O que é Waves Cripto

Waves é uma plataforma blockchain que permite qualquer pessoa criar seu próprio token. Se você deseja fazer financiamento coletivo de um projeto, criar um programa de recompensas por fidelidade ou criar uma criptomoeda in-app, vale a pena conhecer a plataforma Waves.

Com Waves é possível criar seu próprio token em apenas um minuto. Waves também possui uma exchange descentralizada chamada DEX, na qual é possível negociar sua moeda recém-criada com qualquer outro token Waves.

O que é Waves

Waves é uma plataforma que se intitula “Blockchain para pessoas”, seu propósito principal é permitir que os usuários armazenem, comercializem, gerenciem e emitam seus próprios ativos digitais de maneira simples e segura. A plataforma oferece benefícios para investidores, comerciantes, desenvolvedores e organizações em geral.

A Plataforma Waves foi fundada em 2016, por Sasha Ivanov com a missão de reinventar o empreendedorismo em todo o mundo através de uma infraestrutura compartilhada. Essa infraestrutura oferece ferramentas altamente funcionais e simples de usar, permitindo assim que as pessoas e organizações tenham acesso a blockchain.

Apresentação da Waves, Ative as legendas para ver o vídeo


Breve História da Waves e Equipe

Vários membros da equipe Waves trabalharam juntos no projeto da NXT. Controversas de desenvolvimento foram fatores que fizeram eles começarem um novo e promissor projeto – A Waves.

Em vez de fazer um fork na NXT, a equipe decidiu começar do zero. Uma grande diferença entre as duas plataformas é a ênfase da Waves na integração com moeda fiat.

A empresa fez uma parceria com a Deloitte para fornecer aos clientes serviços de ICO, e além disso, está trabalhando com o Depositário Nacional de Liquidação da Rússia (Bolsa de Valores de Moscou) para potencialmente desenvolver uma plataforma blockchain para distribuir ativos digitais.

Waves Team

Ethereum é atualmente o grande nome quando se trata de ICOs, mas há espaço suficiente para outros projetos também. NEO , NXT, Lisk e Stratis também estão competindo por clientes com contratos inteligentes.

Waves está criando um nicho ao focar na adoção em massa através da simplicidade. Os tokens que você pode criar com o Waves são incrivelmente fáceis de fazer.

A Waves completou sua ICO em junho de 2016 arrecadando mais de US$ 16 milhões. Quase imediatamente após a oferta inicial de moeda o preço despencou 80% e se estabilizou em torno de US $ 0,20 (0,0003 BTC).

O preço permaneceu relativamente estável antes de subir em julho de 2017. A valorização foi resultado do lançamento do roadmap, bem como um anúncio de parceria com a ICO Hub para um desafio pré-ICO.

Desde então, o preço saltou para um novo recorde de alta (em dólares) em dezembro. Entre vários fatores, a equipe da Waves disse que muito em breve ela “será a blockchain mais rápida do mundo“. Com os problemas de escalabilidade do Bitcoin, a velocidade de transações está se tornando cada vez mais um fator decisivo ao avaliar o desempenho de uma criptomoeda.

Waves está sendo cotada a R$ 12,10 na data da redação deste artigo. Confira aqui a cotação em tempo real pela calculadora disponibilizada no Livecoins do token Waves.


Como funciona a plataforma Waves?

Tokens criados usando a plataforma Waves são como anexos nas transações blockchain, pois ela implementa novos tipos de transação através de plugins como uma extensão no software principal.

Waves difere ligeiramente da estrutura arquitetônica tradicional que outras empresas de blockchain estão usando. Para evitar problemas de dimensionamento, a plataforma usa uma arquitetura de duas camadas, com os nós leves e completos mantendo a rede, diferente da abordagem de nó estritamente completo que os maximalistas do Bitcoin defendem.

como funciona waves

Existem alguns tipos de transação incluídos no software principal:

  • Tokens de aplicativos personalizados (CATs)
  • Exchange descentralizada (DEX)
  • Recursos de anonimato

Para os desenvolvedores que usam a Waves, a plataforma oferece alta capacidade de transferência de rede, baixas taxas de transação e baixa latência. Ela também permite que os usuários armazenem seus ativos com segurança em seu client lite local. Ao mesmo tempo, é possível negociar os ativos com segurança e rapidez usando a exchange descentralizada (DEX), que é construída na própria plataforma.

Empresas podem emitir seus próprios tokens blockchain para ajudar a impulsionar seus negócios. Um exemplo disso foi o recente lançamento da “Whopper Coin”, uma criptomoeda emitida pelo Burger king na Rússia utilizando a plataforma Waves.

WhopperCoin

Um dos pontos importantes da Waves é a Exchange Descentralizada (DEX), ela permite os usuários negociarem seus tokens nos pares WAVES, BTC e quaisquer outros tokens emitidos na plataforma Waves, de forma completamente segura e rápida, não sendo necessário transferir moedas para alguma exchange centralizada.

Tokens de aplicativo personalizados (CATs)

O foco principal da plataforma Waves está na criação e transferência de tokens personalizados . Você pode criar um token diretamente pelo cliente Lite que está disponível na Web, no Android e iOS .

Os tokens que você cria podem ser comprados, vendidos, negociados e transacionados sem um intermediário. Você pode personalizar a moeda de acordo com cada objetivo do projeto, de forma que eles podem representar o que você precisa para realizar o serviço em uma blockchain.

Criar token Waves

O Custo para criar um Token é de 1 Waves – cerca de US $ 3,40 no momento da redação deste artigo. Mais de 7.000 tokens personalizados foram emitidos usando a plataforma Waves, de forma que a capitalização de mercado atual combinada é de mais de US $360 milhões.

Arquitetura de duas camadas

Os nós lite da Waves nunca baixam a blockchain. Em vez disso, eles dependem dos nós completos para realizar confirmações de transações e interações na rede. A estratégia teve origem do cliente superNET light validado com sucesso pelo projeto NXT.

Para facilitar a confiança entre nós lite e completos, a Waves usa a plataforma Scorex. Em vez de baixar o histórico completo de transações, os nós lite usam o estado atual da rede. Eles então usam esse estado para estabelecer processos simplificados de verificação de pagamento.

Locação de Prova-de-participação (LPoS)

A Waves possui um algoritmo de prova-de-participação(PoS), em vez de um algoritmo de prova de trabalho(PoW). Isso significa que você não precisa de um super computador e várias horas para minerar WAVES. Em vez disso, as WAVES que você possui podem ser alugadas para ajudar a proteger a rede. Se você possui mais WAVES, tem mais chance de processar o bloco seguinte, o que levaria a uma recompensa na taxa de transação.

Existem 100.000.000 tokens Waves em circulação. A plataforma usa uma variação do tradicional algoritmo de consenso Proof-of-Stake para manter a integridade da rede. Em um sistema de Locação de Prova de Participação, você pode usar seus tokens “alugando-os ” para os nós completos que estão em execução na rede.

Você precisa de 10.000 WAVES para rodar um nó completo. Se você não tem muitos, você pode participar de um sistema de “staking leasing” em uma pool de mineração pública.

waves-leasing

As duas pools recomendadas são a WavesGo e Wavesnode.NET , mas você deve ver a lista completa de nós Waves para encontrar o que melhor se adequa a você.

Ao configurar e executar um nó, você pode ganhar até 5% do seu saldo por ano. O bom sobre o leasing de Waves é que os tokens permanecem em sua carteira o tempo todo e você pode cancelar o leasing quando quiser, se quiser movê-los ou vendê-los.

Mineradores também recebem um Miners Reward Token, MRT com cada bloco que eles criam. Este é um token Waves que você pode negociar na DEX. Para minerar, você precisa de um servidor dedicado e um mínimo de 1.000 WAVES. Quando você aluga WAVES, eles permanecem em sua carteira e você pode acessá-los sempre que quiser.


Exchange descentralizada (DEX)

Os desenvolvedores por trás da Waves criaram uma exchange descentralizada, a DEX, o objetivo foi trazer as pessoas os benefícios desse tipo de exchange.

As exchanges descentralizadas reduzem muitos dos riscos associados ao uso de uma exchange convencional e centralizada. Recentemente a BitGrail foi hackeada e muitas pessoas perderam dinheiro. Com uma exchange descentralizada como a DEX, isso tende a não acontecer pelo formato do negócio. Como seus fundos são armazenados diretamente em sua carteira, não há quase nenhuma chance da DEX ser invadida. A descentralização significa que não há administrador para congelar seus fundos ou limitar seus negócios e retiradas. Você tem controle total da sua conta.

Waves Dex

A DEX usa um comparador automático para emparelhar ordens de compra e venda para realizar a troca dos tokens quando os pedidos são atendidos.

Existem vários pares de negociação disponíveis na DEX, Bitcoin / USD, Litecoin /Bitcoin e Ethereum / Bitcoin. Esses pares representam menos de 3% do volume de negociação atual. As negociações mais populares na DEX são entre Waves e Bitcoin. Você pode conferir o CoinMarketCap para ver uma lista completa dos pares de negociação disponíveis, veja:

DEX pares aceitos

A DEX não possuí um limite para saques, quando você compra uma criptomoeda, ela aparece na sua carteira instantaneamente. Também não há taxa de comissão alta; a exchange só cobra uma comissão fixa muito pequena em cada pedido.

DEX Waves


Waves Client

O Waves Client funciona no navegador e é muito intuitivo. Ele combina uma carteira, ferramenta para liberar tokens e a DEX. A carteira armazena fundos em um endereço de blockchain privado controlado por você. Com a carteira, os usuários possuem segurança para armazenar várias moedas, transferir fundos, minerar e receber juros sobre o saldo da conta.

A carteira suporta múltiplas moedas, senda que a lista de moedas suportadas está se expandindo constantemente. A carteira pode ser usada no navegador, ou mesmo em dispositivos Android e IOS.

Cliente Waves


Onde comprar WAVES

Existem diversas opções disponíveis para comprar Waves:

Exchanges

Exchanges respeitadas e de grande volume como a Binance e Bittrex possuem WAVES disponíveis para negociação. Para negociar WAVES nessas plataformas, primeiro você precisa comprar Bitcoin ou Ethereum. Uma vez comprado, transfira-os para uma das exchanges mencionadas e troque-as por WAVES.

Você também pode usar serviços como o Changelly ou o Shapeshift para obter WAVES.

DEX

É possível usar a DEX para comprar WAVES. O token está disponível para negociação com BTC, USD e EUR, as negociações com Bitcoin possuem volume significativamente maior. Normalmente, quanto maior o volume, mais fácil é negociar.


Faucets Waves

Se você estiver interessado apenas em possuir algumas WAVES, os faucets podem funcionar. Atualmente o faucet Wavesdrop distribui até 0,0001 WAVES por hora. Não é muito, mas ei: “É grátis”. Tudo o que você precisa fazer é digitar seu endereço WAVES e confirmar que você não é um robô.


Roadmap WAVES 2018

A plataforma Waves planeja adicionar contratos inteligentes não Turing, votação descentralizada, mensagens simples e carteiras de hardware. Ele também atualizará os aplicativos móveis. A equipe trabalhará no front-end de votação e no “Atomic Swap”. Veja abaixo o roadmap:

RoadMap Waves


CONCLUSÃO

Waves fornece uma maneira fácil de criar seu próprio token, a plataforma é boa para pessoas que desejam realizar um financiamento coletivo ou criar uma simples moeda de fidelidade para seus negócios.

Embora existam muitas outras exchanges de criptomoedas descentralizadas, a plataforma Waves se destaca por sua capacidade de combinar isso com outros recursos. O mais notável é a capacidade dos usuários de utilizar a plataforma para criar seu próprio token e tornar possível negociá-lo. Isso é particularmente útil para aqueles que querem aproveitar os tokens e a tecnologia blockchain para promover suas ideias mas não possuem conhecimento técnico para lançar um token.

A equipe formou parcerias significativas com o governo russo e a Deloitte. Embora o espaço de contratos inteligente seja enorme, a equipe enfrenta uma concorrência considerável de vários outros projetos de blockchain.

A Waves tem planos ambiciosos de construir um negócio completo de blockchain, permitindo que as pessoas comprem criptomoedas com dinheiro Fiat, criem seus próprios tokens, comercializem criptomoedas, administrem ICOs e tenham contratos inteligentes, são um dos projetos mais interessantes a serem observados.

Se a equipe cumprir seu objetivo de tornar o Waves a blockchain mais rápida do mundo, será possível ver a plataforma ganhar mais popularidade.

Se você quiser acompanhar o projeto, participe da comunidade:

http://www.wavesbrasil.com.br/

https://wavesplatform.com/

https://www.facebook.com/wavesplatform


Fontes: PARAMETER | BLOCKONOMI | BLOGWAVES


Siga o Livecoins e continue recebendo nossos artigos: Facebook | Twitter


Nenhum conteúdo do livecoins é um conselho de investimento.