“Vai Tourinho”, Pablo Spyer compara ouro com Bitcoin

"Vai Tourinho" acabou pedindo desculpas a quem ficou ofendido pela sua análise.

Pablo Spyer em sessão de fechamento de pregão após criticar o ouro
Pablo Spyer em sessão de fechamento de pregão após criticar o ouro /Reprodução

O economista e sócio da XP Pablo Spyer, conhecido pelos vídeos “Vai Tourinho”, criticou o Bitcoin e depois tentou se justificar. Isso porque, quando a Rússia entrou em combate com a Ucrânia, o preço do Bitcoin no mercado caiu 8%, com a moeda oscilando em corretoras e atingindo a cotação mínima da semana em US$ 34.300,00.

Ao ver a queda da moeda digital, muitos críticos questionaram a ideia do bitcoin ser reserva de valor.

Ao criticar o Bitcoin, Pablo ainda lembrou que o ouro operava em alta, mostrando que ele entende que os dois ativos são concorrentes como reserva de valor. De qualquer forma, sua mensagem acabou repercutindo entre a comunidade Bitcoin no Brasil.

Pablo Spyer critica de forma sutil o Bitcoin como reserva de valor, ao mostrar preço em queda

O economista Pablo Spyer poderia ter feito uma análise profunda sobre o preço do Bitcoin e do ouro desde a crise dos últimos dois anos, que afetou duramente o mundo todo e principalmente o poder de compra das pessoas, com alta inflação nos países.

Contudo, ele optou por criticar o Bitcoin ao publicar um gráfico de horas, em que comparava o preço da moeda digital em queda com o ouro em alta.

Acompanhando o gráfico, ele publicou uma mensagem deixando claro que em momentos de verdadeiro perigo, a reserva de verdade iria se revelar, dando a entender que a valorização do ouro e queda do Bitcoin mostrava quem é o melhor ativo para proteção.

Pablo Spyer publicou no Twitter uma crítica ao Bitcoin
Pablo Spyer publicou no Twitter uma crítica ao Bitcoin. Twitter

No entanto, sua mensagem publicada pela manhã acabou repercutindo ainda mais quando o Bitcoin reverteu sua queda no diário e voltou a operar em alta, fechando com sua cotação acima de US$ 38 mil.

Já o ouro, reverteu o otimismo matinal e fechou em queda, mudando totalmente o cenário pintado por Pablo e deixando ele em evidência pela possível análise apressada.

“Peço desculpas a quem se ofendeu” e “tenho Bitcoin”

Após ver sua análise ir em poucas horas pelo ralo, Pablo Spyer tentou se justificar do ocorrido, citando que o medo com a guerra diminuiu. Apesar disso, as tropas russas seguem avançando pela Ucrânia, embora os EUA tenham descartado uma batalha no país.

Mesmo assim, Pablo pediu desculpas se alguém se ofendeu com sua análise premeditada, confirmando que o ouro caiu.

Em outro momento, ele foi aconselhado por um internauta a não atacar o Bitcoin com comparações ruins, ao que ele confirmou ter a moeda como investimento.

Pablo confirma ter Bitcoin após seguidor lembrar a ele que análise não foi legal
Pablo confirma ter Bitcoin após seguidor lembrar a ele que análise não foi legal. Twitter

No passado recente, Pablo Spyer comparou o Bitcoin com o Dólar e disse que a moeda digital sem lastro nunca substituirá a divisa norte-americana.

Mesmo assim, fica claro que ele continua cético com o potencial do Bitcoin ser uma moeda ou reserva de valor, mesmo tendo algo como investimento.

É importante lembrar que em momentos de queda do mercado, é comum que críticos da tecnologia saiam para o ataque ao Bitcoin, principalmente com sua cotação de mercado, ignorando a tecnologia e sua usabilidade.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias