Inicio Bitcoin O que é criptoeconomia? Ferramenta vai medir impacto

O que é criptoeconomia? Ferramenta vai medir impacto

Economia da criptografia!

-

Compartilhe
O que é criptoeconomia

Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, consumo de bens e serviços. Agora, com a ascensão das criptomoedas, existe o termo criptoeconomia .

Criptoeconomia seria a junção do termo economia com o das criptomoedas, mostrando que o mercado cripto já é um nicho específico de estudo.

A criptoeconomia envolve os ramos de criptomoedas e blockchain, dos quais possuem amplos estudos de aplicações tecnológicas para revolucionar as finanças mundias.

O setor da criptoeconomia não é, porém, um ramo da economia visto que é uma área de criptografia aplicada que considera os incentivos econômicos e a teoria econômica.

O Bitcoin, Ethereum e todos as blockchains públicas são produtos da economia criptográfica.

Em particular, a criptoeconomia diz respeito à criação de coisas e tem mais em comum com o desenho de mecanismos matemáticos e econômicos.

A novidade deste conceito chegou no evento DevCon NEO 2019 Developers Conference em Seattle no dia 17 de fevereiro, quando o diretor de pesquisa do portal Coindesk, Nolan Bauerle, disse que “criptoeconomia é a economia de escolha e uma variedade de dados comuns mostram como a economia descentralizada está crescendo”.

Nolan disse ainda que “Redes sociais, redes, desenvolvedores, preços e exchanges coletam dados sociais juntos para medir a economia das criptomoedas”.

A Coindesk está estudando de perto os fatores que apontam como criptoeconomia, tendo lançado em janeiro de 2019 uma ferramenta específica para este propósito.

Essa ferramenta, que vai utilizar de uma metodologia própria apelidada de CEX e que ainda está em versão beta, pretende mostrar os dados da criptoeconomia em tempo real.

A Coindesk Data foi criada de forma open source, com um código aberto no GitHub para que desenvolvedores possam ajudar no crescimento do projeto e dar insights de novas funcionalidades.

A ferramenta está monitorando a criptoeconomia pela perspectiva de 20 criptomoedas na fase inicial, sendo que a Coindesk disponibilizou um glossário da ferramenta que explica detalhadamente o funcionamento da CEX, com os pesos de cada indicador analisado e a fonte dos dados que serão analisados.

O estudo da criptoeconomia vai ganhando impulso na medida em que o mercado se consolida no mundo, principalmente com o crescimento do Bitcoin.

Curta nossa página no Facebook e também no Twitter para começar e terminar o dia bem informado. Cadastra-se também na Newsletter para receber em seu e-mail.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertolucci
Entusiasta de criptomoedas, formado em Análise de Dados e BI. Busquei conhecimento em Análise Técnica e Mercado Financeiro, quando me deparei com o Bitcoin e daí em diante venho escrevendo sobre a criptoeconomia e Blockchain.

MAIS LIDOS

Custo de ataque 51% cai para Bitcoin SV

Um dos pesadelos das redes descentralizadas e públicas é o ataque 51%. Nas criptomoedas alternativas ao Bitcoin (BTC) o problema é maior ainda. A...

FMI e Banco Mundial criam criptomoeda própria

De acordo com um artigo do Financial Times, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial estão desenvolvendo conjuntamente uma blockchain privada para futuras experimentações...

Wikileaks é hospedado no IPFS e Bitcoin Cash (BCH)

No último dia 11 de abril o fundador do Wikileaks foi preso em Londres pela polícia. O caso chamou atenção no mundo todo, tendo...
 
Compartilhe
close-link