Ouro 18 quilates feito de plástico pode ajudar o Bitcoin

Cientistas suíços desenvolveram novo "metal"!

Siga no
Bitcoin e Barras de Ouro
Bitcoin e Barras de Ouro

O ouro é um dos metais preciosos mais utilizados como reserva de valor no mundo há séculos. Um novo ouro 18 quilates feito de plástico, porém, poderia ajudar o Bitcoin a substituir o metal precioso como reserva.

De fato, o ouro só é uma boa reserva de valor pela sua escassez enquanto ativo e pela sua durabilidade. O ouro é também uma boa matéria-prima, para joias e muitos outros produtos comercializados pelo mundo.

O ouro puro é o de 24 quilates, que não possui nenhum outro metal adicionado ao seu peso. Contudo, o de 24 quilates é mole e impróprio para fabricação de alguns itens. Já o 18 quilates possui 18 partes de ouro para 6 de outro metal na liga, ou seja, não é a qualidade mais pura, mas é ideal para joias.

O Bitcoin tem sido chamado de ouro digital por alguns analistas do criptomercado há alguns anos. Dessa forma, ver o ouro potencialmente perder sua escassez daria fôlego a moeda digital.

Estudo cria ouro feito de plástico na Suíça, medida pode ajudar preço do Bitcoin

No início de 2020 mais uma boa notícia para o Bitcoin foi anunciada. O seu principal concorrente na luta como uma reserva de valor, o ouro, pode ser criado com uso de plástico.

Os pesquisadores Leonie van ‘t Hag, Stephan Handschin, Pascal M. Gschwend e Raffaele Mezzenga publicaram os resultados de sua pesquisa recentemente. A pesquisa foi publicada no Advanced Functional Materials.

Um novo ouro claro de 18 quilates, composto por cristais únicos de ouro, amilóides e uma matriz de látex de polímero é desenvolvido. É semelhante a um plástico vítreo, porém mais leve que o alumínio e é usado em relógios, jóias, blindagem de radiação, catálise e eletrônica.

Essa inovação acredita que pode revolucionar a indústria de joias, uma vez que o “metal” é mais leve. Além disso, um brinco poderia não forçar o lóbulo e um relógio não pesar no pulso, uma vez que a composição com plástico é bem mais leve.

Ou seja, o novo ouro de plástico, que já está em processo de ser patenteado, cria um material de 18 quilates em laboratório. A escassez do ouro, defendida por quem enxerga valor a esta commoditie, poderia ser abalada por uma criação em massa deste ativo novo.

Bitcoin pode ser alternativa no quesito reserva de valor?

O Bitcoin é uma moeda digital que possui um limite de criação em 21 milhões. Ou seja, não haverá mais emissão dessa moeda no mercado ao chegar no limite, que já vê pouco mais que 18 milhões em circulação atualmente.

Dessa forma, como um ativo escasso e que possui lastro em sua mineração, o Bitcoin tem visto sua tecnologia ser comparada ao ouro. Na última crise do Irã com os EUA, no início de 2020, a procura por Bitcoin foi alta no país. O caso mostra que a população buscou refúgio no ativo, quando o governo estava na iminência de entrar em guerra.

Apesar da comparação com o ouro, o Bitcoin nasceu para ser uma moeda, que carrega em sua tecnologia outras funções. Ou seja, o BTC é também um meio de pagamento universal, que pode ser transportado facilmente entre países e de maneira segura.

Os quesitos de mobilidade, segurança e escassez podem causar problemas para o ouro na medida em que o Bitcoin se torna mais popular. Enquanto isso, o ouro ainda possui um valor de mercado muito superior ao do Bitcoin. A hegemonia do ouro frente ao Bitcoin, contudo, poderia acabar em nove anos, de acordo com o criptoentusiasta Bobby Lee.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Universidad Americana Imagem: Divulgação

Universidade privada do Paraguai vai aceitar pagamentos em Bitcoin e Ethereum

A Universidade Americana do Paraguai vai começar aceitar pagamentos em criptomoedas a partir de agosto, os alunos poderão pagar por cursos e graduação com...
Mulher usa ATM do Santander no Reino Unido

Santander testa ferramenta para rastrear criptomoedas

O Santander quer entender como os seus clientes usam as criptomoedas em simultâneo as contas correntes. Para isso, o banco testou uma ferramenta da...
john mcaffe

Suicídio de John McAfee em prisão na Espanha levanta suspeitas

John McAfee, fundador da empresa de tecnologia McAfee, foi encontrado morto na tarde de hoje (23) na cadeia espanhola de Brians 2, localizada em...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias