Início Guias O básico que você precisa saber para fazer trade de criptomoedas

O básico que você precisa saber para fazer trade de criptomoedas

-

Os preços do mercado variam conforme a oferta e a demanda, cabe ao trader prever tais movimentos através de análises e estipular pontos de entrada e saída, se antecipando em relação ao humor do mercado.

Análise fundamental

A análise fundamental é aquela que parte de notícias, por isso é sempre importante estar atento ao que sai na imprensa, todavia tais informações podem demorar a ser publicadas, o melhor caminho para obter notícias frescas é selecionar alguns projetos para acompanhar de perto, através de seus canais oficiais, desta forma você terá uma vantagem em relação a massa.

Mais importante do que estar atento a notícias é saber qual o impacto que elas terão no preço, caso contrário elas serão inúteis. O futuro não repetirá o passado porém ele é a sua melhor referência.

Listagens e remoções de exchanges

Vamos começar com os casos onde uma grande exchange adiciona ou retira uma moeda de sua plataforma.

Adição

Para uma moeda, entrar em uma grande exchange significa um maior volume e uma maior liquidez, o que pode atrair grandes compradores, já que eles conseguirão despejá-las no futuro sem ter que atacar ordens com preços muito diferentes. Todavia o preço da moeda não vai mudar tanto logo que for listada, afinal tais compradores esperarão o mercado se acalmar antes de tomar uma posição.

Olhando para o passado para ter uma referência: O preço tende a aumentar com a notícia e a se manter ou corrigir com o fato.

Remoção

Quando uma moeda é removida de uma grande exchange é sinal que as coisas não vão bem, os principais motivos destas remoções são: baixo volume/interesse, falta de comprometimento da equipe com o projeto, algum problema mais grave, e claro, fraudes.

Além da futura perda de volume/liquidez, este é um soco na cara do projeto vindo de um grande influenciador.

Olhando para o passado: O preço simplesmente despenca muito em um curto espaço de tempo. Quanto mais grave for o motivo, maior a chance do preço do projeto continuar caindo para sempre.

Em ambos os casos, a melhor fonte são os canais de anúncios das próprias exchanges, é o primeiro lugar onde a notícia será veiculada. Note que existe um NDA (sigla inglesa para non-disclosure agreement), o bom e velho acordo de confidencialidade, entre a exchange e o projeto, portanto os anúncios sempre partem da exchange para evitar manipulação de mercado.

No dia 15/02/2019, a Binance anunciou a remoção de 5 moedas, CLOAK, MOD, SALT, SUB e WINGS. Três dias depois, quatro delas aparecem entre as 15 moedas com maior desvalorização semanal na lista do CoinMarketCap.

Forks e mais forks

O fork do BTC que deu origem ao BCH
Conforme a data de criação do BCH chegava, mais pânico se criava, o BTC poderia enfraquecer caso o BCH fosse aceito como o verdadeiro BTC e perder o seu posto de Ouro, levando anos para o mercado se recuperar e estabelecer uma nova moeda líder. Com o clima de incerteza, você acordava num dia e o BTC estava batendo recorde de preço e no dia seguinte ele valia 40% menos.

Após o fork, as pessoas perceberam que o BTC manteria a sua coroa e que o BCH seria apenas mais uma altcoin, fazendo o mercado estabilizar e o preço do BTC voltar a subir.

Em outros casos de fork, como do ETC que gerou o CLO, o movimento foi diferente já que não representava medo e sim algumas moedas de graça.
Tais forks funcionam da seguinte maneira, um snapshot é feito em um determinado bloco, então se você tivesse 1 ETC naquela altura, você receberia 1 CLO. Então as pessoas compraram ETC antes de tal bloco, fazendo o preço subir e então despejaram ETC no mercado após o snapshot, pois já haviam ganho os seus CLO. O snapshot ocorreu no dia 05/03/2018, note que algumas pessoas se anteciparam e começaram a vender ETC antes do snapshot, garantindo o lucro e ignorando a nova moeda.

O mesmo ocorre em tokens que pagam dividendos mensais e também em alguns casos de airdrop como o do BTT, que deu tokens aos detentores de TRX em determinada altura, isso também fez o preço da moeda subir, e então descer após o airdrop. Note que novamente alguns traders se anteciparam e realizaram o lucro antes do airdrop, garantindo um melhor preço de venda e ignorando o token BTT.

Estes foram apenas alguns exemplos de notícias, você também deve levar em conta outras como melhoria da rede, como por exemplo:
O uso de endereços segwit e da Lightning Network no Bitcoin e o protocolo Casper do Ethereum. Ambos visam melhorar a escalabilidade dos projetos.
Hacks podem fazer o preço de uma moeda despencar, já que o montante roubado será despejado no mercado.
Regulações e proibições também causam mudanças no mercado, por isso é sempre bom estar atento ao que está acontecendo.
Integrações de dApps, parcerias, uso de determinada blockchain por um gigante da indústria, entre outros.

Lembre-se que o mais importante é entender o impacto que determinada notícia terá no mercado e agir antes dos outros tanto na compra quanto na venda.

Análise técnica

A análise técnica é baseada em gráficos, em padrões que foram analisados milhares de vezes, cada qual tem a sua porcentagem de acerto e erro. Procure sempre usar mais de uma confirmação para ter uma maior taxa de acerto.

Velas

As velas(candlesticks) são a forma mais comum de gráficos pela sua simplicidade, velas verdes representam compras, onde o preço de abertura foi menor do que o preço de fechamento, velas vermelhas representam vendas, onde o preço de abertura foi maior do que o preço de fechamento, em ambos os casos pode ocorrer sombras. As velas formadas apenas de sombra significam que o volume de compra e venda foi igual, mostrando uma indecisão no mercado.

Você pode alterar o tempo da vela, caso queira operar em um espaço curto, você seleciona velas de 5 minutos, 15 minutos, isso vai lhe dar uma projeção melhor do que vai ocorrer no curto prazo. Caso queira uma visão mais longa, você pode alterar para tempos maiores.

As velas podem apresentar padrões de continuação e reversão, apesar de não representar exatidão, os padrões tem uma boa taxa de repetição.

Vela martelo (Hammer) em um mercado bear

Esta vela mostra que o mercado começou a comprar após o ativo bater determinado preço, mostrando que as pessoas estão dispostas a comprar pois imaginam que o preço está barato.

Vela estrela cadente(Shooting Star) em um mercado bull
Este é o exemplo inverso, o mercado está subindo e as pessoas começam a vender quando o preço chega a determinado ponto, sinalizando um possível topo.

Estes são dois padrões de uma vela única, você também pode encontrar formações de 2 ou 3 velas como mostrado na imagem acima. Estudos detalhados podem lhe fornecer inclusive qual é a taxa de acerto de tais padrões.

Stop loss e Take profit

Stop loss é quando você decide vender no prejuízo para evitar uma perda maior. Uma prática muito comum é estabelecer uma razão entre possíveis perdas e possíveis lucro, como por exemplo de 1:3. Você pode definir que vai vender caso esteja perdendo 10% e que vai vender caso esteja ganhando 30%, o famoso take profit, estabelecendo uma razão risco/recompensa alinhada com a porcentagem de acerto que tal padrão tem.

Suporte e resistência

Suportes são grandes forças compradoras que fazem com que o preço não caia de determinado valor, são bons indicadores de pontos de entrada. Já resistências são grandes forças vendedoras que limitam o preço a continuar subindo. Ambas podem ser quebradas após ser testadas várias vezes, o que pode fazer com que o preço mude bastante pois a próxima parada é no próximo suporte/resistência. Um bom modo de ver tais forças é através do market depth, lembre-se porém que a qualquer momento essas ordens podem ser removidas.

Taís suportes/resistência podem estar associados a números redondos, como 11000 satoshis, 100 dólares, etc. Também podem estar associados a outros números, como o marketcap, um bom exemplo é o BTC que ficou um bom tempo em 6400 dólares e despencou após o preço cair abaixo do número mágico de 100 bilhões de dólares de valor de mercado. Note que não existem números fixos e sim zonas.

Note também que os suportes/resistências não são necessariamente traços horizontais, eles podem estar em forma diagonal acompanhando linhas de tendência (LTA – linha de tendência de alta e LTB – linha de tendência de baixa), canais, etc.

Canais

Uma forma menos arriscada de operar é seguir a tendência analisando canais, você pode comprar na parte mais baixa durante um canal ascendente, por exemplo, e lucrar com isso, apesar do potencial de lucro ser menor, você terá mais chances de acertar a entrada do que tentar adivinhar topos e fundos. Note que em tais canais ascendentes/descendentes são criados suportes e resistências.

Teoria de Ondas de Elliot

As ondas de Elliot são formadas por 5 ondas principais, onde as ondas 1, 3 e 5 seguem no sentido da tendencia e as ondas 2 e 4 são corretivas, onde as pessoas fazem o lucro, ou seja, pode ser um bom ponto de entrada. Após estas 5 ondas, aparecem outras 3 ondas, A, B e C, onde o mercado faz uma correção, estas tem uma maior variação de padrões do que as 5 primeiras. Note que dentro de cada onda, há ondas menores, você pode utilizar o padrão Fibonacci para encontrar um bom ponto de entrada. Após o final desse padrão, outro pode se formar.

Fibonacci

A sequência de Fibonacci é bem conhecida e é claro que muitos usam tais números mágicos para tentar encontrar bons pontos de entrada. Seu uso é simples, você marca o preço mais baixo e o mais alto e então lhe são apresentados níveis de retraçamento, 23,6%, 38,2%, 50%, 61,8% e 76,4%, é possível que a melhor entrada esteja em algum desses níveis, basta acompanhar o mercado e ver qual ponto o mercado não conseguiu passar.

Padrões de gráficos

Assim como padrões de velas, você encontrará alguns padrões gráficos que podem lhe dar uma luz.

Topos duplos (Double top)

O nome é sugestível, o preço bate duas vezes em uma resistência e sinaliza uma reversão de bull para bear, fazendo o preço cair para baixo do pescoço.

Fundos duplos (Double bottom)

O mesmo só que ao contrário, o mercado está bear, bate duas vezes no fundo e então reverte para bull, fazendo o preço subir.

Ombro Cabeça Ombro (H&S)

Esse padrão mostra um pico seguido de um pico mais alto e por um pico da mesma altura do primeiro, desenhando um ombro, uma cabeça e outro ombro, tal padrão indica uma possível reversão de bull para bear.

Ombro Cabeça Ombro Invertido (IH&S)

O mesmo que o acima, porém de cabeça para baixo e mostrando uma reversão de bear para bull.

Há vários outros padrões como bandeiras, bandeirolas, retângulos, triângulos, diamantes, cada qual com a sua taxa de acerto, alguns representam reversões, outros continuações de tendência. Unindo tal conhecimento a uma boa relação entre o stop loss e o ponto de saída, você poderá obter bons lucros.

Um ótimo livro sobre o assunto é o Encyclopedia of Chart Patterns do Thomas N. Bulkowski.

Indicadores

Os indicadores são mais uma ferramenta que você pode usar, você pode encontrar vários, usar um ou vários.

Médias móveis

Este indicador é mostram a média de preço através de um determinado período, um uso comum é de duas linhas com tempos diferentes, uma lenta e uma rápida, como 7 e 25 ou 7 e 14, onde a menor acompanha o preço mais de perto e a maior acompanha a tendencia, quando as duas linhas se cruzam, pode sinalizar uma reversão de tendencia.

Índice de Força Relativa (RSI)

O RSI apresenta 3 linhas, duas delas são pontos de sobre compra e sobre venda e a outra é a média do período, ele é usado para determinar a força da tendência e possíveis pontos de reversão.

MACD

Sigla inglesa para Média Móvel de Convergência e Divergência, tal indicador mostra a direção e a força da tendência do mercado. Uma ferramenta útil para não entrar no sentido oposto. Note que você pode usá-lo para identificar reversões, quando o sentido do gráfico e do MACD vão em direção oposta, como na imagem abaixo.

Você pode encontrar outros indicadores como Oscilador Estocástico, Fractal, Bandas de Bollinger, Awesome Oscillator, ATR, etc. quando combinados com análises podem melhorar ainda mais a sua taxa de acerto.

Tipos de trading

Você pode operar de várias maneiras, tempos mais curtos, tempos maiores, tudo isso depende principalmente de seu estilo e de quanto tempo disponível por dia você tem.

Scalping

Esse tipo de negociação é feito por negociações rápidas, gerando pequenos lucros várias vezes ao dia, ou seja, você precisa ter tempo para focar na tela.

Day trading

Este estilo de negociação é menos intenso do que o scalping, mesmo assim requer um bom tempo, você vai abrir e fechar a negociação no mesmo dia, você pode analisar a tendência do mercado e então esperar o melhor ponto de entrada e depois fechar a sua posição, ou então entrar em um bom ponto de reversão.

Swing trading

Um estilo mais calmo e paciente, para quem não tem tempo de ficar o dia inteiro negociando porém consegue acompanhar as notícias do mercado, negociando no médio prazo.

Position trading

Um estilo a longo prazo, para quem visa grandes mudanças no preço e tem paciência para esperar que o preço atinja o valor esperado.

Alavancagem

Tal prática permite que você opere valores maiores do que você possui, a BitMEX oferece alavancagem de 100x na negociação de Bitcoin, bem como operar long ou short. Lembre-se sempre de usar stop-loss, há um bot no Twitter que mostra todas as liquidações de ordens feitas por lá: https://twitter.com/bitmexrekt

Long é quando você faz uma compra esperando que o preço vá subir.

Short é quando você aposta contra o aumento do preço, operando vendido, ou seja, você pega BTC emprestado, caso o preço caia, você recompra tais BTC com o lucro, devolve o montante e fica com o lucro.

 

O mercado de negociação pode ser um ótimo setor de trabalho caso você goste do que estiver fazendo, as criptomoedas permitem um toque a mais de adrenalina e estão abertos 24 horas durante todos os dias da semana.

Caso você tenha mais interesse sobre o assunto, você pode encontrar ótimos livros, como o Baby Pips que vai lhe dar uma boa noção básica sobre o mercado em geral, também há ótimos livros escritos pelo Thomas N. Bulkowski sobre padrões gráficos, entre outros que abordam variados temas como price action, análise técnica/fundamental. Bons estudos e lucros!

Nexo

Empréstimos na hora por transferência bancária usando sua criptomoeda como garantia sem vendê-la. Ganhe juros de até 8% ao ano em suas Stablecoins.

Comece agora
Leia mais notícias sobre:
Curta nossa página no Facebook e também no Twitterpara começar e terminar o dia bem informado. Cadastra-se também na Newsletter para receber em seu e-mail.
sabotag3x
Top 100 poster @ bitcointalk, altcoin maximalist, interessado em mineração, trading, detalhes técnicos e econômicos. Do zero ao milhão em 6 meses com a Iconic Services. Nunca comprei 1 bitcoin, nem mesmo 1 satoshi, e não pretendo comprar.

MAIS LIDOS

CVM não reconhece acordo proposto pela Genbit

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) não reconheceu a proposta (Termo de Compromisso) apresentada pela Genbit - antiga Zero10 Club – para tentar encerrar...

Unick Voltou? “Unick International” promete trazer empresa de volta

Unick Universal, este é o nome da suposta "nova Unick". Em um vídeo que circula nas redes sociais, e um novo site, o projeto...

“De 5 mil, apenas 40 criptomoedas possuem liquidez”, afirma trader

Um trader e analista de criptomoedas, Willy Woo, afirmou que pouquíssimas criptomoedas são consideradas "bons investimentos". O trader utilizou dados do Coinmarketcap para apontar...

Criador do C++ repudia o uso de sua linguagem de programação para criação do bitcoin

O cientista da computação dinamarquês Bjarne Stroustrup, criador da linguagem de programação C++, comentou sobre sua frustração com o uso da linguagem de programação...

Cliente acusa maior youtuber de Bitcoin do Brasil de fazê-lo perder R$ 90 mil com pirâmide

O YouTuber Ronaldo Silva, dono do canal Ronaldo Silva – Bitcoin RS, com mais de 161 mil inscritos e que oferece há anos o...

CEO de corretora de bitcoin vai encarar 16 anos de prisão por fraude de R$ 1.6 bi

O presidente de uma empresa que alegava ser uma "corretora de bitcoin", da Coreia do Sul foi sentenciado a 16 anos de prisão. O...

Escreva seu comentário:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CVM não reconhece acordo proposto pela Genbit

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) não reconheceu a proposta (Termo de Compromisso) apresentada pela Genbit - antiga Zero10 Club – para tentar encerrar...

Unick Voltou? “Unick International” promete trazer empresa de volta

Unick Universal, este é o nome da suposta "nova Unick". Em um vídeo que circula nas redes sociais, e um novo site, o projeto...

“De 5 mil, apenas 40 criptomoedas possuem liquidez”, afirma trader

Um trader e analista de criptomoedas, Willy Woo, afirmou que pouquíssimas criptomoedas são consideradas "bons investimentos". O trader utilizou dados do Coinmarketcap para apontar...

Criador do C++ repudia o uso de sua linguagem de programação para criação do bitcoin

O cientista da computação dinamarquês Bjarne Stroustrup, criador da linguagem de programação C++, comentou sobre sua frustração com o uso da linguagem de programação...