Panamá segue El Salvador e apresenta projeto de lei para regular Bitcoin como meio de pagamento

A lei apresentada trata as criptomoedas, especialmente o bitcoin como uma proteção contra inflação, mas também como meio de pagamento.

Siga no
Panamá
Panamá

No dia em que El Salvador adotou oficialmente o Bitcoin como moeda de curso legal, outro país da América Central deu os primeiros passos para reconhecer as criptomoedas como meio de pagamento.

O deputado panamenho Gabriel Silva apresentou um projeto intitulado Lei Cripto, que procura tornar o Panamá compatível com blockchain, “criptoativos” e internet.

O projeto de lei apresentado procura oferecer confiança e segurança jurídica aos criptoativos (criptomoedas) no país, isso se traduz em uma regulação tributária das criptomoedas caso o uso dos ativos seja aprovado no país.

A proposta da Lei Cripto apresentada pelo deputado propõe três pontos importantes:

  • O uso da blockchain na administração publica para que os processos sejam transparentes e eficientes;
  • A segurança jurídica, regulatória e fiscal para a utilização das criptomoedas;
  • Governo digital, para que com o uso generalizado das criptomoedas no país, os cidadãos possam pagar impostos em criptomoedas.

Panamá

A lei proposta estipula ativos criptográficos como um vetor emergente de oportunidades, citando casos da América Latina, em particular a adoção do Bitcoin em El Salvador, como exemplos.

A lei proposta também se refere ao Bitcoin e ao Ethereum como exemplos primários de ativos criptográficos que pretende regulamentar.

“Com esta lei, procuramos atrair empresas, investimentos e ajudar a fomentar empreendimentos no Panamá focados na economia digital, isso ajudaria a criar novos empregos”, disse o deputado Gabriel Silva.

Com adoção das criptomoedas crescente no mundo inteiro, o deputado afirmou que o Panamá não pode ficar para trás, e assim ter uma e economia mais inclusiva, inovadora e tecnológica.

O deputado panamenho Gabriel Silva anunciou a notícia via Twitter enfatizando que a nova iniciativa tem potencial de criar milhares de empregos e novas oportunidades de investimento, além de tornar o governo mais responsável.

Lei cripto

A Lei de Cripto foi apresentada ao presidente da Assembleia Nacional, Crispiano Adames, com a intenção de adotar das criptomoedas e blockchain no país.

A lei apresentada trata as criptomoedas, especialmente o bitcoin como uma proteção contra inflação, mas também como meio de pagamento.

A tributação das criptomoedas também está incluída na lei em caso de uso generalizado, salvo a mineração de bitcoin e ethereum.

Estão excluídos também os desenvolvimentos ou vendas de hardware e software que permitem a posse direta das criptomoedas pelas pessoas.

Os governos estão de olho nas criptomoedas, a adoção delas está aumentando cada vez mais e vários países já estão apresentando suas leis sobre critptomoedas.

Recentemente em El Salvador entrou em vigor a Lei Bitcoin, que torna o bitcoin uma moeda de curso legal no pais. A adoção do Bitcoin no país abriu caminho para que outros países latino-americanos considerem as criptomoedas com seriedade.

O Congresso do Paraguai também apresentou um projeto de lei para regular sua indústria de ativos digitais.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Lorena Almada
Estudante de Engenharia Eletromecânica. Apaixonada por Economia. Seguidora da Escola Austríaca. Entusiasta do Bitcoin, descentralização e liberdade.
Ethereum. (Imagem: Adobe Stock)

Pânico? R$6,6 bilhões em Ethereum saíram das exchanges na semana passada, R$4,2 bi voltaram...

Na quarta-feira passada, dia 15 de setembro, cerca de 363.240 ETH foram sacados de exchanges centralizadas, ontem, no entanto, 258.050 ether voltaram para endereços...
Mulher em pânico vendo gráfico do Bitcoin em queda medo China SP500

Risco de calote na China leva índice do bitcoin de volta ao medo

Alguns índices que medem do desempenho dos mercados acabaram mostrando uma realidade interessante. Dois que podem ser destacados são o Índice de Medo e...
Principio de Pareto

O princípio de Pareto nas criptomoedas

O princípio de Pareto foi desenvolvido por Joseph Moses Juran após estudar anotações do economista Vilfredo Pareto, tais notas apontavam que cerca de 80%...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias