apagão de sua rede, mostrando que o projeto passa por dificuldades. Dessa vez, o caso teria ocorrido por falta de consenso na validação de um bloco na rede, uma situação incomum no mercado de criptomoedas.

Quando se fala em consenso no bitcoin, a moeda já está claramente construída com base nessa premissa. Isso porque, além da presença dos mineradores, os full nodes desempenham seu papel para garantir a chegada de novos blocos seguros, em média a cada dez minutos.

Muitas novas moedas buscam criar meios de consenso para dizer serem melhores que anteriores. No caso da Solana, seu projeto se apresentou como um “Ethereum Killer”, mas não mostra força para cumprir a promessa.

Em sétimo apagão da rede Solana em 2022 caso chama atenção

A rede Solana passou por mais um apagão na última quarta, que durou quatro horas.

Segundo explicação do ocorrido, houve um “bug” que impediu a propagação de novos blocos na rede, em um erro de consenso.

“Hoje cedo (1), um bug no recurso de transações nonce duráveis ​​levou ao não determinismo quando os nós geraram resultados diferentes para o mesmo bloco, o que impediu o avanço da rede.”

Dessa forma, a rede centralizada foi parada pelos desenvolvedores, que pediram que os validadores de blocos atualizassem seus softwares para uma nova versão. Além disso, os desenvolvedores congelaram os fundos da rede para não haver problemas, em uma situação lamentável que durou 4:30 horas.

Os serviços que dependiam do funcionamento da rede ficaram todos parados e tiveram que esperar a resolução do problema. Após a reinicialização da rede, os serviços começaram a voltar ao normal do que pode ser chamado mais um apagão da Solana no último ano.

“Os operadores do validador concluíram com sucesso uma reinicialização do cluster do Mainnet Beta às 21h UTC, após uma interrupção de aproximadamente 4 horas e meia depois que a rede não conseguiu chegar a um consenso. As operadoras de rede e os dapps continuarão a restaurar os serviços do cliente nas próximas horas.”

Com o novo colapso da rede em poucos meses, muitos brincaram pelas redes sociais que em breve a “Solana 2.0” deverá ser anunciada, em alusão a recente criação da Terra (LUNA) 2.0, criada após sua morte em maio de 2022.

Investidores perderam dois dígitos nas últimas 24 horas

Com o novo episódio da rede Solana, o preço da moeda acabou caindo mais de 10%, com a cotação da alcançando US$ 39,00 por unidade nesta quinta-feira (2).

Chama atenção que a perda da Solana nos últimos 30 dias é de 54% de seu valor, mostrando que o projeto não passa definitivamente por um bom momento. Com a situação da tecnologia indefinida, os investidores certamente estão de olho no ecossistema.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias