OAB falará sobre criptomoedas em curso para advogados

Instituição com quase 100 anos no Brasil atenta às inovações tecnológicas!

Siga no
Curso para Advogados abordará criptomoedas
Curso para Advogados abordará criptomoedas - Reprodução

Em meio a pandemia, as capacitações não pararam de acontecer, sendo que os profissionais do direito são alguns que buscam atualizações. Em um curso online que acontece em breve, a OAB do Estado do Rio de Janeiro falará sobre as criptomoedas, assunto em alta nos últimos anos.

A Ordem dos Advogados do Brasil é uma instituição tradicional no país, com fundação em 1930. Conhecida apenas como OAB, é a entidade máxima a defender os advogados e a regulamentação da advocacia no Brasil.

Com os avanços da tecnologia, surgiram nos últimos anos novos cenários, alguns ainda nem previstos em leis. Dessa forma, os profissionais têm que buscar se manter atualizados, para enfrentar os novos dilemas vividos no Brasil.

OAB/RJ falará sobre a tecnologia blockchain e as criptomoedas em curso online de atualização para advogados

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus e a paralisação de vários setores, a busca por educação não parou no país. Mesmo para profissionais formados, em qualquer área, com oportunidades de trabalho mais restritas, a busca por atualizações é fundamental para enfrentar os novos desafios.

Uma iniciativa feita pela OAB do Estado do Rio de Janeiro promete ajudar os advogados a se manterem atualizados. Promovidos pela Escola Superior de Advocacia (ESA), a OAB/RJ tem feito uma série de cursos online de atualização para os profissionais.

Um dos cursos previstos para início em agosto próximo é o de Atualização de Direito Digital. Com 13 aulas sobre diversos conteúdos, o curso de destina a profissionais do direito e até estudantes da área.

Na quarta aula do curso promovido pela OAB, a professora Thamilla Talarico falará sobre Criptomoedas e Blockchain. Thamilla, que é advogada certificada em CIPP/E, também é membro da Comissão de Proteção de Dados Pessoais da OAB/RJ e diretora de Parcerias Estratégicas para o Setor Privado do INPD.

Ao abordar no curso a temática das criptomoedas, a OAB dá um passo importante na formação complementar dos advogados. O assunto, ainda novo no mundo, é alvo de muitas dúvidas da sociedade, sendo que o Brasil ainda caminha para a regulamentação do Bitcoin, maior criptomoeda do mundo.

Setor das criptomoedas oferecem muitas oportunidades para advogados

O tema das criptomoedas e tecnologia blockchain é alvo de interesse pelo setor do direito no Brasil. Com várias aplicações, as criptomoedas podem ser um novo mar de oportunidades para os profissionais interessados no tema.

Os contratos inteligentes (smart contracts), por exemplo, fornecem várias perspectivas para advogados. Além disso, os serviços notariais, importantes para maior eficácia dos atos jurídicos, podem sofrer profundas mudanças com a chegada da tecnologia do Bitcoin, chamada de blockchain.

Outra aplicação possível com uso dessa tecnologia é a realização de eleições, que recentemente foi testada na Rússia em larga escala. Ou seja, o tema está em alta pelo mundo todo, mas por ser novo, poucos entendem seu potencial.

Por fim, aqueles advogados que tiverem interesse no curso, podem acesso o site da OAB/RJ e conferir todo conteúdo programático do curso. O assunto tem estado em alta no ano de 2020, com o setor público passando pela chamada Transformação Digital, além das empresas, que cada vez mais prestam atenção nessa tecnologia.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Criminosos exigem Bitcoin para não derrubar sites de empresas com ataque DDoS

Existem pessoas maldosas em todos os lugares e infelizmente a internet está infestada de gente em busca de oportunidade para aplicar golpes e praticar...

Historiador que “prevê bolhas” diz que Bitcoin tem valor baseado na fé que alguém...

Jeremy Grantham é um dos mais conhecidos investidores do mundo, tendo uma opinião bem respeitada em relação ao mercado financeiro. Em uma entrevista recente...

Motivos que podem fazer SEC aprovar ETFs Bitcoin

Joe Biden pode nomear para assumir a Comissão de Valores Mobiliários, Gary Gensler, um ex-professor do MIT que dava aula de blockchain. A notícia...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Historiador que “prevê bolhas” diz que Bitcoin tem valor baseado na fé que alguém vai comprar mais caro

Jeremy Grantham é um dos mais conhecidos investidores do mundo, tendo uma opinião bem respeitada em relação ao mercado financeiro. Em uma entrevista recente...

Motivos que podem fazer SEC aprovar ETFs Bitcoin

Joe Biden pode nomear para assumir a Comissão de Valores Mobiliários, Gary Gensler, um ex-professor do MIT que dava aula de blockchain. A notícia...

Bitcoin cai, Microstrategy compra

Segundo um relatório publicado pela SEC, a MicroStrategy comprou mais US $ 10 milhões em Bitcoin. O documento revela que a empresa comprou 314...

Biden ‘congela’ proposta de regular carteiras de criptomoedas

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, “congelou” a proposta de regular as carteiras de criptomoedas que havia sido sugerida pelo ex-secretário do Tesouro dos...

Empresa pagará salários em Bitcoin nos Estados Unidos

Uma empresa dos Estados Unidos afirmou, em comunicado na quinta-feira (21), que pagará os salários dos funcionários em Bitcoin, dando opção também em Ethereum....