Ouro tem correlação com Bitcoin alta, diz WSJ

Estudo vem para apimentar o debate!

-

Siga no
Anúncio

Conforme apurado pelo Livecoins na véspera da escrita deste, a procura por Ouro teve um crescimento nos últimos tempos, ainda que não afetasse os preços do Bitcoin e demais criptomoedas.

A CNBC em Fevereiro havia apurado, ainda que de forma cautelosa, que o Bitcoin e Ouro eram inversamente correlacionados, o que significa que na subida de um, o outro cairia de preços.

Porém, neste dia 28 de dezembro o Wall Street Journal (WSJ) lançou na web um estudo que afirma que os dois ativos são fortemente correlacionados, com coeficiente de correlação 0.83 nos últimos 5 dias.

Anúncio

A correlação é um coeficiente que mede de forma estatística se duas situações possuem alguma semelhança, e o valor varia de -1 a 1, sendo 0 quando é neutra, o que indica que não há correlação entre dois ativos.

Quando o coeficiente se aproxima do -1, indica a correlação negativa conforme apurou a CNBC em Fevereiro de 2018. Mas o estudo do WSJ indicando um valor próximo ao 1 mostra que o Bitcoin e o Ouro são ativos altamente correlacionados, e indica que quando um sobe o outro também sobe de preços, igualmente para o cenário de queda.

Os dados foram levantados pela empresa Excalibur Pro Inc. que ainda mediu que o Bitcoin possui correlação de 0.77 com o Índice de Volatilidade do Chicago Board of Options Exchange (VIX), que é uma referência para medição de volatilidade do mercado acionário dos EUA.

Uma das causas apontadas é que houve um influxo do dinheiro tradicional para o mercado cripto, que teve um grande crescimento como por exemplo com empresas com produtos ETF como a Grayscale Investments.

Um estudo levantado pelo portal Bitcoinist no último dia 26 de dezembro, entretanto, coloca o Bitcoin não tendo relação com outros ativos tradicionais, de acordo com Anthony Pompliano chefe do Morgan Creek Digital Assets, que ainda reforça que prefere que seja assim.

O estudo levantado pelo Wall Street Journal é uma atualização ao que o Livecoins já havia comentado no dia 27 de dezembro, principalmente levando em consideração que o Bitcoin subiu após Novembro e o Ouro também.

O Bitcoin sendo altamente correlacionável com o Ouro mostra que realmente as criptomoedas tem o potencial de serem utilizadas para transações seguras e como um dinheiro de confiança, e principalmente, de maneira mais fácil do que Ouro.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Leia mais

Investimento em prejuízo no Brasil

Investimento mais conservador do Brasil dando prejuízo

Muitos que procuram investir nas criptomoedas, como Bitcoin, por exemplo, acreditam que a moeda oferece grandes riscos como reserva de valor. Mas na pandemia...
Bitcoin é a maior moeda digital do mundo

Como a crise ajudou na popularização do Bitcoin?

Com a notícia da pandemia do coronavírus todo o mercado de investimentos tradicional e digital foi impactado com a notícia. Sendo assim, as criptomoedas...
Corretora de Bitcoin Foxbit

Foxbit perde ação contra Caixa Econômica Federal

Mais uma corretora de Bitcoin no Brasil entrou na justiça contra uma instituição bancária e teve problemas. Isso porque, a Foxbit perdeu uma ação...

Últimas notícias

Binance Webinar em Português fala sobre game baseado em Bitcoin

A Binance organizou um evento para a próxima quinta-feira no Brasil. O webinar da Binance, em português, falará sobre games e cripto, fazendo a...

Como a crise ajudou na popularização do Bitcoin?

Com a notícia da pandemia do coronavírus todo o mercado de investimentos tradicional e digital foi impactado com a notícia. Sendo assim, as criptomoedas...

Influenciadores do TikTok receberam R$ 2.7 milhões promovendo golpes

Alguns criadores de conteúdo do TikTok estavam promovendo aplicativos com Adwares e Cavalos de Tróia embutidos. O dinheiro arrecadado pelos influenciadores com a promoção...