Novo golpe com criptomoedas recém criadas chama atenção da comunidade

Novidade no campo dos golpes.

Um novo golpe com criptomoedas recém-criadas no mercado chamou a atenção da comunidade. O Bitcoin é uma criptomoeda lançada há mais de 13 anos e que tem seu código já validado pela comunidade mundial.

Como é uma tecnologia de código aberto, qualquer pessoa com conhecimento em tecnologia pode realizar uma inspeção e encontrar erros.

Essa natureza a mantém no posto de principal criptomoeda do mercado mesmo com o surgimento de mais de 16 mil criptomoedas alternativas, as chamadas altcoins.

Mas esse surgimento está ligado a um movimento perigoso, que muitos investidores, principalmente iniciantes, podem não ter ciência ainda.

Empresa de auditoria de novas criptomoedas alerta para novo golpe no mercado

Se aventurando em territórios mais perigosos, investidores que buscam encontrar novas criptomoedas que estão sendo lançadas fazem algumas análises rasas dos projetos.

Esse “estudo fundamentalista” envolve conhecer o supply de uma moeda a ser lançada, seus parceiros, empresas que realizaram auditorias, perfil no LinkedIn dos programadores, entre outras informações que podem ser facilmente manipuladas.

No caso de empresas de auditoria, essas surgiram por uma necessidade de dar mais transparência a novos projetos. Elas avaliam se o código tem falhas simples de serem exploradas, entre outras questões mais técnicas, sendo um diferencial para quem pretende investir em projetos iniciais.

Mesmo ciente desses riscos, muitos investidores ainda não se deram conta do novo golpe praticado em criptomoedas novas, que é utilizar a imagem de empresas de auditoria em seus sites para passar legitimidade.

Segundo a Certik, alguns dapps estão utilizando a logomarca falsa da empresa, em busca de passar legitimidade.

“Existem poucos golpes de dApp relatados que carregaram um logotipo falso da CertiK. Por favor, seja cauteloso e não interaja com dApps não verificados.”

Ou seja, mesmo que um projeto novo de criptomoeda diga que é auditado, é bom que investidores interessados façam sua própria pesquisa sobre o auditor, que pode ser falso.

Golpes multiplicam com Bitcoin em alta

É importante lembrar que os golpes com criptomoedas aumentaram com a alta do Bitcoin em 2021, movimento que deverá se manter em alta durante 2022.

Criptomoedas falsas, pirâmides financeiras, robôs de investimentos, dicas de influencers, entre outras situações costumam surgir para pegar o dinheiro de pessoas iniciantes. Como o mercado ainda é novo, e muitas vezes os estelionatários conhecem métodos de ocultar suas identidades, usando até perfis falsos, sendo a impunidade alta para muitos golpes.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias