Ouro desvaloriza 100 mil vezes em relação ao Bitcoin nos últimos anos

Ouro físico versus Ouro Digital!

Siga no
Monte de Bitcoin em cima de Pepitas de Ouro
Monte de Bitcoin em cima de Pepitas de Ouro

O ouro é certamente um dos ativos mais antigos do mundo, mas tem se desvalorizado perante o Bitcoin nos últimos dois anos. Especificamente, desde 2017 a queda ficou mais acentuada, com correções em 2018 e 2019.

Ouro tem sido utilizado como reserva de valor por séculos

O ouro é um metal precioso, do qual é extraído da natureza em vários países. Por ser de difícil degradação, tem sido utilizado como reserva de valor no passar dos anos. Isso indicaria, por exemplo, que uma grama de ouro consegue manter o valor com tempo, com poucas oscilações.

Tal característica faz com que o ouro seja um ativo muito procurado em épocas de crises financeiras ou até incertezas econômicas. Contudo, o mundo tem passado por um novo processo de digitalização, colocando pressão sobre este ativo.

De acordo com os novos gráficos disponibilizados pela CoinMetrics no último dia 25, o ouro tem tido problemas quando comparado com o Bitcoin. Tais problemas seriam no quesito de preços.

Isso porque, desde abril de 2017, o ouro teria se desvalorizado bastante frente ao Bitcoin. A medida que a CoinMetrics utiliza é de 1 Onça Troy, ou seja, o equivalente a 31 gramas de ouro, comparado com 1 Bitcoin.

Ouro tem se desvalorizado frente ao Bitcoin desde Abril de 2017
Ouro (Linha Amarela) tem se desvalorizado frente ao Bitcoin (Linha Vermelha) desde Abril de 2017 – Imagem: Reprodução/CoinMetrics

Tal cenário indica que 1 Onça Troy de ouro tem passado a valer menos em relação ao BTC. O cenário chama atenção, uma vez que o preço do ouro em 2019 registrou uma grande valorização de preços, principalmente com temores de uma recessão global e devido à guerra comercial entre os EUA e a China.

Bitcoin seria melhor reserva de valor no futuro?

Com a digitalização do mundo, propiciada principalmente pela Indústria 4.0, muitos acreditam que o Bitcoin será o ouro digital. Com isso, há uma crença na comunidade Bitcoin que este seja uma melhor reserva de valor e um melhor dinheiro, principalmente devido à portabilidade ser mais fácil.

Considerando apenas a cotação dos dois ativos nos últimos meses, há um suporte na narrativa dos bitcoiners. Entretanto, um famoso defensor do ouro não acredita que a tecnologia irá acabar com o ativo.

Para Peter Schiff, o ouro segue sendo a melhor forma de dinheiro do mundo atual. Além disso, Peter afirmou que a estrutura da internet fará do ouro o melhor dinheiro do mundo. O analista afirmou que o ouro já provou seu valor no passado, e assim será no futuro. Para Schiff, o Bitcoin não é o futuro do dinheiro.

Em outro ponto, o entusiasta do mineral afirmou que eventualmente, o ouro utilizará a internet. Outra possibilidade ventilada por Peter seria as transações de ouro utilizarem a tecnologia Blockchain. Isso indica que, apesar deste ser crítico ao Bitcoin, acredita na tecnologia utilizada por este.

Em resumo, a polêmica envolvendo o ouro e o Bitcoin ainda pode demorar a desaparecer. Até lá, nos últimos meses a história tem se mostrado favorável aos detentores de Bitcoin. Qual será o melhor dinheiro/reserva de valor do futuro? A decisão caberá aos compradores destes ativos.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Lightning Network do Bitcoin

Corretora de Bitcoin brasileira vai implementar Lightning Network

A corretora de Bitcoin Walltime, conhecida na comunidade brasileira por ser uma das mais antigas e seguras, começou a se movimentar para ser a...
Criptomoedas Bitcoin e Ethereum

Aceleradora de franquias começa aceitar Bitcoin e Ethereum como pagamento

A aceleradora de franquias 300 Franchising agora aceita Bitcoin e Ethereum como meio de pagamento. Com a chegada da empresa, o cenário no Brasil...
Mão segurando Bitcoin em pilha de moedas

‘Barão do Bitcoin’ fará workshop sobre criptomoedas

Com o desempenho do Bitcoin ao longo dos anos muita gente passou a ter interesse na possibilidade de investir na criptomoeda, mas por onde...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias